Autor Tópico: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc  (Lida 236928 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #30 em: 03 de Outubro de 2012, 11:23 am »
Não tem.
1.5 dCi com FAP apenas as versões de 90 e 110 cv, ambas comercializadas a partir do final de 2009 no Mégane III.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline macs1979

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #31 em: 03 de Outubro de 2012, 12:19 pm »
Muito obrigado.

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #32 em: 03 de Outubro de 2012, 13:59 pm »
No 2.0 não sei.
Nos 1.5 e 1.6 dCi não está prevista qualquer substituição.

Tb não tenho indicação de qualquer substituição programada.

Offline JoaoPintoReis

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: PORTO
  • Mensagens: 89
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #33 em: 04 de Janeiro de 2013, 14:05 pm »
Penso que seja o que se passa com a minha laguna!!
Onde posso resolver isto na zona do Porto?
Abraço

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #34 em: 11 de Janeiro de 2013, 20:56 pm »
Citação de: L'Automobile
Filtro de partículas

 Eles não gostam da cidade.
 Desde 1 de Janeiro de 2011, o FAP é necessário nos novos diesel. Este benefício para o meio ambiente pode se tornar uma armadilha para você se tem uma utilização maioritariamente urbana. Explicação,
 
FAP ou DPF foi concebido para armazenar partículas tóxicas resultantes da combustão incompleta do gasóleo e queima-las quando estiver cheio.
 A esse processo dão o nome de regeneração. Para fazer isso, os fabricantes fazem desencadear uma injecção adicional muito tarde no ciclo de combustão.
 Esse combustível vai queimar-se no filtro, eliminando, assim as partículas. Este processo leva apenas 20 minutos.
 Mas na cidade, a baixas velocidades, o escape apenas atinge a 400 ° C, ao passo que são necessários pelo menos 600 ° C para queimar as partículas.
 Neste caso, quando a DPF está cheio, a electrónica multiplica injecções tardios para tentar regenerar o filtro. Além de aumentar o consumo, o diesel adicional injectado pode acabar por condensar nos cilindros e terminar no óleo, o que reduz a sua lubricidade.
 Se você quase nunca deixar a cidade vai precisar de reduzir os intervalos - às vezes a cada 1500 km -. Entre mudanças de óleo (entre 60 e 100 €)
Na pior das hipóteses, o diesel pode causar o aumento significativo do nível de óleo o que pode levar ao motor a entrar autocombustão o que pode levar a sua destruição. (custo de mais de € 5.000).
 Para evitar esses problemas quando o computador do motor não é capaz de regenerar o filtro de partículas, acende uma luz indicadora simbolizando o filtro no painel.
 Neste caso, não desliguem o seu motor, tentem circular a uma velocidade alta, a cerca de 100 km / h, a 2.000 r / min, até à extinção da luz, o que significa o fim da regeneração.
 Se a luz não se desligar, vá ao seu concessionário para uma regeneração forçada (70 €) ou limpeza "mecânica" (remoção e limpeza de pressão, 150 €), ou uma mudança na FAP (500 a € 3.000) serão os custos de manutenção e reparação pois elas serão sempre da sua responsabilidade, ainda que o carro esteja na garantia pois a maioria dos fabricantes considera que você não cumpriu as suas recomendações e instruções.
Nos motores HDi, a PSA utiliza um aditivo que, adicionado ao combustível, reduz a temperatura de combustão da fuligem de 650 a cerca de 400 ° C, o que elimina este problema da utilização em cidade mas o seu preço é alto e não se admire de gastar 250€ para atestar o depósito do aditivo.
 Outra solução adoptada por alguns fabricantes é usar um injector adicional dedicado às injecções finais, localizado directamente na linha de escape (dCi Renault, Ford 2.0 TDCi). Se isso não resolver o problema de temperaturas muito baixas, pelo menos não há contaminação do óleo com diesel.

Atenção ao ultimo parágrafo, relativo aos mais recentes dCi.
(Artigo traduzido da revista francesa L'Automobile)
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #35 em: 15 de Janeiro de 2013, 14:48 pm »
Agora percebo a diferença do FAP do meu (1.6 TDCi) para o (2.0 TDCi) e lendo isto mais entendo que a FAP no meu tem os dias contados.

E mais um ponto positivo para a Renault, o 5ª injector prova mais uma vez ser a melhor solução para a FAP
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Nuno Beltrão

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Megane ST GTline; Clio 1.2
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #36 em: 12 de Fevereiro de 2013, 23:18 pm »
Boas tenho uma Megane 1.5 DCI GTline de junho de 2010 e tenho a carrinha a cerca de 10 meses, ora então hoje apareceu-me a bela mensagem mandar vereficar anti puluição, fiz cerca de 10 km até cegar a casa e nao fiz mais nada, gostava que me aconselhasem no melhor que devo fazer.
obrigado :sad:

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #37 em: 13 de Fevereiro de 2013, 10:21 am »
O aconselhado é andares 1h ou 100km sempre a uma velocidade constante, ou seja, não fazeres para arranque, tipo faz sempre a 100km/h 1h e vê se isso passa.

Porque 10km isso não resolve nada  :wink:
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 10:23 am por carlosjcm »

Offline Nuno Beltrão

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Megane ST GTline; Clio 1.2
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #38 em: 13 de Fevereiro de 2013, 10:46 am »
Boas sim so fiz 10 km porque foi ate chegar a casa agora é assim tenho que ir ao stand onde a comprei agendar a revisão falta 400 km, não sei se eide espor o problema se me vou fazer a estrada? E que ela ainda esta na garantia dada pelo stand onde vou agora!
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 10:52 am por carlosjcm »

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #39 em: 13 de Fevereiro de 2013, 10:54 am »
É assim se leste este tópico todo, o user Artur disse atrás que em andamento não existe cuidados a ter, se for á oficina têm cuidados a ter e pelo que podes ver no inicio existe muitos procedimentos a fazer e é bom que quem os faça que perceba do assunto, eu pessoalmente tentava reparar isso em andamento depois senão resolver ai sim avançar para a oficina.

Offline Nuno Beltrão

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Megane ST GTline; Clio 1.2
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #40 em: 13 de Fevereiro de 2013, 11:26 am »
ok vou fazer uns km´s vou me por na a8 60 km´s para cada lado sempre a 100 para ver o que dá. obrigado :spleep:

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #41 em: 13 de Fevereiro de 2013, 11:41 am »
Mas tem de ser seguido, se ao fim de 60km vais fazer inversão de marcha não vais conseguir manter os 100km/h e ai impede a regeneração.

Offline Nuno Beltrão

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Megane ST GTline; Clio 1.2
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #42 em: 13 de Fevereiro de 2013, 11:53 am »
ok entao vai esticar as preninhas hoje a megas. entao se tudo correr bem a informaçao do cb ade desaparecer ao fim da primeira hora certo, ja agora tem que ser sempre a 100 ou posso dar mais um xiripiti, e que de gtline na auto estrada a 100 e muito munotumo. :assobio:

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #43 em: 13 de Fevereiro de 2013, 12:11 pm »
Faz sempre a 120km/h eu disse uma velocidade que é fácil de manter pelo menos na AE

Offline NRaposo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Laguna Break III
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #44 em: 13 de Fevereiro de 2013, 19:17 pm »
E como é em relação ao FAP da 2.0 Dci 175 cvs de 2008? Para fazer a regeneração o que é que é preciso?