Autor Tópico: Junta da Colaça?... ou outra coisa?  (Lida 8075 vezes)

Offline RMFC44

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 49
Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« em: 10 de Janeiro de 2017, 04:21 am »
Uma vez mais, boa noite companheiros.

Venho-vos pedir uma segunda opinião sobre um tema que me deixou triste, hoje. A viatura em questão é uma Megane de 2008, 1.5dci 105cv. Tem 302mil kms.


É o seguinte: há cerca de 2 meses, reparei na garagem que o anticongelante estava "todo" no chão. É difícil de dizer se foi todo, mas a quantidade espalhada no chão (fora blindagem) era considerável.
Como tenho sempre anticongelante em casa, fui atestando até ao normal. Dias depois reparei que tinha uma pequena fuga numa peça, que penso ser uma linha de água.

A peça foi reparada, foram mudados 3 ou 4 vedantes verdes (um deles já não existia). Desde a que a primeira fuga (so houve uma segunda mais pequena), algo está errado... e infelizmente, parece ser grave.
Durante 4 dias antes da reparação, o ponteiro da temperatura oscilava um bocadinho, descia para meio entre o 1/2 e 1/4, nas descidas, com o carro engatado e sem uso de acelerador, o que eu acharia normal, pois o sistema não estaria lá muito bem purgado.

A questão agora, é que 1 mês após a reparação, esse sintoma sempre se manteve. Nos últimos dias, algo de muito errado está a acontecer. Como vivo no Norte, e numa zona bastante fria, o carro demora muito mais a aquecer! De manhã então tenho de pedir aos deuses que aqueça. Ao fim de 20min, lá aquece e atinge a temperatura ideal, mas o ar que vem dos ventiladores é frio... é então que o ponteiro desce pouco abaixo do 1/4, o ar começa a vir quente e depois o ponteiro vai estabilizando no meio, sem muitas oscilações.

Há dias, depois de cerca de 400kms seguidos, dos quais 300 em autoestrada a velocidades entre os 130 e os 160, quando chego a casa, a lateral direita estava com anticongelante que saiu pela válvula do vaso de expansão. Perdeu no máximo 0.5litros, porque voltei a acertar e ficou direitinho.

Ontem, abri o vaso de expansão minutos depois de uma viagem de 40km e saiu a pressão normal e a água não fez retorno. Hoje, o mesmo e água saiu com fartura!

Basicamente, e depois de um mecânico de confiança ver com alguma rapidez (falta de tempo de ambos) disse que poderá ser a junta da colaça queimada ou deteriorada e que esteja a começar a fazer passagem.

De salientar que até há 2 meses, nunca tive problema de sobreaquecimento ou oscilação.

Os sintomas atuais, que é a parte que mais interessa são:

1- Tempo de aquecimento à temperatura ideal superior ao que era;
2- Oscilação em descidas e respetiva oscilação do aquecimento interior;
3- Demasiada pressão no vaso de expansão e nalguns tubos;
4- Cheiro estranho no vaso de expansão, tipo cheiro a gasóleo;
5- Anticongelante com espuma meia verde;

Tudo o resto é normal: nível de óleo e cor igual; o anticongelante se não sair pela válvula, mantém-se; desempenho, consumo e fumo iguais; pega normalmente a quente e a frio.

Estou em vias de trocar pela nova Megane, mas queria também manter esta por casa. Poderá ser a junta da colaça a morrer, ou poderá ser outra coisa?

Desculpem a extensão do texto, mas só assim conseguiria explicar o sucedido.

Deixo umas fotos do estado do óleo e do anticongelante, bem como uns vídeos da oscilação do ponteiro de temperatura e da abertura do vaso de expansão.











https://youtu.be/tdaLPcPh-OM

https://youtu.be/mjydiJ8EHqM

https://youtu.be/RDTx_km2AzM

Um abraço e bom 2017 para todos!  :smiley: :smiley:

Offline RMFC44

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 49
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2017, 04:31 am »
Só agora reparei que coloquei este tópico no sítio errado...
Há alguma forma de o mover de sítio? Peço imensa desculpa!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2017, 08:42 am »
A questão da temperatura é sem duvida o termostato aberto.
A 2a situação do anti-congelante sair é provável que seja devido a pressão a mais no circuito. Pode ser a junta ou a cabeça estalada ou fuga de anticongelante.
Antes de mais é colocar o circuito de refrigeração em teste de estanquidade e ver se há fugas visíveis.

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2017, 10:58 am »
Ao que parece foi cometido um daqueles erros de amador.

Quando se mexe no sistema de refrigeração do motor, tem de se verificar (testar) o termostáto e pela mesma leva a bomba de água. Por exemplo no meu caso eu não estou para isso e troco-o logo, até porque deve ser trocado com alguma regularidade, assim como o anti-congelante.

