Autor Tópico: Substituir Isqueiro por Carregador USB  (Lida 6397 vezes)

Offline noobzone01

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Clio II PH1
Substituir Isqueiro por Carregador USB
« em: 15 de Maio de 2018, 20:44 pm »
Boas pessoal. Neste momento no meu Clio 2.1 tenho um isqueiro o qual não funciona (não segura o elemento que aquece nem aquece se o deixar pressionado). Além disto o anterior dono (um amigo meu que acabou por me vender o carro e comprar uma laguna 2.2 DT de 97) disse-me que tal isqueiro nunca funcionou e até que colocar qualquer carregador de isqueiro no local acaba por fazer disparar o fusível. Ora suponho que o isqueiro propriamente dito seja o culpado pois os fios que terminam no isqueiro estão derivados para duas fitas LED, uma para cada lado, que funcionam na perfeição e não fazem disparar o fusível quando ligadas. Assim sendo estou a ponderar trocar o isqueiro por um adaptador de 12V para 2 portas USB com voltimetro (no ebay por menos de 5€ vindo da china). Já alguém fez esta alteração? Será que este adaptador encaixa sem ser necessário modificações (a parte de umas terminações novas possivelmente), por forma a conseguir colocar tudo de origem se necessário?

deixo aqui uma imagem do dito cujo adaptador



Cumprimentos
Renault Clio Mk2 Ph1 1.2 RN

Offline icebloodmen

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Senhora da Hora
  • Mensagens: 3
  • Por vezes é preciso desobedcer
  • Garagem : Clio 1.2 16V 75 CV Dynamic S
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #1 em: 16 de Maio de 2018, 02:27 am »
Acho excelente ideia,mas também não sei se dá para adaptar no local do isqueiro
espera por pessoal entendido no assunto que te possa ajudar
Cumps :azn:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #2 em: 16 de Maio de 2018, 10:52 am »
A ficha do isqueiro tem um defeito crónico de deixar de funcionar. Causado pela Soldadura das ligações à massa.
Nas especificações deve estar as medidas do adaptador.
Verifica se essa ligação de leds está bem feita. Deve estar ligado ao fio do meio e um das pontas da ficha.
E por fim  é ver se a ficha é igual à do adaptador.

Offline noobzone01

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Clio II PH1
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2018, 13:35 pm »
As ligações de LED não fazem disparar o fusivel e eu próprio estava lá na altura da instalação destas e posso garantir que estão feitas de forma correcta. Lembro-me que desligámos por completo o isqueiro do carro para termos mais espaço (para poder tirar os plásticos por completo)

Verificando a página no Ebay vi que a especificação para o diâmetro do adaptador sao 2.1cm, mas não sei qual a dimensão do que está no local, uma vez que tambem possui o anel luminoso que por sua vez ilumina o cinzeiro (elemento esse que não me importo de retirar.

A minha ideia seria arranjar uns fios com umas terminações para manter a ficha inalterada, mas separando os fios para os pernes do adaptador

Cumprimentos
Renault Clio Mk2 Ph1 1.2 RN

Offline Tó Lopes

  • Qe soudades do meu clio!
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Picha
  • Mensagens: 286
  • toujour a bombeer
  • Garagem : Saframo 2.1 TD Alissé
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #4 em: 17 de Maio de 2018, 14:06 pm »
Ohh eu  no saframo meti uma parrecida mas para o cogelador das fesquinhas e caim que nen tordos

Offline noobzone01

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Clio II PH1
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #5 em: 17 de Maio de 2018, 14:09 pm »
Eu hoje já retirei o dito cujo isqueiro do carro para tirar umas medições. Pelo
Renault Clio Mk2 Ph1 1.2 RN

Offline noobzone01

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Clio II PH1
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #6 em: 17 de Maio de 2018, 14:16 pm »
Desculpem pelo double post mas publiquei o outro sem querer  :angry:

