Autor Tópico: [Informação] Tudo sobre o XENON!  (Lida 199947 vezes)

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #45 em: 18 de Agosto de 2011, 21:52 pm »
Aproveito para perguntar. Se montar xenon em faróis para lâmpadas de halogéneo tenho de mandar alinhar os faróis? Ou não é preciso?

Obrigada.

Offline Timoteo

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Olhão
  • Utilizador: culatreu
  • Mensagens: 2339
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #46 em: 19 de Agosto de 2011, 09:18 am »
Aproveito para perguntar. Se montar xenon em faróis para lâmpadas de halogéneo tenho de mandar alinhar os faróis? Ou não é preciso?

Obrigada.

Mas tens balastros e tudo mais para xenon? Ou é uma lampada "tipo xenon"?  :smiley:


Tens montes de infoprmação a esse respeito, basta pesquisar
Cumps


Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #47 em: 23 de Setembro de 2011, 23:37 pm »
Ora cá vai uma questão, se eu colocar um kit Xénon, e colocar lava-faróis mas sem nivelador quando for á inspecção eles conseguem detectar se tem ou não nivelador?? 

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #48 em: 23 de Setembro de 2011, 23:43 pm »
Yup. Olham para baixo do carro e vêm... :D

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #49 em: 23 de Setembro de 2011, 23:44 pm »
Não quer dizer que esteja tenha de funcionar, mas basta ter os niveladores e os respectivos cabos  :laugh:

E também a questão das ópticas.

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #50 em: 23 de Setembro de 2011, 23:48 pm »
A ideia é colocar xénon, comprando um kit a um user e depois instalava os lava-farois e colocava a funcionar mas sem os niveladores era essa a minha ideia. Colocar niveladores é muito t€mpo. Mas sendo assim posso vir a ter problemas.

Offline NGSA

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 50
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #51 em: 26 de Setembro de 2011, 02:21 am »
Também tinha ideia de comprar o kit a um user e mandar instalar, mas não sei onde mandar meter... :(

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #52 em: 26 de Setembro de 2011, 02:25 am »
Posso instalar ;)

Offline talabitola

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 102
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #53 em: 04 de Outubro de 2011, 17:33 pm »
Boas.
O xenon no Megane 2 infelizmente tem muito que se lhe diga.
Antes de mais, já troquei as lampadas (várias vezes, várias marcas) e 1 balastro avariado (o meu carro tem xenon de origem).

Para quem tem xenon de origem, instalar um balastro aftermarket de linha branca é para esquecer por um motivo muito simples:
São os balastros (de origem) que calculam a altura dos faróis, ajustando automaticamente em aceleração/peso etc..
Comprei um usado no ebay e custou quase 200€, aqui na tugaland só me aparecia a banha da cobra.

Quanto Às lampâdas, qualquer um as troca, tem é de saber como tirar o pára-choques e as ópticas, pela cava da roda é impossível. Não esquecer de anotar a posição dos faróis, para não ficarem tortos. O modelo das lampadas é D2S (Megane 2 com xenon de origem).

--------

Para quem não tem xenon de origem, mas gostava de ter xenon:
Sim é possível, mas não com o nivelamento automático. A primeira razão está nas fichas que ligam às ópticas (halogéneo vs. xenon), são diferentes, pois os que têm xenon recebem a informação das balanças colocadas em cada roda no balastro para calcular a altura dos faróis.

Lava faróis qualquer um pode ter, basta trocar o depósito da água dos vidros, pois terá de suportar 2 bombas, uma para os vidros e outra para os faróis.

As lampadas terão de ser compatíveis com o molde H7, de preferência com cerca de 5000k de tonalidade.

Quanto à legalidade, é ilegal e dá direito a anotação na inspecção e possível multa pelo xô guarda. A informação sobre o xenon ou halogéneo está inscrita na própria óptica, portanto se aparecer uma óptica de halogéneo com uma luz de xenon, aqui há gato!

Espero ter ajudado.
Megane 2 1.5dci 80cv 2003

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #54 em: 04 de Outubro de 2011, 17:41 pm »
Boas.
O xenon no Megane 2 infelizmente tem muito que se lhe diga.
Antes de mais, já troquei as lampadas (várias vezes, várias marcas) e 1 balastro avariado (o meu carro tem xenon de origem).

