Autor Tópico: Tweeter -> Resposta inesperada da renault  (Lida 18828 vezes)

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #30 em: 27 de Junho de 2016, 11:27 am »
Focal é material de topo. Claro que a gama conta muito porém ainda serão furos acima do normal.
MTX não tenho experiência e por recomendação fui para a Hertz, gama deCi. Existem outras gamas superiores.
Preço/qualidade sem queixume. 4 colunas 2 vias e par de tweeters com crossover.

Quanto à instalação actual, não abri nenhum. O meu 19 tinha a cablagem toda pois foi só trocar material e conectores.



Enviado com aprovação Jacques Cousteau


Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #31 em: 27 de Junho de 2016, 13:40 pm »
As colunas que equipam os Meganes (não sei como é no Captur) têm duplo cone, não sei se isso significa que são de duas vias... Sei que os modelos que trazem tweeters ou a pré-instalação para os mesmos (com a excepção feita dos carros equipados com o sistema Bose) têm as mesmas colunas, portanto parece-me que o que falhou aqui na Renault foi passar cabos...
Agora, pode-se colocar a questão de tem ou não a ver com o rádio que vem de origem? Isso já não sei, o meu é o mais básico, sem bluetooth...
Boas
Assim, sem ver, sem rede se de duplo cone são de 2 vias, ou seja, capacidade de resposta das baixas é médias frequências e claro que neste caso, tendo os filtros montados (filtros são o crossover) ou montando-os a par dos tweeters quando da sua instalação não é necessários adquirir colunas de baixas e médias.
Como falei nisto e muito muito mesmo à flor da rama, o ouvido humano ouve "grosso modo" dos 100 Hertz (100Hz) aos 18500Hertz (18,5KHz), sendo que a voz humana vai dos 300Hz aos 3400Hz (o assobio humano, o corriqueiro sem dedos na boca e tal anda na casa dos 1000Hz), se repararem, quem tem equalizadores em aparelhagens tem sempre a gama dos 1000Hz em cursor e se repararem a musica "pop" a que se dá prevalência à voz é o cursor dos 1000 Hz o mais elevado.
Geralmente as colunas respondem dos 20Hz aos 20 000 Hz (20 a 20KHz), enquanto os foles (de coluna) baixos e médios respondem em frequência até aos 10KHz os tweeters respondem às frequências acima disso (imaginem os solos em guitarra solo ou ritmica); isto tudo, repito, de forma generalizada, já há muitos anos que não mexo nisto e nem me preocupo cm isto, vi-me agora neste caso devido ao meu captur, exclusive, ser mais excluíde que outra coisa; bolas toda "a tralha" tem trazido colunas com tweeters, só este agora armado em "cão com pulgas".

Aproveito para agradecer e declarar que irei ter em observação a sugestão HERTZ do user Farfalho.

Cumprimentos

Offline Bruno110

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
  • Mensagens: 350
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #32 em: 27 de Junho de 2016, 13:47 pm »
Pode ter a ver com o rádio sim senhor, o meu coupe também não tinha e eu quando tirei a tampa tinha as ligações e já lá morão 2 tweeters. Mas o rádio tem BT.
Mas também tenho o caso de o meu Clio 2 ph2 nem sequer vinha com rádio e tinha lá a instalação toda;) foi so aplicar.

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #33 em: 27 de Junho de 2016, 14:02 pm »
Pois... Eu vou trocar de rádio e daí querer meter uns tweeters, mas tenho de mandar fazer a pré-instalação...
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #34 em: 27 de Junho de 2016, 16:15 pm »
Boas
Mas o rádio não tem a ver com os tweeters.
Colunas com tweeters agregados é só uma forma de saída de som que em nada tem a ver com o rádio.
Nem a situação do rádio ter ou não BT tem a ver com os tweeters.
Poderá acontecer é que em determinado modelo de rádio a renault ponha tweeters no sistema de som e noutro modelo de rádio em tudo igual só com a diferença de ter BT não ponha tweeters no sistema de som, ou vice-versa, é opção de produção, julgo eu.
Uma opção talvez seja a de inicialmente pores tweeters e verificares o som no carro, garanto-te que notarás diferença, se é a diferença que pretendes ou não, isso são outras coisas mas por outro lado podes até achar que o som ficou "porreiro", afinal estamos num meio automóvel e o som em automóveis é sempre muito ingrato, e evitas gastar dinheiro noutro rádio.
É só uma sugestão.
Atenção que pelo que vi até agora a "pré-instalação" (os fios para ligar os tweeters aos crossover e por conseguinte às colunas) vêm com as colunas (isto também para evitares possivelmente gastares dinheiro a mandar "esticar fios no carro" para esse fim e os fios virem com as colunas que vais comprar.
Vai dizendo algo e já agora a opção em termos de colunas e o valor.
Cumprimentos
« Última modificação: 29 de Junho de 2016, 05:29 am por GIFS »