Eu hoje já retirei o dito cujo isqueiro do carro para tirar umas medições. Pelo que registei deverá encaixar sem problemas, retirando o aro luminoso. Descobri no entanto a possivel causa do curto circuito ao colocar carregadores uma vez que por dentro existem 3 pernes positivos e a parede sendo esta o polo negativo. Ao colocar um carregador suponho que um dos dois contactos laterais fizerem contacto entre o positivo e o negativo causando o fusivel a disparar. Já mandei vir a peça, pelo que deixo aqui a questão se querem que crie um DIY com o processo


Cumprimentos
Renault Clio Mk2 Ph1 1.2 RN

Offline Tó Lopes

  • Qe soudades do meu clio!
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Picha
  • Mensagens: 286
  • toujour a bombeer
  • Garagem : Saframo 2.1 TD Alissé
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #7 em: 17 de Maio de 2018, 14:19 pm »
claro que qerremos .

O forrum é par-tilha :)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #8 em: 19 de Maio de 2018, 01:43 am »
Olha que não é bem assim, os leds ascendem desde que haja um determinado diferencial de corrente entre os dois terminais, por isso podem não estar ligados ao positivo e ao negativo, na ficha do isqueiro se não me engano tem neutro, positivo isqueiro e positivo mínimos.
A ficha tem uns números gravados. Em que terminais está os leds ligados?
Antes da colocação dos leds o fusível fundida?

A ficha do isqueiro devido ao mau contacto tem tendências a aquecer e pode já ter algum isolamento queimado.

Offline noobzone01

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Clio II PH1
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #9 em: 19 de Maio de 2018, 13:49 pm »
as fitas de LED instaladas são mesmo fitas de 12V e estão ligadas positivo com positivo do isqueiro e negativo com negativo, sendo que um destes (se bem me lembro é o negativo) está ligado a um interruptor que foi instalado numa placa metálica por baixo do volante, ao pé da porta do condutor. Sim antes da instalação dos LEDs o fusível já disparava quando se queria usar um carregador USB ligado a ficha do isqueiro e quando retirei o isqueiro percebi porquê. O elemento que aquece realmente funcionava. Apenas foi necessário apertar um pouco a parte metálica que o segura enquanto aquece e que com o calor expande e o solta. quanto à questão do carregador, ao olhar com atenção reparei que existem 3 pernes positivos (2 deles prendem o elemento que aquece) isolados por bocados de plástico. Ora no lado oposto de um destes pernes está a parede do isqueiro (pólo negativo) e da forma como os carregadores estão desenhados (as partes laterais que permitem que o carregador fique justo ao bocal são ambas para o pólo negativo) o que acontecia era um contacto directo entre o pólo positivo e o pólo negativo, causando assim que o fusível fizesse o seu trabalho. Diria que o problema aqui foi mais a electrónica Renault a fazer das suas  :angry:

Não sei se com isto me fiz entender do problema do isqueiro mas se for necessário tiro umas fotos para publicar :smiley:
« Última modificação: 20 de Maio de 2018, 01:31 am por Sls a GPL »
Renault Clio Mk2 Ph1 1.2 RN

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #10 em: 20 de Maio de 2018, 01:45 am »
As fotos são sempre bem vindas pois ajudam a diagnosticar problemas, para quem possa vir a ter problemas semelhantes.

Salientei a questão dos LEDs porque como disse basta haver um diferencial de corrente para acenderem.
Por exemplo, se ligas o positivo a +12v e o negativo da fita de LED a +5v os leds acendem. Se ligas o negativo a um fio de massa directo e o positivo da fita de LED a um fio de massa temporizada, o LED acende. (exemplo: massa temporizada do plafonier. A corrente segue o seguinte trajecto: positivo - lâmpada - fio massa temporizada. Se a uch estiver com essa ligação de massa ligada, por exemplo quando abres é fechas a porta a corrente passa pela uch. Se estiver desligada depois de passar o tempo programado, a corrente passa pelo LED para a massa directa) por vezes ocorrem erros deste tipo  :wink:
« Última modificação: 20 de Maio de 2018, 01:45 am por Sls a GPL »

