Autor Tópico: Renault laguna 1.9dci 2003-PERDA DE POTENCIA  (Lida 45477 vezes)

Offline vasco mendes

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: guimaraes
  • Garagem : Renault megane 1.5dci 100cv
Renault laguna 1.9dci 2003-PERDA DE POTENCIA
« em: 26 de Setembro de 2013, 23:55 pm »
Boa noite comunidade,

É o seguinte, a minha Renault laguma ja de á bastante tempo a tras que nao é o que era, pois nota-se uma perda de rendimento do motor, quando tudo estava direito ao acelerar a carrinha sentia-se mesmo aquela sensação de aceleração de encosto ao banco, e agora acelera-se e puf.... nada acontece. Nao gosto de sentir a carrinha assim parece que se esforça muito mais que o necessário e como não esta bem quero resolver.
Não faço a minima do que poderá ser, do turbo nao é com certeza, pois levou um turbo a pouco mais de um ano.  já nessa altura nao estava bem, mas meteu-se o turbo na renault a achar que seria disso e melhorou, pois o turbo nao estava bom, mas nada como aquele motor deverá ser.
O carro tem 170 mil km logo nao deverá ser desgas-te do motor porque nao tem assim tantos km, turbo também nao será.

Alguem me consegue ajudar e explicar o que poderá ser ? ja aconteceu a alguém ?

Espero respostas da vossa parte pois queria mesmo ver este problema resolvido.

Vasco Mendes
Obrigado a todos

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Renault laguna 1.9dci 2003-PERDA DE POTENCIA
« Responder #1 em: 27 de Setembro de 2013, 09:15 am »
Luzes de aviso? Nada? Só lhe falta potência? Só a referires isso vai ser difícil ajudar-te.
Não te fies é que não seja do turbo só porque o trocaste à pouco mais de um ano. Os primeiros 1.9dCi eram conhecidos por mandar os turbos com as couves, penso que devido à linha de óleo do turbo.

Offline Flavito1982

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Garagem : Ford Mondeo III - 2002 / 2.0 TDci - 130 cv
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2013, 10:31 am »
Não será algum tubo que ligue aos injectores que esteja fissurado?
Com o meu sogro aconteceu uma coisa parecida, ele tem um vectra cdti de 150 cv e certo dia em auto estrada o carro não desenvolvia.
O carro a fria andava bem e só quando o motor aquecia é que deixava de desenvolver.
Levou o carro ao mecânico e era um do tubos que liga aos injectores que estava fissurado e quando o motor ficava quente distendia e deixava entrar + ar do que gasoleo.

Pode ser que ajude.
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/589399.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline vasco mendes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 27 de Setembro de 2013, 12:29 pm »
Bom dia,

Não luzes de aviso não existe, não é identificado nenhum erro no painel de controlo. O turbo não é a partida, digo isto porque quando o problema surgiu levamos logo ao nosso comum mecânico, que disse que era da colaça, e que teve de fazer, já não me lembro bem o que foi, sei que deixamos la 1000 e tal euros. Como o problema preexistiu levamos a renault, e la viram o turbo e disseram que era do turbo, trocaram-no por um novo, e sim melhorou, no entanto nunca como era inicialmente nem nada parecido, dai dizer que não e do turbo porque o problema existiu antes da troca do turbo e depois da troca do mesmo melhorou mas nada como devia(A não ser que a renault me tenha enganado).
Sim conheço esse problema dos turbos nos lagunas pois já tive uma de 2001 e foi um problema sem duvida. e mesmo na que tenho que penso que já não é tão problemática pois já é o modelo de 2003, já tive de mudar um turbo como ja expliquei.
Esse problema dos injectores não sei, mas a minha laguna perde sempre rendimento seja a frio ou a quente.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #4 em: 27 de Setembro de 2013, 12:36 pm »
Acho que estás a descartar o problema do turbo sem certezas. O ideal é arranjares alguém ou até mesmo na Renault que te ligue a Clip ao carro para procurar valores que possam indicar que peça está com problemas. Atenção que nem toda a gente sabe fazer um uso correcto da ferramenta de modo a detectar o problema. A maioria só sabe ler erros e afins. A carrinha pega bem? Se te sentires à vontade, dá também uma vista de olhos na EGR.

