Autor Tópico: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??  (Lida 8093 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« em: 13 de Fevereiro de 2012, 23:11 pm »
Boas

Coma saber se ja esta na altura de trocar os calços de travão das rodas de traz do meu clio? A melhor coisa foi ir ver.
Como não tinha um peclise à mão usei uma moeda de 10 cêntimos  para comparação.
E gosta de uma opinião, para saber se já esta na altura de trocar ou não os calços.

Desde já peço desculpa pela ma qualidades das fotografias, mas o telemóvel não da para mais  :sad:










outra questão, este sistema de ajustamento que se vê nas imagens serve para que? é um sistema automático de afinação do travão? ou e onde se afina o travão de mão?







Offline FlipClioI

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 338
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2012, 23:21 pm »
Os calços para já deixa isso andar assim. Ainda dá mais uns bons kms.

E sim isso é um ajuste mecânico do travao.

O ajuste do travao de mao fica onde os cabos de travao de mão se unem  :tongue: Os tecnicos já te explicam melhor isso que eu estou calão a escrever e á malta que percebe mais disso :laugh:

Cumps
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Viagra

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: nribeiro
  • Mensagens: 2027
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2012, 06:44 am »
Nestas andanças ainda vou aprendendo algo para ajudar.
Esse ajuste pelo que sei é para o caso de a traseira estar mais pesada isso ajusta automaticamente para teres travão como deve ser atrás. Por exemplo, carregares a bagageira com bastante peso: compras ou o que seja.
Posso estar enganado mas o caçoila ou os prós aqui do fórum já elucidam melhor. Eu acho que é como falei mas posso estar enganado.

Abraços

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2012, 09:41 am »
Quanto ás maxilas de travão acho engraçado pois nunca tinha visto efectuar medições através de moedas, mas ok  :grin:

Pelo que vi, a substituição das maxilas estará para breve pois deve rondar os limites minimos de calço. Na minha opinião efectuava já a substituição e mais uma vez a mexer colocava de imediato 2 bombas travão pois o estado dessas hummmmmm.

Quanto aos afinadores, sim o normal é à medida que efectuas travagens as maxilas abrem( distanciam-se uma da outra) criando fricção na polie para efectuar travagem, ora este movimento dá origem a que o afinador se expanda e já não volte à posição inicial devido a desgaste do calço, logo significa que à medida que o desgaste for sendo verificado o afinador irá acompanhando o curso de abertura.

Quanto à afinação do travão de mão é efectuada por debaixo do carro na zona central deste na zona dos cabos ( atenção que existem tópicos que explicam como proceder para afinações, e tb existem opiniões várias  sobre esse tipo de afinação ( um bom serviço é afinar nos afinadores depois de colocar tudo novo, e por ultimo apenas aconchegar os cabos)...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2012, 16:28 pm »
Boas

Obrigado pela explicação  :grin:!! Vou começar a agendar €€ para a proxima DIY lol, mudar maxilas, bombas e liquido de travões que tambem ja esta na altura.

A moeda era para ter uma forma de comparação à falta de ferramenta  adequada lol mas fiquei a saber que esta a 10 cêntimos de chegar ao ferro  :laugh:


Pelo que entendi, tem que se fazer o "reset" ao afinador quando se puser as maxilas novas, correcto?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #5 em: 25 de Fevereiro de 2012, 16:59 pm »
Boas
Já agora, alguém sabe-me indicar quais as referencias correctas dos calços e das bombas?? é que passei na renault, e disseram-me -"Só vendo..., porque para esse carro há varios tipos de bombas...."
Tendo em conta que os calços eram da TRW foram ver no computador e deram-me uma referencia para a bomba - 7700 044 680, mas dizem-me que não existe, nas casas de peças a onde fui.

Os calços são TRW e as bombas são LUCAS , o carro é um clio 2 1.2 16v de 2003 (com ABS)
Desde já obrigado

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro de 2012, 17:52 pm »
A resposta é capaz de chocar mas é mesmo assim:
Se calhar a referencia que te deram não corresponde á verdade porque quem lhes paga o ordenado é a Renault e não a concorrencia , entendes?
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 18:40 pm por carlosjcm »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #7 em: 26 de Fevereiro de 2012, 01:00 am »
boas!
É verdade , mas eles lá tem "serviço de peças", ora logo ai se eu for pedir uma informação, quer seja para fazer a reparação lá quer seja para comprar a peça, tenho o direito de ser informado, com todo o rigor. Mas em fim... por alguma razão a diferença de preços acaba por levar muitos clientes para a concorrência, por exemplo, para já sem haver a certeza a 100% do material a aplicar , no agente renault em questão os maxilas TRW  rondam os 86.30€ +iva   e as bombas 44,53€ + iva, e na concorrência as mesmas maxilas TRW 24 € e as bombas LUCAS 13€. , faz muita diferença, e na atenção dada ao cliente também se nota diferença. Mas em fim... eu tenho quase a certeza que o engano foi de propósito, mas dando o beneficio da duvida , as bombas TRW que também podem equipar este carro, são tão parecidas nas fotos, se não exactamente iguais, mas só comparando "in loco" tem um  código muito "semelhante" ao que me foi dado ( 7701 044 681).

Offline Caracol

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Mensagens: 1373
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #8 em: 26 de Fevereiro de 2012, 11:57 am »
Se deixares o carro na renault, eles têm logo o material disponível no mesmo dia. Podias era ter dito, "-Já que não têm o material para este veiculo (referenciado por eles),  então também não o posso deixar nas vossas instalações". Ele se calhar até se engasgava e mudava logo de conversa. 

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #9 em: 26 de Fevereiro de 2012, 13:22 pm »
boas!
É verdade , mas eles lá tem "serviço de peças", ora logo ai se eu for pedir uma informação, quer seja para fazer a reparação lá quer seja para comprar a peça, tenho o direito de ser informado, com todo o rigor. Mas em fim... por alguma razão a diferença de preços acaba por levar muitos clientes para a concorrência, por exemplo, para já sem haver a certeza a 100% do material a aplicar , no agente renault em questão os maxilas TRW  rondam os 86.30€ +iva   e as bombas 44,53€ + iva, e na concorrência as mesmas maxilas TRW 24 € e as bombas LUCAS 13€. , faz muita diferença, e na atenção dada ao cliente também se nota diferença. Mas em fim... eu tenho quase a certeza que o engano foi de propósito, mas dando o beneficio da duvida , as bombas TRW que também podem equipar este carro, são tão parecidas nas fotos, se não exactamente iguais, mas só comparando "in loco" tem um  código muito "semelhante" ao que me foi dado ( 7701 044 681).
Se deixares o carro na renault, eles têm logo o material disponível no mesmo dia. Podias era ter dito, "-Já que não têm o material para este veiculo (referenciado por eles),  então também não o posso deixar nas vossas instalações". Ele se calhar até se engasgava e mudava logo de conversa. 


A questão em si é que não estão lá para dar referencias a ninguem e não são pagos para isso e até por questão deontologica não a devem dar.
O cliente ao blacão só deve ter a informação se há a peça em stock ou quando está disponivel e qual o seu preço , há situações embora pareça estranho , em que o cliente tem de ser ele próprio a dizer a marca do material com que a viatura equipa de fábrica

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: será que ja esta na altura de trocar os calços de travão ??
« Responder #10 em: 27 de Fevereiro de 2012, 17:08 pm »
Boas, por acaso não sabia se podiam ou não dar essas informações, em parte tem a sua razão de ser, evitar que os clientes recorram à concorrência, e também é bem verdade que com algumas peças aparecem no dialogsys e que depois no carro nem sequer la estão ou são outras totalmente diferentes.
Mas nesse caso, era mais simpático e compreensível se disse-se "- Desculpe, mas não posso dar essa informação...." do que dar uma referencia que nem sequer existe ou que leve uma pessoa em erro. Mas em fim... daqui a uns dias deixo aqui a respectiva referencia para no caso de ser preciso para alguém.