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #35 em: 27 de Junho de 2016, 16:47 pm »
Eu sei que o rádio nada tem a ver com os tweeters, apenas referi isso porque tanto a instalação dos mesmos como a mudança de rádio ajudam a melhorar o som do origem. As colunas, para já, vão ficar as de origem, tal como os tweeters vão ser os de origem...
A Renault vende um bom conjunto da Focal (vem no catálogo de acessórios), mas para já está fora de questão. Quero melhorar o som, mas não sou nenhum audiófilo exigente, portanto não vou estar a gastar assim tanto dinheiro.
Aliás, a outra razão para mudar de rádio é mesmo o poder ter ficha usb para ligar uma pen...

Quanto à pré-instalação, vou começar a pedir orçamentos a ver...
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #36 em: 29 de Junho de 2016, 05:39 am »
 :laugh: vocês complicam a coisa  :laugh:

2 miudos no banco de trás e têm o problema de som resolvido  :laugh: :laugh:

Para passar os fios do interior do carro para a porta, se necessário, é simples.
Têm várias hipóteses, mas como não percebo nada de som, não sei ao certo de onde vêm os fios para os tweeters, se do radio ou de outro sitio qualquer, mas isso não interessa.
Retiram a ficha e o passa fios da ficha que vai À porta, Vêm qual é o tipo de terminais que utiliza. Vão a um centro de abate e compram o nº de terminais que precisam, quer os macho, quer os femea. Fazem as passagens dos fios até Às respectivas fichas e utilizam os espaços vazios para colocar os terminais, e ficam com o problema resolvido como se tivesse vindo de origem.

Não sei se é o caso, mas nos outros renault os tweeters estão no tablier, esse não terá lá também o sitio para eles?

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #37 em: 29 de Junho de 2016, 15:07 pm »
Boas
Ligar os fios para os tweeters não tem de ser na coluna, os fios podem ser ligados às colunas, a meio dos fios ou à saida do rádio nos fios das colunas.
Quero eu dizer com isto que não há necessidade de estar a passar fios da porta para o interior.
Será qualquer coisa como isto.

Aquelas caixinhas verdes são os crossover ou filtros como lhes quiserem chamar e podem ser ligados em qualquer local do percurso dos fios da saída do rádio que vão até à coluna.
Cumprimentos

Offline blackcup

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Como quem vai e vira à direita (Algueirão - Sintra - perto de Marte)
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Saxo Cup (99); Grand Scénic 1.5 (04); C 220 (2014)
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #38 em: 07 de Julho de 2016, 10:50 am »
E qual é o problema de usar um tópico com 3 anos?
Por acaso está podre e não se pode mexer?
Que raio de teoria...

A mim cheira-me um pouco mal... acho que o tópico já deve estar morto  :rip:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #39 em: 07 de Julho de 2016, 12:46 pm »
Sempre que um tópico recebe uma resposta nova, vem para o topo da lista e aparece na lista de tópicos não lidos de todos os users. Por isso vai dar ao mesmo que criar um tópico novo, a diferença é que a informação fica mais bem arrumada no tópico já existente do que em 2 ou mais tópicos sobre o mesmo assunto ;)

Offline fmnamado

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Megane ST 2014
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #40 em: 13 de Março de 2024, 22:05 pm »
Boa noite,

Venho desenterrar este tópico  :happy:

Tenho uma megane 3 gtline de 2014 que penso ter pre instalação para os tweeter, depois confirmo.

Quanto custam?
So ha na Renault?
Ha tweeters bose edition e nao-bose? Isto é, poderei escolher na renault entre dois modelos, os que equipavam as bose?
É so comprar e instalar? É facil de fazer? Nao tenho de configurar nada no autoradio?

Obrigado!

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5672
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #41 em: 15 de Março de 2024, 22:05 pm »
É só chegar e montar. Acabei de fazer isso no meu megane de 2015 e muda logo completamente o palco sonoro.
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe