Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Black Phoenix em 18 de Maio de 2011, 17:42 pm

Título: Perda de compressão.
Enviado por: Black Phoenix em 18 de Maio de 2011, 17:42 pm
Aos entendidos:

Ultimamente tenho lido vários problemas devido a motores a gasolina que perderam a compressão passado vários anos.

Umas perguntas:

As percas de compressão podem ser devido a segmentos/juntas/câmaras das válvulas com perca de estanquicidade?
O próprio funcionamento do motor pode desgastar o bloco/cabeça causando essas percas de estanquicidade?
Qual o valor máximo de facejamento possível de ser dado as faces do bloco/cabeça até o mesmo ser considerado lixo? Como é obvio o facejamento resulta numa alteração na compressão do motor, que sintomas ou problemas pode causar?
Que mais causas podem causar as percas de compressão de um motor?

Eu tenho as respostas para algumas das perguntas (ou pelo menos penso que tenha) no entanto gostava de ouvir segundas opiniões de forma a aprender mais umas coisitas!
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Artur em 18 de Maio de 2011, 19:17 pm
1 - sim
2 - sim
3- depende de cada bloco / cabeça e a alteração de compressão depende da quantidade «comida» um torneiro explica te isso como deve ser .... já vi carros de origem com uma junta de cabeça de 1 mosca , 1,5 moscas e agora estão a andar com 2 juntas ou um junta de 3 moscas ou mais 
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: urui em 18 de Maio de 2011, 19:20 pm

Com tanta mosca isso deve estar estragado!!! LOOOOL
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Rui em 18 de Maio de 2011, 21:57 pm
Perca é um peixe. :laugh:
A palavra correcta é perda.
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Caçoilauto em 19 de Maio de 2011, 09:58 am
Questão 1 e 2 resposta : Sim

Quanto ao valor máximo para faceamento de superficies, por norma encontra-se marcado tanto em cabeças de motor como em blocos os valores máximos a aplicar. No entanto existem outras medidas inerentes ao faceamento.

no caso de uma cabeça de motor ao ser efectuado o faceamento tb deverá ser efectuado o rebaixamento das sedes das válvulas de forma a evitar descompensação de medidas.

Aqui está uma questão bastante importante que muitas das vezes á "aldrabada" por alguns mestres torneiros pouco profissionais.


Efectuam o rebaixamento das válvulas face ao faceamento da cabeça desbastando ou o pé das válvulas ou até mesmo nos caso de carros com touches mediante pastilhas  desbastando estas ( nunca deve ser feito desta forma mas é para muitos recorrente) isto só vai servir para as bases das pastilhas perderem a sua segmentação.

Alerto que uma junta bem aplicada é fundamental e é medida por pelo nº filas de composições ( denominadas moscas)

As causas da falta de compressão em forma linear:


-   junta de cabeça “queimada” em canais de compressão ( compressão para circuito água, compressão para circuito óleo ou compressão para outra cambra de combustão )
-   Segmentos com folga excessiva
-   Falta de estanquecidade das válvulas admissão ou escape face ás suas sedes.
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Black Phoenix em 19 de Maio de 2011, 10:10 am
E porque razão e que de cada vez que se tira a cabeça, e-se obrigado a retificar a mesma?

Não e suposto a junta da cabeça sair simplesmente e por uma nova e aplicar?

Tudo bem, acredito que o material tenha sofrido deformação devido a quantidade de aperto que uma cabeça tem de levar (qualquer coisa como 120NM +45º +15º +45º) mas mesmo assim a junta deveria simplesmente "moldar-se a forma", se é que me entendem?
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Caçoilauto em 19 de Maio de 2011, 10:56 am
E porque razão e que de cada vez que se tira a cabeça, e-se obrigado a retificar a mesma?

Não e suposto a junta da cabeça sair simplesmente e por uma nova e aplicar?

Tudo bem, acredito que o material tenha sofrido deformação devido a quantidade de aperto que uma cabeça tem de levar (qualquer coisa como 120NM +45º +15º +45º) mas mesmo assim a junta deveria simplesmente "moldar-se a forma", se é que me entendem?

Quando ocorre um "esquentamento " da cabeça de motor queimando a junta nos sitios de passagem de compressão deixa marcas e deformações  essas deformações deverão ser corrigidas através do faceamento de forma a garantir a estanqueidade dos corpos ( cabeça de motor / junta / bloco)

Juntas de Motor – Falhas Possíveis

Existem  muitos  sinais que uma junta de motor pode revelar sobre um qualquer mal funcionamento do motor ou falha de manutenção do mesmo.
Devem ser sempre seguidas as recomendações do construtor sobre a manutenção das juntas de motor.
Uma pequena fuga que não seja reparada, agravar-se-á progressivamente, afectando outras funções do motor e, eventualmente, levará a uma falha grave do mesmo com custos de reparação elevados.

Omissão do Reaperto

Consequência – Dependendo do tipo de material e construção da junta do motor, algumas juntas assentam ligeiramente quando expostas ao calor e vibração. Se os parafusos da cabeça não são apertados novamente depois de um período de funcionamento do motor, o aperto é reduzido e a fuga dá-se.
Sinais na junta – Devido ao movimento da junta do motor dá-se a quebra dos ilhós devido à redução da força de aperto.
Recomendações – Seguir sempre as recomendações dos construtores no que toca ao reaperto dos parafusos da cabeça do motor depois de determinada quilometragem.

Sobreaquecimento

Consequência – O sobreaquecimento do motor causa danos na junta do motor devido ao endurecimento dos materiais das superfícies externas. A perda de elasticidade impede a junta de seguir a cabeça e o bloco dos cilindros à medida que estes se expandem e contraem, dando lugar a fuga de líquido.
Sinais na junta – O material das faces da junta do motor endurece e carboniza-se. Rachas na superfície são evidentes. Os ilhós ficam descoloridos.
Recomendações – Manter o sistema de arrefecimento em bom estado. Substituir a junta do motor se esta sofreu um sobreaquecimento. Uma reparação planeada é melhor que uma falha não prevista.

Parafusos Insuficientemente Apertados

Consequência – A fuga de líquido ocorre nas primeiras horas de utilização de uma junta nestas condições

Sinais na junta – As faces da junta não terão nenhumas marcas de pressão. A espessura da junta permanecerá quase igual à de uma nova junta não comprimida.

Recomendações – Seguir sempre as recomendações dos construtores na substituição e aperto dos parafusos da cabeça, particularmente o ajuste do torque e a sequência de aperto. Assegure que as roscas não estejam danificadas e que os buracos dos parafusos estejam desimpedidos. Quando um parafuso é apertado, cerca de 80% do torque aplicado é usado para ultrapassar a fricção. Os restantes 20% providenciam a tensão do parafuso. É por isso muito importante saber e seguir as recomendações dos fabricantes no que toca à lubrificação dos parafusos da cabeça do motor. Atenção que alguns fabricantes inserem um revestimento prévio nos parafusos e, por isso, recomendam a sua instalação num meio “seco”. Os parafusos da cabeça nunca devem ser reutilizados.

Combustão Anormal

Consequência – A detonação e pré-ignição aumentam as temperaturas localizadas na câmara de combustão, queimando a junta. A juntar a isto, a pressão excessiva dos cilindros contrariam a pressão de ajuste da junta.
Sinais na junta – O material da junta é queimado, frequentemente entre os cilindros ou num local aonde a detonação ou pré-ignição acontece. As descolorações em redor dos ilhós são indício de temperaturas elevadas, sendo evidentes pistas de fuga do gás de combustão.
Recomendações – Manter o sistema de ignição em bom estado. Assegurar que as velas de ignição têm a adequada taxa de queima e distância do eléctrodo. Usar o grau adequado de combustível recomendado para o motor, e verificar a taxa de compressão se tiverem sido realizadas grandes verificações mecânicas.

Acabamento da Superfície

Para assegurar uma boa selagem, o acabamento da cabeça do motor tem de ser tido em consideração. Um acabamento muito suave fará com que a junta se deslize entre as superfícies de junção, resultando em falha. Um acabamento muito áspero impedirá a junta de alcançar o contacto certo de ajuste.

Distorção

As juntas de motor são desenhadas para selar superfícies planas. Cabeças e blocos de motor distorcidos, impedirão uma adequada performance da junta do motor. Verificar sempre que as superfícies estejam dentro das especificações dos construtores, particularmente em componentes de alumínio.

Impurezas

As juntas e componentes devem ser cuidadosamente limpos antes de serem montados. Qualquer substância estranha apanhada entre as superfícies que se unem irá impedir uma boa performance de selagem.

Selante

Se uma substância selante é considerada necessária, evite excesso desse material. Selante excessivo pode bloquear locais de passagem e provocar o bloqueamento hidráulico de parafusos.

Danos

Uma junta é um componente delicado e facilmente danificável. Verificar sempre a junta antes da montagem e nunca instalar uma que tenha sido dobrada. Nunca reutilizar uma junta de motor.


Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Rui em 19 de Maio de 2011, 11:02 am
 :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap:
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Black Phoenix em 19 de Maio de 2011, 11:06 am
Melhor é impossivel. Obrigado. Agora já tenho conhecimentos mais apurados.
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Caçoilauto em 19 de Maio de 2011, 11:47 am
Quando quiseres posso dar formação in loco  até te deixo sujares as mão para parecer mais real. lollllllll
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Black Phoenix em 19 de Maio de 2011, 12:05 pm
Eu sou bom é na teoria, na pratica, nem sei para que lado desaperto um parafuso!  :laugh:
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: Rui em 19 de Maio de 2011, 12:06 pm
Essa é fácil pá. Desapertas no sentido contrário ao que apertas. :laugh:
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: salazar em 19 de Maio de 2011, 12:17 pm
Muito bem, mestre Caçoila!!!
Melhor, só com bonecos a ilustrar!

Por mim, levava um sticky e ficava na biblioteca.
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: MRC em 19 de Maio de 2011, 12:45 pm
Eishhh o Mestre a dar aulas pela matina e pela fresquinha!  :happy: :happy: :happy: :happy: :happy: :happy: :happy:
Título: Re: Perca de compressão.
Enviado por: jfvf87 em 19 de Maio de 2011, 15:25 pm
É desta leitura que gosto :smiley:

Cumprimentos
Faustino
Título: Re: Perda de compressão.
Enviado por: Djay em 23 de Janeiro de 2017, 14:37 pm
Boas, não sei se é aqui que devo perguntar mas tenho uma duvida hoje com o carro a trabalhar tirei a tampa do oleo e saiu de lá uns salpicos e fumo é normal ou devo ficar preocupado?  O carro em questão e uma renault laguna break 2, 1.9dci 120cv. Cumprimentos
Título: Re: Perda de compressão.
Enviado por: Caçoilauto em 23 de Janeiro de 2017, 20:39 pm
Notas vapores? e salpicos? tendo em conta que essa tampa vs vareta do oleo está incorporada no copo de antipoluição o carro está  na certa a consumir óleo e sobretudo o circuito de admissão deve andar cheio.

Atenção aos desalvoramentos
Título: Re: Perda de compressão.
Enviado por: angelocampia em 24 de Janeiro de 2017, 06:05 am
O mais também faz a parte dos salpicos, e o óleo que meto é o que tiro em termos de quantidade
Título: Re: Perda de compressão.
Enviado por: Djay em 25 de Janeiro de 2017, 17:52 pm
Sim sai vapor do oleo e salpicos de oleo , em termos de consumo de oleo não ainda não notei nada pega bem a frio e a quente e trabalha e puxa bem.  Mas e normal sair salpicos de oleo com o motor a trabalhar ou é algum problema grave?
Título: Re: Perda de compressão.
Enviado por: angelocampia em 26 de Janeiro de 2017, 06:09 am
Numa vareta normal, não costuma sair, mas como esta é decantador, respiro do carter, vareta e tampa do óleo, a meu ver acaba por ser normal que sai um salpico ou outro pois escapa sempre alguma compressão para o cárter, até nos motores novos...
Título: Re: Perda de compressão.
Enviado por: Djay em 27 de Janeiro de 2017, 00:52 am
Ok assim fico mais descansado.  Muito obrigado pela ajuda !