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Fórmula 1 2010

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Rui:
O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 tem início este domingo (14 de Março), no circuito de Shakir, no Bahrein.

Os novos regulamentos aprovados pela FIA - Federação Internacional do Automóvel implicam a ausência de reabastecimentos. Os monolugares avançam para a grelha de partida com os depósitos atestados. As paragens nas boxes vão servir apenas para troca de pneus. Os carros vão assim perdendo peso ao longo da corrida, o que obriga os engenheiros de pista a afinar o monolugar para mais 160 kg no arranque, terminando-a com menos de 10 kg com implicações directas na estratégia e na dinâmica do f1.

O destaque principal e o centro de todas as atenções entre os pilotos é o regresso do "reformado" Michael Schumacher. Após três anos de ausência, abandona os quadros da Ferrari onde era consultor para conduzir um Mercedes, equipa que substituiu a campeã Brawn GP.

O Campeão do Mundo de 2009, Jenson Button, rumou à McLaren onde vai fazer equipa com outro Campeão do Mundo: Lewis Hamilton. A Ferrari contratou Fernando Alonso, e depois de meia época de ausência, está também de regresso Felipe Massa, depois do acidente na qualificação do GP da Hungria de 2009.

O regresso da Lotus e as estreias da Virgin e da espanhola HRT são aguardados pelos fãs do pelotão mais rápido do mundo com natural expectativa.

Os "rookies" de 2010 são Nico Hulkenberg (Williams), Vitaly Petrov (Renault), Karun Chandhok (HRT), Bruno Senna (HRT) e Lucas di Grassi (Virgin).

Horários do Grande Prémio do Bahrein:
Os treinos livres estão previstos a partir de sexta-feira de manhã, 7h00 em Portugal, a qualificação está agendada para sábado, pelas 8h00 portuguesas, enquanto a corrida está confirmada para domingo, pelas 12h00 de Portugal Continental.

A Renault vai alinhar com Robert Kubica e Vitaly Petrov, irá também continuar a forneces motores para a Red Bull

E agora  1 video.

Black Phoenix:
Acho piada como e que a equipa oficial da Renault safa-se pior que a subsidiaria que compra os motores (a Red Bull)... Aprendam em vez de se porem a inventar...

Black Phoenix:

--- Citar ---Afinal quem tinha razão era Christian Horner ao não permitir que Sebastian Vettel e Mark Webber trocassem de posições no GP do Brasil. Se o tivesse permitido, e os resultados fossem exatamente os mesmos de hoje em Abu Dhabi, nem um nem outro piloto da Red Bull seria campeão.

Sebastian Vettel é campeão do Mundo de F1

Mas teve toda a razão, e Sebastian Vettel correspondeu da melhor forma ao vencer a corrida de hoje, beneficiando de um conjunto de resultados que quase ninguém esperava para se sagrar Campeão do Mundo de Fórmula 1. Depois do azar do GP da Coreia, o piloto alemão reverteu a situação a seu favor, numa corrida em que Alonso passou quase meia corrida atrás de...Vitaly Petrov.

Lewis Hamilton foi Segundo, na frente de Jenson Button. Nico Rosberg foi quarto enquanto Robert Kubica ficou classificado logo a seguir, na frente do seu colega de equipa Vitaly Petrov e...Fernando Alonso. Basicamente, a Ferrari precipitou-se ao mandar o espanhol às boxes pouco depois de Mark Webber, numa marcação 'cerrada', ficando à mercê de todos os pilotos que escolheram as táticas adequadas, com Vettel a sagrar-se o mais jovem Campeão do Mundo de sempre...

Lei de Murphy para Alonso

Na corrida, Vettel liderou praticamente toda a distância desta, mas foi o que se passou atrás que decidiu as contas do título. O ex-líder do campeonato, Alonso apenas precisava de ser quarto para assegurar o campeonato, mesmo com Vettel a vencer, mas as suas esperanças ficaram praticamente arruinadas quando se viu, impotente, atrás do Renault de Vitaly Petrov, que aproveitou para ir às boxes aquando da entrada do safety-car em pista, beneficiando mais tarde dessa situação, o mesmo sucedendo com Nico Rosberg e Robert Kubica, que fizeram o mesmo que o russo, enquanto Alonso e Webber se marcavam mutuamente.

Aliás, foi neste detalhe que a Ferrari falhou completamente, pois ao ter medo que a estratégia de Webber resultasse, cometeram um erro fatal, pois se é verdade que Webber ficou atrás de Alonso, na frente do espanhol ficaram pilotos que em condições normais nem sequer eram para ali chamados...

E tudo foi despoletado precisamente pela ida muito cedo às boxes por parte de Webber, depois de ter batido numa parede com a roda traseira esquerda do seu RB6.

Como resultado, Alonso ficou preso atrás de Petrov, e para chegar à posição que precisava, tinha ainda pela frente, Kubica e Rosberg. Nem o russo conseguiu passar. Lá na frente, e para wque se perceba bem o erro da Ferrari, Button, que estava na frente de Alonso na fase inicial da corrida, foi terceiro sem grandes problemas, 20 segundos segundos na frente de Rosberg.
--- Fim de Citação ---

In AutoSport.

Parabens ao Sebastian, conseguiu contrariar as ma linguas de muitos ditos "colunistas" de renome que indicavam como novo de mais para ser campeão. Parabens a Red Bull por ter um dos melhores chassis do campeonado, que combinado com o Motor Renault conseguiram ganhar a marcas muito mais prestigiantes como a Ferrari e Mercedes. Já agora parabens a Renault F1 Team, que conseguiu terminar em 5º no mundial de construtores bem como os seus dois pilotos que terminaram nesta prova em 5º e 6º, sendo que o Petrov foi uma dor de cabeça para o Alonso apos a troca de Pneus do mesmo, defendendo o 6º lugar com unhas e dentes.


--- Citar ---Classificação

1.  Vettel        Red Bull-Renault           1h39m36.837s
2.  Hamilton      McLaren-Mercedes           a 10.1s
3.  Button        McLaren-Mercedes           a 11.0s
4.  Rosberg       Mercedes                   a 30.7s
5.  Kubica        Renault                    a 39.0s
6.  Petrov        Renault                    a 43.5s
7.  Alonso        Ferrari                    a 43.7s
8.  Webber        Red Bull-Renault           a 44.2s
9.  Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari         a 50.2s
10.  Massa         Ferrari                    a 50.8s
11.  Heidfeld      Sauber-Ferrari             a 51.5s
12.  Barrichello   Williams-Cosworth          a 57.6s
13.  Sutil         Force India-Mercedes       a 58.3s
14.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             a 59.5s
15.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         a 1m03.1s
16.  Hulkenberg    Williams-Cosworth          a 1m04.7s
17.  Kovalainen    Lotus-Cosworth             a 1 volta
18.  Di Grassi     Virgin-Cosworth            a 2 voltas
19.  Senna         HRT-Cosworth               a 2 voltas
20.  Klien         HRT-Cosworth               a 2 voltas
21.  Trulli        Lotus-Cosworth             a 4 voltas

Abandonos

Glock         Virgin-Cosworth              44
Schumacher    Mercedes                     1
Liuzzi        Force India-Mercedes         1

Classificação

1.  Vettel       256
2.  Alonso       252
3.  Webber       242
4.  Hamilton     240
5.  Button       214
6.  Massa        144
7.  Rosberg      142
8.  Kubica       136
9.  Schumacher    72
10.  Barrichello   47     
11.  Sutil         47     
12.  Kobayashi     32     
13.  Petrov        27     
14.  Hulkenberg    22     
15.  Liuzzi        21     
16.  Buemi          8     
17.  De la Rosa     6     
18.  Heidfeld       6     
19.  Alguersuari    5     


1.  Red Bull-Renault          498
2.  McLaren-Mercedes          454
3.  Ferrari                   396
4.  Mercedes                  214
5.  Renault                   163
6.  Williams-Cosworth          69
7.  Force India-Mercedes       68
8.  Sauber-Ferrari             44
9.  Toro Rosso-Ferrari         13
--- Fim de Citação ---

Rui:
Então aqui vai o meu comentário ao mundial de Fórmula 1 - 2010
Em 1º lugar e para que não existam dúvidas, o meu piloto preferido é o Fernando Alonso. Tenho também simpatia por alguns dos outros, incluindo o novo campeão.
O único que me provoca alguma azia é o alemão Miguel Sapateiro, que apesar de ser um grande piloto, várias atitudes que tomou ao longo da sua carreira não abonam muito a seu favor.
Melhor chassis foi nitidamente o Red Bull e por larga margem.
Motor Renault, pode não ser o mais potente (aqui o campeão é o Mercedes), mas é de longe o mais fiável.
Muitos dos abandonos ou problemas da equipa campeã deveram-se sobretudo á concepção do chassis (o Adrian Newey é o maior), maximizando a eficiência aerodinâmica em deterimento do resto.
Sebastien Vettel é um justo vencedor e superiorizou-se ao colega Mark Webber por principalmente ter uma velocidade ligeiramente acima deste. De qualquer forma um grande campeonato de Webber, apesar de já pertencer ao clube dos veteranos.

Melhores pilotos foram para mim Alonso, Hamilton e Kubica.
Alonso por conseguir levar um chasso, que não era nem bom nem mau, ao 2º lugar entre os pilotos e a longuissima distância de Felipe Massa (que segundo o próprio quase nunca conseguiu ter os pneu a funcionar convenientemente).
Hamilton por razões mais ou menos idênticas ás de Alonso, apesar de ter um motor bem mais potente, o chassis adaptou-se melhor quando os circuitos tinham grandes rectas.
Kubica foi grande. Depois de um ano para esqucer pela Renault (péssimas prestações e escândalos), o polaco deu nova vida á equipa. O chassis melhorou bastante e Kubica teve algumas excelentes exibições (ao contrário de Petrov, espero que melhore em 2011).
Uma menção ainda para o anterior campeão, Jenson Button. Piloto muito consistente (ainda conseguiu 2 vitórias), mas com falta de ritmo para aguentar os outros pilotos da frente. Acho que é acima de tudo um Gentleman Driver.

Desilusões:
Mercedes. Equipa que resultou da mudança de nome da campeã de 2009 (Brawn GP). Com os meios que tem á disposição pedia-se mais. Regresso de Michael Schumacher muito, mas mesmo muito aquem das espectativas. Safou-se o Rosberg com algumas corridas em bom plano.

Williams. É triste ver ao ponto a que uma equipa como esta chegou. De campeã de pilotos e construtores várias vezes a equipa que anda no meio do pelotão. No entanto palmas para o velhinho Rubens Barrichello, que ainda sabe fazer algumas boas corridas. Hulkenberg só no final da época mostrou algo.

Force India: Esperava mais este ano, depois de algumas excelentes exibições em 2009.

Toro Rosso: O facto de o chassis já não ter origem na Red Bull, pesou muito este ano.

Virgin Racing: Nunca esperei grande coisa destes tipos, para mais com um carro projectado exclusivamente em computador e que nunca viu um túnel de vento.

HRT: Que dizer de uma equipa que a volta mais rápida que conseguia em treinos para a grelha de partida, nem sequer daria para partir da pole da corrida de GP2 que ocorria durante o programa de alguns grandes pémios.

Num lugar áparte falo de Sauber e Lotus.
Sauber: Depois do abandono repentino da BMW, Peter Sauber resgatou a sua antiga equipa. O início do ano foi complicado, mas já conseguiam andar consistentemente no 2º pelotão a meio do ano. Referência especial para o Japonês Kamui Kobayashi. Este é provávelmente o melhor japuna a chegar á fórmula 1. Faz ultrapassagens onde os outros não conseguem e a desculpa que dá é que trava mais tarde que os restantes. Gostava de ver este piloto numa equipa de top.

Lotus: Das 3 novas equipas foi de longe a melhor e mais consistente. Pode dar o salto em frente em 2011, com motor Renault e transmissões da Red Bull.

Para o ano há mais.

Rui:
Para quem gosta aqui ficam os "highlights" dos GP de 2010

Bahrain GP 2010 highlights [HD]

Formula 1 2010 Australian Grand Prix Highlights Race Edit [HD]

2010 Formula 1 Malaysian GP The Race Highlights

Formula 1 China Grand Prix 2010 [Highlights]

Formula 1 Spain GP 2010 Highlights

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