Autor Tópico: ABS tambem esta ligado aos travoes de tambor?  (Lida 1312 vezes)

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
ABS tambem esta ligado aos travoes de tambor?
« em: 09 de Maio de 2019, 11:29 am »
Boas.

Ha uma duvida que me assiste ha tempos.

Os veículos que tem tambor atrás, o ABS também tem sensor nos travões  traseiros, ou só nos discos da frente?

Ou seja quando o ABS atua, ele atua nas quatro rodas, se atras tiver tambores e á frente discos?

Cumptos

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: ABS tambem esta ligado aos travoes de tambor?
« Responder #1 em: 09 de Maio de 2019, 11:45 am »
Sim, normalmente no cubo da roda, mas também tem uns que têm um anel sensor e às vezes no rolamento.
« Última modificação: 09 de Maio de 2019, 12:08 pm por pmcb »

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: ABS tambem esta ligado aos travoes de tambor?
« Responder #2 em: 09 de Maio de 2019, 14:04 pm »
Ok.

Quando desmontei o cubo para mudar um rolamento, isto no Honda Civic, deu-me a sensaçao que nao vi nenhum fio, tal como tem á frente, daí eu fazer esta pergunta.
Nao devo ter reparado bem.

Na verdade no MeganeIII, a travagem em piso molhado, quando entra o ABS é bem mais forte/confiante e equilibrada, mas deve ser por ter discos atras. Bem, tambem tem o ESP. Tudo ajuda.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: ABS tambem esta ligado aos travoes de tambor?
« Responder #3 em: 09 de Maio de 2019, 14:39 pm »
Na altura que tive o Jazz e o Civic, quando fiz a revisão dos travões, lembro-me de no Jazz ser no cubo da roda agora no Civic não me lembro, o meu era de 2003.

O feeling que fica na travagem do Jazz e do Civic é que é inferior aos Renault, isto comparado com o Clio 2 e 3 assim como o Megane 1 e 2. Quanto aos novos não posso opinar pois só conheço dos Renault.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: ABS tambem esta ligado aos travoes de tambor?
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2019, 08:26 am »
Sim, tem. E quando actua, atua às 4 rodas, mas como é de tambores, não têm a mesma eficácia que nos de disco, isto nos Renault. Nas outras marcas pelo que já vi é igual, mas nunca vi nenhum honda, por isso presumo que seja igual.

A izuzo 3d max, a bomba de abs tem 3 saidas, em vez de 4. Por isso julgo, pois não vi ao pormenor, que funciona as rodas da frente em separado e as duas de trás em conjunto.
Se tem sensor atrás nunca reparei. Mas se tiver oportunidade ainda hoje vou la dar uma vista de olhos.

Por isso se olhares para a bomba de abs, logo vês se tem 3 ou 4 saidas. Se tiver 4 é seguramente com abs as 4 rodas, e todas têm sensor.

 
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 08:32 am por Sls a GPL »

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: ABS tambem esta ligado aos travoes de tambor?
« Responder #5 em: 10 de Maio de 2019, 08:44 am »
ABS normalmente funciona nas 4 rodas independentemente de ser travagem de tambor ou discos. Atrás deixa de haver compensador de travagem, a compensação é feita pela bomba de ABS.
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 08:45 am por Martins SDI »