Autor Tópico: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças  (Lida 4743 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« em: 31 de Janeiro de 2018, 13:38 pm »
Com este vídeo venho mostrar  como se pode fazer uma cabine para o jacto de areia, e como é que trabalha o jacto de areia para retirar tinta e ferrugem dos materiais, neste caso uma jantes de ferro.

! No longer available

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #1 em: 31 de Janeiro de 2018, 23:51 pm »
És o maior pah!  :happy:

Gostei de ver, com pouco fazer muito! :D
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #2 em: 01 de Fevereiro de 2018, 12:07 pm »
Muito bom mesmo. Não está bonito, mas está funcional e isso é o que interessa.

(Só era preciso alguém da administração resolver o problema da incorporação dos vídeos para que fique visível assim que se abre o tópico) 

Offline rtxs

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: SANTO TIRSO
  • Mensagens: 38
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #3 em: 01 de Fevereiro de 2018, 12:16 pm »
Pois, aqui o video também não abre, não sei se é por estar no telemóvel
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2018, 12:57 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro de 2018, 13:03 pm »
O link no pc está visível. Já  reparei que por vezes isso acontece, mas tem a ver com o formato do link, que normalmente eu corrijo para que possa aparecer de forma correcta, mas pode ter a ver com a plataforma que estão a usar para ver o forum.


No fundo, basta termos imaginação para por as ideias em pratica, e acima de tudo rentabilizar os recursos que temos, incluindo os €€. Tirando a pistola de jacto de areia que comprei, as luva, a mascara e o silicone (3,5€), foi tudo material  que já tinha em casa e o custo de construção da cabine foi 0€, a mão de obra não está incluída.

Fica a ideia para quem precisar de fazer algo semelhante, já tem onde ir buscar  ideias ;)

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #5 em: 03 de Fevereiro de 2018, 21:15 pm »
Pensava que ias por isso numa mesa para te permitir trabalhar de pé. Uma alimentação lateral permitiria poderes ter a cabine encostada.

O depósito de areia dá sensivelmente quanto tempo útil?
Um suporte ao comprimento e inclinação suficiente, cerca 15° grau permitiria maior capacidade de areia para mais tempo útil.

Bom trabalho e ingenuidade.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #6 em: 03 de Fevereiro de 2018, 21:53 pm »
Sim, a ideia é fazer um suporte para colocar a cabine em cima, mas tive a experimentar, e o tempo que se demora a fazer o trabalho, é preferível estar sentado.
O depósito deu para fazer uma jantes de um lado e do outro e ainda sobrou.
Se não houver azares e a ir ao pormenor 2 a 3 horas por cada face da jante. No dia que fiz o vídeo, o compressor estava cheio de água e estava constantemente a entupir a pistola.
Se repararem no vídeo, quando estou a fazer a face exterior da jante, mal se nota o trabalho que o jacto faz, mas quando estou a fazer a face interior é mais rápido e nota-se bem a jante a mudar de cor.
A diferença deve-se ao facto da 2a vez o ar estar mais seco e entupir menos.
A areia após ser usada pela primeira vez, também fica com os grãos mais pequenos, o que facilita muito a sua queda e entope menos.
A primeira vez que usei o jacto de areia ao fim de 4h não tinha uma face completamente limpa. No 2 dia, em pouco mais de 2h tinha a jante completamente limpa.

A porta lateral é uma boa ideia, mas convém ter uma abertura grande para colocar as peças e ser fácil de fechar. A parte de trás acaba por ser mais fácil de fazer.

Um depósito maior permitia mais horas de trabalho sem interrupções. Mas tendo em conta a dimensão das peças que cabem lá dentro, a areia chega bem para umas 4 a 5h de trabalho seguido. O que dá  mais ou menos para fazer uma peça. Por isso basta recarregar o depósito quando se iniciar outra peça.

