Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
19 de Setembro de 2024, 07:27 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
Perda de Potência - Grand Scenic 1.5 dci 101cv de 2005
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Perda de Potência - Grand Scenic 1.5 dci 101cv de 2005 (Lida 4850 vezes)
leatavsan
1.0 SCe
Localidade: Vagos
Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Perda de Potência - Grand Scenic 1.5 dci 101cv de 2005
«
em:
09 de Outubro de 2022, 01:10 am »
Boa noite pessoal,
À cerca de duas semanas, notei que a minha carrinha começou a puxar pouco. Fora isso não noto nada de diferente no seu trabalhar. Por essa altura começaram-me a aparecer avisos no painel a dizer "Verificar Antipoluição" e "Deficiência Injeção", sendo que este último aparece, mas desaparece de seguida, ficando apenas no painel o aviso da antipoluição.
Assim que pude fui ao meu mecânico habitual que me ligou o carro à máquina e detetou vários erros relacionados com a EGR e que de resto só tinha uns erros relacionados com baixa voltagem, mas que provavelmente deveriam de estar relacionados com o facto de eu ter ficado sem bateria à uns meses atrás. Devo referir aqui que os erros relacionados com a EGR já andavam presentes desde que comprei a carrinha há 3 anos atrás e que, apesar do erro, nunca teve nenhum problema.
Ele eliminou os erros todos para ver o que é que voltava a surgir e nesse mesmo dia, em casa, substituà a EGR, pois já a comprado há uns tempos. Quando fiz a troca da EGR ainda não tinha nenhum aviso no painel.
No dia seguinte (sábado) peguei no carro e nem 1km depois já me estava a aparecer o aviso de mandar "Verificar Injeção" e o sintoma de perda de potência permanecia. Esporadicamente vai-me aparecendo no painel a dizer "Deficiência Injeção", mas de seguida desaparece.
Na segunda regressei ao mecânico e voltou a ligar à máquina e voltaram a aparecer os erros da EGR apesar dela ser nova e tinha lá um outro código relacionado com o sensor de pressão de sobrealimentação. Encomendou-se um sensor novo, trocou-se e resultado, tudo na mesma...
Hoje, quando estava para sair de casa decidi ligar um daqueles dispositivos OBD que se conectam ao tlm e por momentos apareceu lá um erro diferente de todos os outros que têm aparecido até agora, mas que pouco tempo depois deixou de aparecer. O erro dizia "P0033 - Turbocharger (TC) wastegate regulating valve - circuit malfunction"
A minha questão é se alguém já teve algum problema semelhante e qual foi a solução arranjada. Ou que procedimentos devo de seguir para resolver esta falta de potência.
Devo salientar que o intercooler já foi tirado fora e aparecentemente está tudo bem, as abraçadeiras estão bem apertadas e não se viu nenhum tubo roto/rasgado. O carro trabalha certinho e acelera assim que pisamos o acelerador, apenas desenvolve menos. Os injetores também me parecem que não sejam a causa do problema pelo que disse antes disto. O turbo não foi desmontado, mas aparentemente está a funcionar de forma normal, não faz nem nunca fez barulhos estranhos e quando acelero ouve-se o mesmo a assobiar um pouco, coisa que sempre fez desde que comprei a carrinha.
Alguma sugestão?
Desde já obrigado por toda e qualquer ajuda que me possam dar!
Registado
Ganzado75
1.5 DCi
Localidade: Alhos Vedros
Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Perda de Potência - Grand Scenic 1.5 dci 101cv de 2005
«
Responder #1 em:
09 de Outubro de 2022, 09:26 am »
quando compraste a carrinha ja tinha os erros da egr.. não teram anulado isso eletronicamente e agora metes uma nova mas ela não faz a função que deveria fazer penso eu de que....
Registado
leatavsan
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
11 de Outubro de 2022, 12:36 pm »
Na altura quando comprei a carrinha a EGR tinha bastante carvão acumulado, foi limpa e colocada novamente. Os erros foram eliminados, mas de vez em quando ia aparecendo novamente. Ela durante estes 3 anos que está na minha mão, teve a EGR limpa pelo menos 1 vez por ano e nunca acumulou mais nada, foi sempre por prevenção.
Este problema que surgiu agora não me parece estar relacionado com a EGR, muito honestamente.
Na minha opinião, penso que mais depressa será um tubo roto que só se note quando o sistema está sob pressão.
Estava aqui agora a pensar, seria possÃvel que se o catalisador ou o filtro de ar estivessem a ficar entupidos que provocasse esta perda de potência? Isto é, o que sinto no carro é ele como que abafado...
Registado
Ganzado75
1.5 DCi
Localidade: Alhos Vedros
Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
«
Responder #3 em:
11 de Outubro de 2022, 22:10 pm »
aqui a uns meses um amigo meu com carro doutra marca , egr limpa, maf trocado, turbo visto e o carro não andava.... e fumo preto a montes... tinha o escape completamente entupido com carvão... paraece mentira mas limparam o escape e ficou top.... se a tua não tem filtro particulas sera o catalisador todo entupido??
Registado
leatavsan
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
11 de Outubro de 2022, 22:19 pm »
Muito honestamente foi isso que me ocorreu, no entanto o meu não faz fumo (ou pelo menos pelo espelho não vejo nada de anormal)
Registado
leatavsan
1.0 SCe
«
Responder #5 em:
06 de Novembro de 2022, 15:27 pm »
Um pequeno desenvolvimento...
Ontem consegui arranjar tempo e levantei o carro e tirei o escape fora e o catalisador também.
Com isso, descobri que o catalisador do carro já foi mexido pelo antigo dono. O meu catalisador é só mesmo a carcaça. Por isso entupido não está de certeza... Agora leva me a pensar é que o meu carro seja reprogramado para que consiga passar no teste de emissões da inspecção periódica...
Dito isto também acredito que a EGR tenha sido eliminada, daà continuar a aparecer o erro da EGR apesar de ter colocado uma nova.
Conclusão, vou ter que deixar o carro no mecânico para ele ver como deve de ser de onde vem o problema
Registado
Pedrob
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
«
Responder #6 em:
06 de Novembro de 2022, 17:37 pm »
O carro sem miolo de catalizador passa na inspecção mesmo sem estar reprogramado
Registado
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe
leatavsan
1.0 SCe
«
Responder #7 em:
06 de Novembro de 2022, 21:27 pm »
Honestamente não sabia disso.
Mas assim não era suposto o carro fazer mais fumo?
Registado
leatavsan
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
30 de Novembro de 2022, 21:33 pm »
Sei que já lá vai um tempito, mas esqueceu me de dar atualização aqui.
Acabei por deixar o cerro no mecânico e desta vez também apareceu um erro relacionado com o sensor de temperatura do anticongelante.
Foi substituÃdo e por incrÃvel que pareça o carro ficou a puxar muito melhor!
Apesar disso (e como seria de esperar) o erro da EGR vai surgindo após ser eliminado.
O meu mecânico habitual indicou me uma outra oficina mais especializada em eletrónica.
Fui lá esta semana, tiveram o carro ligado à máquina e foram dar uma volta com ele com o computador ao lado. À chegada à oficina foi me dito que, pelas leituras dadas pelo computador, o ar estava com pouca pressão (a pressão acho que andava a 1600 mBar e deveria de andar a 2200 mBar) o que muito provavelmente estaria relacionado com a válvula wastegate ou o turbo preso (pelo que me foi dado a entender o turbo é de geometria variável). Descartaram eventual falha da EGR
Nessa oficina, também me puseram uma unidade nova na EGR (não sei se foi este o termo que ele usou, não me lembro do termo certo, mas foi algo assim do género) e por acaso desde isso que ainda não apareceu o erro no painel, mas ainda so fiz uns 30km. Já houve alturas que o erro foi eliminado e demorou umas dezenas de km's a reaparecer...
Na quarta feira o carro vai lá voltar para verificarem o turbo e a válvula. Depois volto a dar novidades
Registado
leatavsan
1.0 SCe
«
Responder #9 em:
07 de Dezembro de 2022, 22:02 pm »
Boas
Já tenho novidades (boas e más)
Na parte boa, parece que o problema era a válvula e já está resolvido (ainda bem que o problema não era o turbo)
Agora as más notÃcias: depois de experimentarem o carro, ao chegarem à oficina o travão de imobilização activou se sozinho e bloqueou o carro... Ao que me disseram nem o cabo que está na mala para destravar o carro em caso de falta de bateria fazia o carro destravar. Como isso já aconteceu ao fim do dia não deu para qual o problema ao certo, mas pensam que tenha sido o módulo que foi ao ar... Se tiver que pôr um novo vão ser umas centenas de euros só para isso...
Lá se vai o subsÃdio de natal...
Registado
leatavsan
1.0 SCe
«
Responder #10 em:
09 de Dezembro de 2022, 12:44 pm »
Liguei à pouco para saber se já tinham valores para o arranjo do travão de imobilização e pelos vistos foi mesmo o módulo. Um novo na origem custa cerca de 400€ sem a mão de obra, mas neste momento não há stock e não tem prazo de entrega.
Se for usado será muito mais fácil (e barato) de comprar, a oficina só não me soube dizer é se o módulo novo (ou segunda mão) precisa ou não de ser programado e ainda estão a tentar saber isso.
Alguém sabe se precisa de alguma programação ou se é simplesmente trocar e está feito?
Obrigado
Registado
leatavsan
1.0 SCe
«
Responder #11 em:
06 de Janeiro de 2023, 19:41 pm »
Finalmente tenho o carro com tudo resolvido.
Acabei por comprar eu um módulo em segunda mão através da Universauto com seis meses de garantia. Por azar, o módulo veio avariado então tiveram que enviar uma segunda unidade que tinham em stock. Trocaram e funcionou sem problemas. Mas esta oficina deixou me um pouco desconfiado...
Passo a explicar melhor o que aconteceu:
Levei lá o carro para diagnosticarem o problema da perda de potência e ficou resolvido no próprio dia (até aqui 5 estrelas), no então fiquei sem travão de mão (coincidência ter avariado enquanto estava na oficina? Talvez, não sei). Continuando depois de montarem o módulo novo, ligam me a dizer que o módulo está funcional e sem erros e que só estão a acabar as coisas. 30 minutos depois ligam me novamente a dizer que está no painel uma luz do airbag e que não apaga ao qual eu digo que o meu carro nunca teve nenhuma luz de airbarg acesa, nem quando andei com o carro sem travão de mão (mais uma vez, será coincidência ter aparecido aquela luz enquanto estava novamente na oficina? - talvez, mas cada vez mais estranho). Continuando, ao fim do dia lá me ligaram a dizer que o carro estava pronto e lá fui buscá-lo.
À chegada à oficina dizem me que isso do airbarg lá ficou resolvido e que supostamente era só um mau contacto nos pinos (coisa que sei que até costuma acontecer) e dizem ainda que o que deve ter provocado a avaria do módulo deve ter sido a patilha onde se destrava/trava o carro pq enquanto estavam a testar o carro depois de montarem o módulo aparecia um erro qualquer que estaria relacionado com isso (mais uma coincidência?). Enfim lá apagaram os erros todos sem trocarem mais nada e deram me o carro.
Ontem e hoje já andei a experimentar o carro, o travão de imobilização funciona normalmente, destravar sozinho se acelerar, trava sozinho quando desliga e a patilha manual está a funcionar normalmente (como sem funcionou) estranho, não é?
A fatura disto pareceu me no mÃnimo um pouco cara...
Diagnóstico eletrónico - 30€ c/IVA
Válvula do turbo - 74€ c/IVA
Mão de obra 196€ c/IVA (5h se não me engano)
Depois ainda tinha mais qualquer coisa fazendo um total de 336€
Acho que para entre trocarem a válvula do turbo e substituir o módulo do travão demoraria no máximo 3h se tanto...
O valor do módulo não entra aqui nas contas pq fui eu que comprei a outra empresa.
Consideram caro para o trabalho que me foi feito no carro?
Obrigado
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica