Autor Tópico: Fuga de ar da sofagem + Ventiladores do AR Clio II Fase 1  (Lida 4842 vezes)

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Fuga de ar da sofagem + Ventiladores do AR Clio II Fase 1
« em: 28 de Setembro de 2012, 10:02 am »
Boas!
Descobri recentemente que estava com uma fuga do ar da sofagem do meu clio.
Ligando o AR sempre senti que se havia pouco vento a sair pelas grelhas de ventilação, e a semana passada coloquei a mão debaixo da consola À procura de alguma fuga, ou seja na parte onde tem o botão de reciclagem do ar entre isso e aquela consola onde está o botão de piscas e senti muito vento a sair por lá.
Conclusão tenho ali uma fuga.
Comecei a ver no chão esponja a desfazer-se e chego à triste conclusão que padece do mesmo mal do que a laguna que tinha, ou seja entre as juntas existe esponja, que com o tempo apodrece.
Não faço a mínima ideia de como será possível resolver a situação.
Alguém já passou por algo assim? Como resolveu?
Ahh e o ar só sai por lá se estiver direcionado para a frente e baixo, se estiver direcionado para o vidro não há fuga.

Outra situação (esta já causada pela minha estupidez), é a seguinte: Comecei a levar com pós nos olhos a sair da grelha de ventilação central a que está acima do radio, e vejo lá bocados de esponja, uns saíram e outros não, para tirar abanei a grelha esquerda e aquilo partiu....RAIOS pensei eu...Depois precisamente no mesmo minuto por razões que ainda não sei, tentei desmontar a outra e mal toquei nela parti-a também (estava num dia inspirado só pode). Aquele plástico não vale nadinha. De qualquer forma tentei comprar isso mas não encontro, encontrei no site leilões um tipo cá em PT a vender mas pedia 30euros pelos 2 pedaços de plástico... Bolas tão caro...
Alguém sabe onde posso arranjar isso mais em conta? Liguei para uma sucata que para os tirar partiu também.
 
Já agora, a grelha que está o lado do condutor (que inclusive envia ar para o vidro lateral) também tem um problema ou seja está solta, isso é passível de reparação ou é necessário mudar tudo? Eu viro aquela cilindro mas parece que falta uma mola ou algo e descai sempre, não se aguenta. Já agora mudava tudo.

Se puderem dar uma dica de como resolver o problema do ar e onde comprar este material agradeço.

Obrigado

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Fuga de ar da sofagem + Ventiladores do AR Clio II Fase 1
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2012, 14:45 pm »
Quanto à fuga de ar, o mais provável, é ser as canalizações do ar soltas, nada que um pouco de bricolage, não resolva.
Possivelmente, se retirares o radio e o resto dos painéis, e o plástico central a onde esta a alavanca das mudanças.  tens acesso às canalizações, e com cola a quente ou outra coisa do género, colas a canalização do ar, que o mais certo é ter os encaixes partidos, ou estar completamente solta.
Mas faz isto num dia em que não estejas mesmo inspirado (para partir)  :laugh:

No meu clio a canalização do ar que vai para os pés do condutor e passageiro, está solta e tem os encaixes partidos, porque é um plástico muito frágil.
Podes ver umas fotos no meu db http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.msg179624#msg179624

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Re: Fuga de ar da sofagem + Ventiladores do AR Clio II Fase 1
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2012, 15:31 pm »
Sim mexer  tem que ser quando não estiver inspirado para a destruição.....
Não sei se será algo partido, mas na minha laguna tive um problema idêntico, comecei a sentir o tabloide muito frio e havia uma fuga nas junções logo na saída por traz do radio. (grande biscate meter lá um pouco de fita) mas as junções estavam "vedadas" com essa esponja. Este era um problema frequente nestas lagunas pelo visto.
Aqui e dado que saiu esponja podre, depreendo que seja o mesmo problema...
No outro cortei-me todo só para meter fica neste então vou ver se um diz de menos "inspiração" me meto a fazer isso.
Pode ser que aproveite o lanço e consiga descobrir a resolução para outros problemazitos que tenho na lata.
Nomeadamente:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10736.0

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 216
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Fuga de ar da sofagem + Ventiladores do AR Clio II Fase 1
« Responder #3 em: 08 de Agosto de 2020, 23:24 pm »
Sei que o tópico já é um clássico, mas o tema acaba por ser o mesmo, e não encontrei nenhum mais recente.

Num Clio II de 2000 de cá de casa, as grelhas de ventilação laterais dos 2 lados estão partidas. As centrais, que costumam ser as primeiras a partir, estão sólidas.
 
Quero ver se troco aquilo, mas antes de por mãos à massa, duas perguntas:

O conjunto da grelha de ventilação sai pela frente, ou é preciso desmontar a parte de cima do tablier?

Dá para mudar apenas a grelha (a parte orientável), ou é o conjunto completo? Só encontro à venda tudo completo (usado, novo nada).

20 anos depois partiu a primeira peça do interior, podia ser pior.