Depois é necessário purgar o sistema, muitos deles não se conseguem purgar por sí próprio e por isso têm as válvulas para se o fazer.


Outra coisa, não se deve abrir o vaso de expansão quando o sistema ainda está quente (só em ultimo caso, se vês que não há água nenhuma e precisa mesmo de deitar água. Se queres tens passagem de compressão para a água, espera que o sistema arrefece e depois logo abres a tampa e vês se está sob pressão.

Agora se tens cheiro a queimado no vaso de expansão, mal vai a volta. Mas com 300 mil levar um junta de cabeça não é nada mal.

Se suspeitas que existe uma passagem de compressão para a água, recomendo a nem andares mais com o carro. Só volta a trabalhar para ir para a oficina.

1)Primeiro porque a tendência é para piorar
2)Pode piorar de forma a que depois é a existir água nos cilindros...

Agora é abrir e rezar que seja apenas a junta, mas em caso de duvida é fazer um teste à cabeça.

Até me faz confusão com 300 mil e com perda de anti-congelante o mecanico não te avisar que deveria logo ser trocada a junta da cabeça. É daquelas coisas que depois para se poupar 100 euros pode dar um prejuizo bem superior.

Offline RMFC44

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 49
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2017, 13:24 pm »
Viva companheiros! Obrigado pelas respostas.

Rike 1: Não defendendo ninguém, erro de mecânico não acredito que seja, já lá vou há anos e além de ser como um irmão, já mexeu em coisas bem piores e sempre ótimo, mas... nunca fiando, claro.

O anticongelante tinha uma fuga por uma linha de água e nunca ficou sem ele...
A minha grande questão é porque é de um dia para o outro, quando se abre a quente (minutos depois de ter parado) a água ganha aquela força toda?

Tony da Buzina: O Termostato aberto ou a válvula do vaso de expansão, podem fazer com que crie essa pressão?

Eu não entendo muito de mecânica, mas entendo o funcionamento teórico. Não acredito que seja a junta da colaça queimada ou deteriorada. Todos este sintomas apareceram de um dia para o outro, especialmente após eu ter verificado a fuga pela linha de água. Desde aí, nunca mais foi o mesmo... Além de que aqueles residuos, não me parecem de todo óleo ou gases.

De qualquer forma, eu vou pedir uma segunda e terceira opinião.


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2017, 18:25 pm »
O circuito de refrigeração trabalha com uma determinada pressão, quando há pressão a mais, a válvula do vaso de expansão deve abrir e libertar a pressão em excesso.
Se o circuito não estiver sobre pressão, a agua ferve.
O que pode acontecer quando se abre o vaso de expansão com o motor quente?
Simples, o circuito deixa de estar sobre pressão, como a agua não está em circulação e o motor continua quente, faz com que a agua que esteja dentro do bloco comece a ferver, e por isso é natural que saia fora.

O termostato é uma torneira por assim dizer, que abre ou fecha consoante a temperatura para que está regulado. Se a temperatura é baixa, fecha, se é alta abre fazendo com que a agua circule pelo radiador, para a obrigar a arrefecer. Com isto irá manter o motor a uma temperatura +/- constante.
Quando avaria em fechado, a agua não circula pelo radiador, aquecendo rapidamente acima do normal. Avariado em aberto, a agua circula sempre pelo radiador, mesmo que esteja abaixo da temperatura de funcionamento do termostato e por isso o motor irá estar sempre que o veiculo se desloca abaixo da temperatura normal, e só sobe a temperatura quando o veiculo está parado.

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2017, 11:39 am »
Eu acrescento só mais uma coisa ao que o Tony disse.

Porque é que perde água quando está quente. Das 2 uma

1) Ou o termostáto não abre e como tal a água não passa pelo radiador e não arrefece e quando chega cá acima ao vaso de expansão sai fora,

2) Ou tens uma pequena fissura num lado qualquer que quando o motor chega à temperatura normal de regime, o motor dilata, e fissura passa a estar aberta e como tal tens uma passagem de compressão para a água.

Passagem de compressão não é nada mais que os gases da combustão a entrar para a água, gases esses que estão a ferver e que ajudam a aquecer a água e para alem disso te cria um aumento de pressão no sistema.

- Quanto a erros de amador, meu amigo, pode acontecer a qualquer um. Ou é uma manutenção que segue à risca um procedimento escrito, e mesmo assim o engenheiro pode ter feito asneira ou então é muito mais fácil de acontecer.

Até porque muitas vezes esse tipo de coisas é mais uns euros na conta do cliente! E normalmente o cliente só olha para o final e não gosta do que vê e nem quer perceber mais coisa alguma.