Para quem tem xenon de origem, instalar um balastro aftermarket de linha branca é para esquecer por um motivo muito simples:
São os balastros (de origem) que calculam a altura dos faróis, ajustando automaticamente em aceleração/peso etc..
Comprei um usado no ebay e custou quase 200€, aqui na tugaland só me aparecia a banha da cobra.

Quanto Às lampâdas, qualquer um as troca, tem é de saber como tirar o pára-choques e as ópticas, pela cava da roda é impossível. Não esquecer de anotar a posição dos faróis, para não ficarem tortos. O modelo das lampadas é D2S (Megane 2 com xenon de origem).

--------

Para quem não tem xenon de origem, mas gostava de ter xenon:
Sim é possível, mas não com o nivelamento automático. A primeira razão está nas fichas que ligam às ópticas (halogéneo vs. xenon), são diferentes, pois os que têm xenon recebem a informação das balanças colocadas em cada roda no balastro para calcular a altura dos faróis.

Lava faróis qualquer um pode ter, basta trocar o depósito da água dos vidros, pois terá de suportar 2 bombas, uma para os vidros e outra para os faróis.

As lampadas terão de ser compatíveis com o molde H7, de preferência com cerca de 5000k de tonalidade.

Quanto à legalidade, é ilegal e dá direito a anotação na inspecção e possível multa pelo xô guarda. A informação sobre o xenon ou halogéneo está inscrita na própria óptica, portanto se aparecer uma óptica de halogéneo com uma luz de xenon, aqui há gato!

Espero ter ajudado.

+- isso

No megane 2, o balastro fornece corrente para a lampada e para o motor de regulação. mas não calcula nada. A informação de altura é dada pelos sensores na suspensão para central de comando que por sua vez, envia o sinal para os balastros e o balastro manda corrente para o motor.

É um sistema diferente do utilizado nos clio's por exemplo. mas a vantagem é que a regulação é muito mais rapida pois o motor funciona sob maior tensão.

Sim, é verdade. Se meteres um balastro aftermarket deixas de ter regulação de altura.

Offline talabitola

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 102
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #55 em: 04 de Outubro de 2011, 18:09 pm »
Boas.
O xenon no Megane 2 infelizmente tem muito que se lhe diga.
Antes de mais, já troquei as lampadas (várias vezes, várias marcas) e 1 balastro avariado (o meu carro tem xenon de origem).

Para quem tem xenon de origem, instalar um balastro aftermarket de linha branca é para esquecer por um motivo muito simples:
São os balastros (de origem) que calculam a altura dos faróis, ajustando automaticamente em aceleração/peso etc..
Comprei um usado no ebay e custou quase 200€, aqui na tugaland só me aparecia a banha da cobra.

Quanto Às lampâdas, qualquer um as troca, tem é de saber como tirar o pára-choques e as ópticas, pela cava da roda é impossível. Não esquecer de anotar a posição dos faróis, para não ficarem tortos. O modelo das lampadas é D2S (Megane 2 com xenon de origem).

--------

Para quem não tem xenon de origem, mas gostava de ter xenon:
Sim é possível, mas não com o nivelamento automático. A primeira razão está nas fichas que ligam às ópticas (halogéneo vs. xenon), são diferentes, pois os que têm xenon recebem a informação das balanças colocadas em cada roda no balastro para calcular a altura dos faróis.

Lava faróis qualquer um pode ter, basta trocar o depósito da água dos vidros, pois terá de suportar 2 bombas, uma para os vidros e outra para os faróis.

As lampadas terão de ser compatíveis com o molde H7, de preferência com cerca de 5000k de tonalidade.

Quanto à legalidade, é ilegal e dá direito a anotação na inspecção e possível multa pelo xô guarda. A informação sobre o xenon ou halogéneo está inscrita na própria óptica, portanto se aparecer uma óptica de halogéneo com uma luz de xenon, aqui há gato!

Espero ter ajudado.

+- isso

No megane 2, o balastro fornece corrente para a lampada e para o motor de regulação. mas não calcula nada. A informação de altura é dada pelos sensores na suspensão para central de comando que por sua vez, envia o sinal para os balastros e o balastro manda corrente para o motor.