Faltou dizer que a areia tem que ser bem peneirada para poder passar pelo alimentador da pistola. Qualquer pedrinha entope logo.
No primeiro dia perdi mais tempo a afinar o sistema que a limpar a jantes. Só aí, houve muita areia que não foi utilizada. Por isso julgo que o depósito é mais que suficiente para meio dia de trabalho.
Além disso estava pronto a funcionar e já tinha a forma afunilada necessária, por isso, necessitava de menos bricolage. Lol
Durante a semana já coloco foto do pormenor do depósito   :wink:

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #7 em: 03 de Fevereiro de 2018, 23:28 pm »
Grande vídeo Tony! Um verdadeiro Manny Mãozinhas. Gostei da simplicidade.

Devias aproveitar para fazer a manutenção ao compressor e fazer também um vídeo do trabalho.

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro de 2018, 10:21 am »
A lateral toda com respiração e filtro como fizeste atrás dá, depois orientas através das mangas.

Estava a sugerir aumentar a autonomia para as situações que precisas de mais material não teres de parar para apanhar tudo novamente.
Fazeres isso de quando em vez.

Em relação à viseira, mesmo empoeirada permite ver bem? Estava a pensar se não existe um material que impeça a adesão das poeiras à viseira.

Por acaso tiraste uma dúvida, os grãos se forem um bocado grossos ficam mais finos e permitem uma abrasão mais suave e polida sem danificar o material.

Deste vontade de fazer isso e arranjar compressor de 200 L, falta é espaço. Sou apologista de criar e ter as coisas em casa como fazes.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #9 em: 05 de Fevereiro de 2018, 01:41 am »
O vidro é simples, passas com a luva e fica limpo  :laugh: :laugh:

Sim, a hipótese da lateral também é possível, mas implicava mais bricolage. Eu também não tinha assim muito tempo para por isto em pratica, pois estava a pensar conseguir por as jantes prontas antes de por pneus novos, mas desta vez as coisas correram melhor que das outras vezes, que tive quase um mês À espera de vir os pneus lol desta vez foi encomendar e receber a resposta de que já estavam prontos para montagem no mesmo dia .
Não deu tempo para limpar uma jante sequer.

Sim, quanto mais fino for o grão, menos abrasivo, mas a areia faz muito pó. A areia que vinha com a pistola, faz menos pó, mas só vinha 1kg. Nas primeiras utilizações foi quase toda À vida.
Tenho que ver se descubro onde é que possa haver a venda e a preços acessíveis.
Em contrapartida areia normal, tenho de borla e a quantidade que quiser.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #10 em: 05 de Fevereiro de 2018, 21:13 pm »
O ganho disso é fazer com areia da praia, daquela grossinha. Toda a areia especifica, que eu tenho conhecimento, é cara. Sobretudo quando a resto é grátis.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #11 em: 06 de Fevereiro de 2018, 00:18 am »
Eu usei arei do rio , aquela que se usa nas obras, aqui no trabalho também tenho Às carradas, mas tem muita pedra. Vou ver se consigo arranjar areia da praia.
O ideal seria areia de basalto lol

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #12 em: 06 de Fevereiro de 2018, 17:28 pm »
Com uma peneira e uns crivos de rede, podes fazer o tamanho de grão que quiseres.  :lamp:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #13 em: 06 de Fevereiro de 2018, 22:37 pm »
É isso que faço, tenho uma rede mosquiteira de ferro com a malha muito fina ,que uso como media, só a areia que passa pela rede é que uso.
O problema é encontrar areia com dureza suficiente, esta que estou a usar já faz mais pó que limpar as peças, à 2 vez, já está muito fina, por outro lado não entope, e despacha mais o trabalho, por outro lado, ao fim de pouco tempo não se vê nada dentro da cabine  :laugh:

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Diy - Jacto de areia, para o restauro de peças
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2018, 11:45 am »
És um espectaculo meu :) parabens por toda a tua imaginação e engenho! Realmente és a prova que com pouco se faz muito!
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...