Ainda outro dia eu deitei as mãos à cabeça porque quando mudei o bloco do frontera não mudei o termostáto... que já percebi que abre, mas demora a abrir (com a conversas das tretas dos VM, o pessoal inventa e abre buracos no termostato). Eu próprio fiz exactamente a mesma asneira. A cabeça estava a pensar em outras coisas.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2017, 13:23 pm »
E há por ai uns diy que explicam como purgar correctamente um motor.
É normal que nas primeiras utilizações após a renovação do liquido de refrigeração, este baixe, pois significa que saiu todo o ar que pudesse estar ainda no circuito, mas se continuar a baixar depois disso já é sinal de fuga.

Offline RMFC44

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 49
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2017, 18:08 pm »
Rike 1: Antes de mais, obrigado pela explicação, que foi ótima! Eu troquei a válvula do vaso de expansão e vou entretanto trocar o termostato, pelo sim, pelo não. Acredito que seja realmente a junta da colaça a dar de si. Só acho estranho tudo isto acontecer depois de ter mudado os tais vedantes, porque até lá nunca teve qualquer sintoma dos descritos no primeiro post.

Tony da Buzina: A única perda de anticongelante que tenho é pela válvula do vaso de expansão e quando circulo a velocidades mais altas, que agora, enquanto não souber o que se passa, não o faço. Eu vou pesquisar esses DIY para purgar e ver se melhora.

Mas digam-me uma coisa: aquela espuma que se vê nas fotos, poderá ser o que? Dos sintomas que descrevi, será mesmo a junta?

Uma vez mais digo, o carro desenvolve igual, pega bem a frio e a quente, consome o mesmo (ontem fiz reset ao computador de bordo e tinha em 9721km média de 4.6l).

Muitíssimo grato pelas vossas respostas!!  :wink: :wink:

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2017, 18:38 pm »
Eu não sei o que é aquela espuma, e é estranha. Mas isso deve ser lavado.

Agora se tens a certeza que a água sai pela tampa do vaso de expansão, já não é mau de todo. Claro que é mau! O que quer dizer é que já é um principio.

Agora se tu dizes que cheira a queimado, eu apostava na junta da cabeça. Pode muito bem ser a junta da cabeça que esteja só a deixar passar compressão. Com sorte é só a junta queimada.

Com isto acho que mesmo assim deves trocar o termostáto. É coisa que não perdes nada, alias acho que é um investimento pois é uma peça que deve ser trocada com alguma regularidade. Se não a trocas-te nestes ultimos 2 anos acho que vale a pena, visto que vais ter de tirar o anticongelante para tirar a espuma.

Offline RMFC44

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 49
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #10 em: 11 de Janeiro de 2017, 19:22 pm »
Sei que a uma velocidade superior, em autoestrada, e fora dos limites de velocidade, aconteceu duas vezes de perder por lá, porque na porta da frente direita tinha restos e porque tudo estava seco no compartimento do motor, menos à beira do apoio do motor, que é ao lado da tampa do vaso. O cheiro não é bem queimado, é diferente de queimado... não consigo explicar.

Hoje passei na Renault e comprei o termostato e a válvula do vaso de expansão, porque que eu saiba, desde novo e em mais de 300.000 KM nunca foi mudado. No fim-de-semana vai ser trocado o termostato e lavado o sistema de refrigeração. Ele hoje já não fez tanta espuma e pressão reduziu, mas continua um pouco acima do que acho normal. E nota-se que tem resíduos de sólidos de alguma coisa.

Obrigado por todas as respostas. Vai andar assim até ao fim-de-semana. De qualquer forma venho deixar novidades, assim tanto vocês me ajudam (obrigado mais uma vez), como ajudamos qualquer outro companheiro.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #11 em: 11 de Janeiro de 2017, 22:44 pm »
Esses resíduos ou espuma podem ser o resultado de teres andado com o circuito sem a pressão adequada devido À fuga.

Já alguma vez puseste agua em cima de uma chapa que esteja muito, muito quente? O que acontece? a agua fica logo a ferver tipo como explodisse, e é exactamente isso que acontece dentro do bloco do motor quando a agua não está sobre pressão.
Essas "explosões" da agua em contacto com as paredes quentes do bloco, fazem com que se soltem partículas de metal, são essas partículas que depois se misturam na agua e dão-lhe um tom enferrujado e sedimentam no deposito . A espuma pode ter a ver com os constituintes do liquido de refrigeração.

Offline ftomas

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 158
Re: Junta da Colaça?... ou outra coisa?
« Responder #12 em: 15 de Janeiro de 2021, 20:40 pm »
Boas
Como acabou o caso?
Resolveu-se o caso com tampa e termostato?