É um sistema diferente do utilizado nos clio's por exemplo. mas a vantagem é que a regulação é muito mais rapida pois o motor funciona sob maior tensão.

Sim, é verdade. Se meteres um balastro aftermarket deixas de ter regulação de altura.

O balastro fornece corrente para a lampada em qualquer carro, não só no megane 2.
No entanto neste caso a altura dos faróis é calculada pelo balastro, consoante a informação que recebe das balanças colocadas nas rodas, controlando depois os motores de elevação dos faróis, como bem referiu.
Megane 2 1.5dci 80cv 2003

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #56 em: 04 de Outubro de 2011, 18:17 pm »
Não, não foi isso que eu disse. O que eu disse é que o balastro recebe informação da central de regulação (que por sua vez recebe a informação dos sensores de altura) e depois dá corrente para a lâmpada e dá corrente para o motor de regulação. para subir ou descer, conforme as solicitações da unidade central. Se quiseres, posto o esquema electrico da coisa para perceberes ;)

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #57 em: 04 de Outubro de 2011, 23:24 pm »
Vou deixar uma questão a quem percebe do assunto existe Xenon slim, Xenon normal e Xenon canbus qual a diferença entre eles??

Offline urui

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1569
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #58 em: 04 de Outubro de 2011, 23:35 pm »
Vou deixar uma questão a quem percebe do assunto existe Xenon slim, Xenon normal e Xenon canbus qual a diferença entre eles??
São todos iguais em funcionamento, entre o Slim e o normal é uma questão de tamanho, de resto são iguais e canbus é para carros que tenham aviso de lampada fundida. resumidamente é isto.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2011, 23:46 pm por urui »
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #59 em: 04 de Outubro de 2011, 23:47 pm »
Boas.
O xenon no Megane 2 infelizmente tem muito que se lhe diga.
Antes de mais, já troquei as lampadas (várias vezes, várias marcas) e 1 balastro avariado (o meu carro tem xenon de origem).

Para quem tem xenon de origem, instalar um balastro aftermarket de linha branca é para esquecer por um motivo muito simples:
São os balastros (de origem) que calculam a altura dos faróis, ajustando automaticamente em aceleração/peso etc..
Comprei um usado no ebay e custou quase 200€, aqui na tugaland só me aparecia a banha da cobra.

Quanto Às lampâdas, qualquer um as troca, tem é de saber como tirar o pára-choques e as ópticas, pela cava da roda é impossível. Não esquecer de anotar a posição dos faróis, para não ficarem tortos. O modelo das lampadas é D2S (Megane 2 com xenon de origem).

--------

Para quem não tem xenon de origem, mas gostava de ter xenon:
Sim é possível, mas não com o nivelamento automático. A primeira razão está nas fichas que ligam às ópticas (halogéneo vs. xenon), são diferentes, pois os que têm xenon recebem a informação das balanças colocadas em cada roda no balastro para calcular a altura dos faróis.

Lava faróis qualquer um pode ter, basta trocar o depósito da água dos vidros, pois terá de suportar 2 bombas, uma para os vidros e outra para os faróis.

As lampadas terão de ser compatíveis com o molde H7, de preferência com cerca de 5000k de tonalidade.

Quanto à legalidade, é ilegal e dá direito a anotação na inspecção e possível multa pelo xô guarda. A informação sobre o xenon ou halogéneo está inscrita na própria óptica, portanto se aparecer uma óptica de halogéneo com uma luz de xenon, aqui há gato!

Espero ter ajudado.

O balastro recebe corrente do farol, e transforma essa corrente de modo a transformar a energia para ligar a lampada... Funciona basicamente como transformador. O balastro em si não comanda a altura do farol de forma alguma, o corrector de altura dos farois passa por uma centralina dos farois, que liga aos sensores de altura instalados no eixo dianteiro e traseiro, que posteriormente comunica com os motores reguladores de altura dos faróis que faz com que eles desçam ou subam. O que inviabiliza montar balastros aftermarket é o facto de ja lá haver uma ficha de origem para ligar o balastro renault e se colocassem um balastro aftermarket, teriam de contornar essa situação, que é possivel ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...