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
« Responder #5 em: 27 de Setembro de 2013, 13:48 pm »
Boas, eu a tempos tive uma situação parecida na minha Laguna, e o que se passou foi o tubo de admissão de ar do turbo que partiu e o que acontecia era que a MAF calculava por exemplo entrada de 2kg de ar e na verdade entravam 4kg e fazia com que o carro não tivesse força não se sentia esse tal encontrar no banco que falas-te.
Outra das coisas que pode estar a acontecer é a válvula que se encontra rodeada a vermelho na imagem estar avariada ou com alguma fuga e já com que também não tenhas esse encontrar de banco.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #6 em: 27 de Setembro de 2013, 15:47 pm »
ou muito comum nesses carros a egr entupida. e o sinal é mesmo perda de força.

ao fazer a limpeza não esquecer dos canais que vão da EGR ao bloco do motor

Offline vasco mendes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 27 de Setembro de 2013, 15:54 pm »
Segundo o meu irmao, quando este problema apareceu, e o levávamos a um electricista, ele apagava os erros e a carrinha passava a andar bem. Não sei se será mesmo assim.
Sim sinto-me a vontade para limpar a egr, alias ja o fiz antes, e até descobri que tinha uma rosca moída ao voltar a apertar.
Vou levar ao meu mecânico para ver se tem erros electrónicos que  possam ser evidenciados para resolver o problema. 
Caso nada se descubra se calhar levo mesmo a renault para tentar descobrir. Mas como ela ja la esteve e nada me disseram por isso ja nao acredito que consigam perceber o que é.
Mascondez a teu problema parece-me viável, pois e idêntico ao que sinto na minha carrinha, vou tentar tambem estudar essa situação para perceber se será isso.
queria mesmo resolver o problema pois nao gosto da falta de potencia.
Como limpo os canais da EGR ao bloco do motor pode-me explicar ?
Tinha ideia que o problema de EGR seria mesmo nos motores 1.5dci e nao nos 1.9.

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #8 em: 27 de Setembro de 2013, 16:13 pm »
Atenção a essa limpeza dos canais pois podes mandar os recidos para dentro do bloco e não é nada bom.
È de notar também que no meu caso não deu qualquer tipo de erro.

Offline vasco mendes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 27 de Setembro de 2013, 16:24 pm »
Então como e que descobris te a origem do problema ?
para ser mais facil identificar na  minha carrinha ?
Agraceco desde ja a ajuda que me tem dado.
e ja agora por quanto de ficou a reparação ?

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #10 em: 27 de Setembro de 2013, 17:18 pm »

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #11 em: 27 de Setembro de 2013, 17:40 pm »
Primeiramente pensava que era da MAF, retirei foi limpa e colocada de novo no sitio mas o problema continuava, então iniciei uma vistoria a todos os tubos e fios e quando estava a verificar na zona do turbo deparei-me com a Admissão partida junto a "boca" do turbo.
Em termos de custo foi 0 euros pois foi tudo feito em casa, e como tinha partido junto a "boca" do turbo resolvi facilmente com outro tudo que tinha la por casa ( o tubo é muito parecido aqueles de silicone/borracha que se costuma por nos intercoolers)

A malta esta aqui mesmo para nos ajudarmos uns aos outros.

Offline vasco mendes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 27 de Setembro de 2013, 19:52 pm »
Caros, mal tive oportunidade fui ao motor da laguna ver se via alguma anormalidade, e mal tiro a tampa vejo sujidade oleosa na zona do tubo superior na EGR como passo a mostrar na imagem seguinte, ja tinha dado por este problema mas nao liguei nenhuma, no entanto para vocês pode ser relevante. Segue umas imagens do que me refiro e de outras do motor em geral.

Fotos da sujidade que me refiro,

Fotos do resto do motor

NOTA: a minha EGR nao e como a do link que o user MaNeL postou, a minha e assim.
 http://www.custojusto.pt/Faro/Pecas-carros/renault+kangoo+1+9+valvula+egr-8669723.htm

Vasco Mendes

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #13 em: 27 de Setembro de 2013, 22:27 pm »
Boas novamente.

O teu problema de certo (70% da probabilidade) deve-se a isso, essa peça não esta a efectuar a sua devida função, se tiveres possibilidade experimenta uma igual e vê se notas diferença.

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #14 em: 27 de Setembro de 2013, 23:14 pm »
Se o problema for de facto a EGR mais vale pensares em anular não?
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0