Autor Tópico: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas  (Lida 5761 vezes)

Offline pacojones

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 21
1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« em: 02 de Dezembro de 2019, 00:07 am »
Viva.

Aos experientes com o 1.5 DCI, em particular com o blue DCI 115, queria perceber se já alguém passou pelas situações que eu estou a passar:
- ralenti instável a frio (entre as 850 e as 900 rpm, ao aquecer passa)
- pedal de embraiagem ao carregar ou subir, não faz ruído mas parece uma mola enferrujada, cria alguma resistência tornando a experiência de embraiar/desembraiar pouco fluida ao contrário do que seria de esperar
- quando o carro aquece e circula uns kms (o suficiente para aquecer, uns 10/12 kms), ao parar sem desligar ouve se um "pico" mais ou menos de segundo em segundo.

Queria perceber se isto é conhecido nesta versão do 1.5 DCI para comparar o comportamento com o meu carro, em particular na versão de 115 CV.

Obrigado.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #1 em: 02 de Dezembro de 2019, 15:16 pm »
Boas.

Ainda deve haver poucos 1.5dci blue por aqui...

E isso sao coisas que só a experiencia de milhares de kilometros poderão dizer alguma coisa.

Mas vai a Renault/garantia e coloca-lhes os problemas que achas existirem. É o melhor a fazer...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline pacojones

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 21
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #2 em: 02 de Dezembro de 2019, 23:02 pm »
Obrigado pela resposta, a minha vinda aqui é porque o feedback é que é normal... Não concordo...

Sei que este blue DCI é recente, mas nós DCI 110 estás situações são familiares?

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #3 em: 03 de Dezembro de 2019, 00:31 am »
esse dci 115 é um megane iv? há alguns problemas com embraiagem nesses modelos... agora de dizerem que isso é normal... já parece de fabrica essa resposta... :happy:

Offline pacojones

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 21
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #4 em: 03 de Dezembro de 2019, 10:46 am »
Peço desculpa não mencionei o carro sem querer. Na realidade não é um Renault, é um Qashqai, mas como é o mesmo motor achei pertinente vir aqui. Desculpem o lapso.

Vou insistir pois não me parece um comportamento normal.


Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #5 em: 03 de Dezembro de 2019, 21:19 pm »
Nenhum desses sintomas pode ser normal.
Ainda mais num carro recente.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #6 em: 05 de Dezembro de 2019, 18:16 pm »
De facto não é normal
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #7 em: 07 de Dezembro de 2019, 06:51 am »
O ralenti instável dura quanto tempo? Acontece-me às vezes, a variação é mínima e é coisa de 30 seg a 1 minuto após arranque a frio , sem tocar no acelerador, e se o carro esteve parado no fim de semana, por exemplo.. Mas não tenho experiência dessa versão 1.5 blue dci 115, só do energy Euro 5 de 90 e 110cv.
Esses comportamentos de embraiagem são muito falados aqui, nada tem de normal, tens de apertar com a oficina.

Offline pacojones

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 21
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #8 em: 09 de Dezembro de 2019, 10:32 am »
Obrigado pelas respostas. Já encaminhei a situação para a marca a exigir resolução e dei-lhes um prazo, para ver se levam a coisa mais a sério. Vou partilhando visto ser algo comum a Renault também e vou lendo por aqui para cruzar informações.

Offline pacojones

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 21
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #9 em: 10 de Dezembro de 2019, 12:01 pm »
O ralenti instável dura quanto tempo? Acontece-me às vezes, a variação é mínima e é coisa de 30 seg a 1 minuto após arranque a frio , sem tocar no acelerador, e se o carro esteve parado no fim de semana, por exemplo.. Mas não tenho experiência dessa versão 1.5 blue dci 115, só do energy Euro 5 de 90 e 110cv.
Esses comportamentos de embraiagem são muito falados aqui, nada tem de normal, tens de apertar com a oficina.

Desculpa não ter respondido, é assim, não sei precisar durante quanto tempo isto acontece, mas acontece por exemplo 1/2 kms depois de arrancar, se parar o carro em ponto morto fica o ralenti a oscilar entre as 850 e as 900RPM, parece aqueles autocarros antigos... continuo a circular e passado 1/2 kms ja esta bom, mesmo não estando o carro quente.

Offline pacojones

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 21
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #10 em: 20 de Julho de 2021, 09:12 am »
Viva.

Peço desculpa não ter dado mais novidades entretanto foi por lapso.

A situaçao do ralenti instavel foi resolvida em oficina, creio que acontece com alguma frequência e já é conhecida.
Relativamente a um ruido tipo "pico" é o ad blue e é normal (ja ouvi classe As a fazer o mesmo, e ate ja tive que atestar o ad blue sem qualquer problema).

Fica só o tema do pedal da embraiagem... e no topico original esqueci-me de um aspeto importante: isto só acontece com o carro a trabalhar, principalmente a quente! Se estiver desligado, pedal super macio, se estiver frio pedal macio, ao aquecer, começa a sensação tipo mola e então se for em para-arranca ou manobras torna-se extremamente difícil manobrar...

Já foi trocada uma bomba principal, um rolamento secundário, bimassa e continua igual...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: 1.5 blue DCI 115 - dúvidas situações estranhas
« Responder #11 em: 20 de Julho de 2021, 22:15 pm »
Em relação ao problema da embraiagem - https://www.renaultpt.com/index.php?topic=23066.0 nas ultimas paginas fala-se sobre isso. há 2 recomendações da renault para esse problema. Vê o topico e chama a atenção da oficina onde levas o carro para terem essa recomendação da renault em conta