Offline noobzone01

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Clio II PH1
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #11 em: 21 de Maio de 2018, 15:01 pm »
Sim a instalação poderia ter sido mal feita e isso causar um problema eléctrico que fizesse o fusivel disparar mas como indiquei estive lá na instalção e ficou tudo impecável. Deixo aqui a foto do isqueiro do Clio para que se possa perceber melhor o problema de tentar usar um carregador de isqueiro (de notar que todo o metal que estiver a tocar no parafuso é o pólo positivo e o restante é pólo negativo

Renault Clio Mk2 Ph1 1.2 RN

Offline yale

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #12 em: 28 de Maio de 2018, 11:18 am »
Boas,

Este tipo de adaptadores pode estar sempre ligado sem ter que estar sempre a tirar e a por sempre que queremos carregar o tlm?

Offline noobzone01

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Clio II PH1
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #13 em: 28 de Maio de 2018, 16:13 pm »
Boas,

Este tipo de adaptadores pode estar sempre ligado sem ter que estar sempre a tirar e a por sempre que queremos carregar o tlm?

Boas. A minha ideia inicial e que se mantém será mesmo retirar o isqueiro e substituir pelo adaptador que coloquei na publicação original, pelo que fica "permanentemente" montado (podendo ser retirado para voltar a montar o isqueiro). Assim deixa de ser necessário andar com os carregadores de isqueiro atrás. Uma vez que está ligado na tomada de isqueiro original, só fica ligado quando a chave estiver na posição de acessórios. Estou a espera que venha o adaptador para fazer um DIY uma vez que me pareceu ser básicamente um plug and play. talvez seja necessária alguma adaptação no plástico mas logo verei com a peça em mãos. Por isso sim estes carregadores podem e irão estar sempre ligados só sendo necessário o cabo USB correspondente. Acabei por escolher a versão de 3.1A com duas portas (uma a 5V1A e outra a 5V2.1A) com voltimetro para ir mantendo o olho na voltagem da bateria caso ela começe a enfraquecer. Mas também existem versões só de uma porta USB 5V1A (do mesmo tamanho do isqueiro) ou para "QuickCharge" (se não me engano estes são de 5V4.1A)
Renault Clio Mk2 Ph1 1.2 RN

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #14 em: 29 de Maio de 2018, 21:26 pm »
Fiz exactamente esta instalação na minha Espace e recomendo. É top. Tão boa que fiz o mesmo na minha autocaravana.  Olha aí:


Apenas um alerta, no meu caso, o tal segundo positivo de que falavas era o que se liga sempre que ligas os faróis (acende uma luzinha em torno do isqueiro). Esquece esse positivo. Tu queres é o que liga com a ignição. Suponho que o outro positivo do Clio seja assim, só tenha corrente com a chave ligada (na minha Jumper o positivo do isqueiro está semrpe on, cuidado com isso senão lá vai a bateria).

Outra coisa, o espaço onde o adaptador USB vai encaixar era exactamente do tamanho do isqueiro. Fiquei parvo. Porreiro, não tive de fazer nada, apenas tirei o isqueiro. Meti o adaptador, apertei a rosca e tá feito. Encaixou que nem uma luva e nunca se moveu. Na Citroen Jumper tive de limar um pouco o plástico, mas lá encaixou e ficou bem.

Outra cena que adoro, o facto do meu ter voltímetro incluído. É assim, pode não ter grande utilidade, mas eu gosto de saber o estado da bateria e se o alternador está em condições e esta treta diz-me isso na hora (antes de dar à chave e depois).

Última dica. Multímetro. Confundir positivo com negativo é má onda.

Nota final: qualquer um pode fazer isto e por meia dúzia de tostões fica melhor que andar a usar adaptadores USB. Eu nem fumo, portanto o isqueiro que se lixe.

Bom trabalho e mete aí o DIY, eu não tive pachorra.  :grin: :grin: