Autor Tópico: Partir o tambor ao mudar rolamento  (Lida 945 vezes)

Offline ptigas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 3
Partir o tambor ao mudar rolamento
« em: 13 de Setembro de 2019, 11:05 am »
O meu Clio2 de 2005 andava com um zoar que achei que podia ser do rolamento ou dos pneus.
Fui à oficina deram uma volta no carro e colocaram no elevador.
Diagnostico: 2 rolamentos traseiros gripados

O carro ficou la para trocar os rolamentos. Orçamento 80+iva (rolamentos sbk)

Passado umas horas ligam-me a dizer que a coisa está mal, que um rolamento estava colado e que tinham inclusivamente partido a polie a tentar tirar.
Fui la ver o que se tinha passado.

Aparentemente o rolamento estava colado na ponta de eixo e ao tentarem tirar o tambor (que eles chamam polie) como não saia tiveram que usar um saca e neste processo o tambor partiu.
Parece-me que o rolamento estava colado na ponta de eixo e ao mesmo tempo no tambor.
Tiveram que desapertar e tirar a ponta de eixo pois o rolamento ficou la.
A ponta de eixo teve inclusivamente de ser retificada.

É normal isto acontecer?
Não terao sido descuidados a fazer o trabalho? Não poderia ter sido feito com mais cuidado?
Nunca ouvi relatos de tambores partidos a tirar o rolamento

Agora disseram-me que nao arranjam nada usado e que novo é 180+iva

Aceitam-se opiniões

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Partir o tambor ao mudar rolamento
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2019, 11:23 am »
Usado, num centro de abate consegues facilmente.

Quanto ao partir, é provável acontecer, depende do saca que usaram, se um saca rolamentos ou se usaram uma ferramenta apropriada para tirar os tambores.
Os rolamentos ficarem colados, também é normal, e há uns que as vezes dão grandes dores de cabeça.
Agora a questão da falta de cuidado ou não, é sempre subjectivo, pois podem ter tido todos os cuidados e mais alguns e partir na mesma.

Offline ptigas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Partir o tambor ao mudar rolamento
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2019, 11:36 am »
Obrigado pela opinião.

Relativamente à forma de tirar mostraram-me uma ferramenta meia artesenal com uma rosca que me parecia um saca rolamentos e não algo especifico para tirar os tambores,
 
Relativamente a arranjar usado, pelos vistos o problema é as dimensões e a parte do ABS.  Já arranjaram alguns mas nenhum é igual.
Disseram que iam ver se arranjavam uma solução.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2019, 13:10 pm por Sls a GPL »

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Partir o tambor ao mudar rolamento
« Responder #3 em: 13 de Setembro de 2019, 18:47 pm »
A polie sofre calor e oxidação com o tempo, não é descabido que tal tenha acontecido.. Há quanto tempo não mexia nos cubos traseiros? O facto de ter ficado com o rolamento agarrado á polie pode ser   um indicador... E um rolamento gripado aquece bastante mais que um rolamento a rolar em condições.