Autor Tópico: Não consigo desapertar filtro de óleo  (Lida 2169 vezes)

Offline fnascimento

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimarães
Não consigo desapertar filtro de óleo
« em: 25 de Março de 2021, 19:46 pm »
Amigos,

Estou a mudar o óleo ao meu Laguna II e tenho que retirar o filtro do óleo, mas ele está muito apertado e não consigo desapertar. Ao tentar desapertar o filtro, o filtro não desanda mas esta peça (assinalada na foto) está a rodar. Ela não saiu, mas a peça move-se. Que peça é esta, e que cuidados tenho que ter?

Antes de mais, um grande obrigado!

Um abraço!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Não consigo desapertar filtro de óleo
« Responder #1 em: 25 de Março de 2021, 23:08 pm »
Isso se não me engano é um permutador , serve para o arrefecimento do óleo. em falta de melhor, retiras os tubos de agua que vão ao permutador e desapertas o conjunto, depois retiras o filtro cá fora.

Offline fnascimento

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 26 de Março de 2021, 12:56 pm »
Olá e muito obrigado por me ajudares!

Lá consegui tirar o filtro com muito esforço... Agora este tal permutador move-se para esquerda e direita penso que terei de apertar esta porca assinalada na imagem antes de colocar o novo filtro, que achas?

Forte abraço e continuação de boa sexta!

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #3 em: 26 de Março de 2021, 14:48 pm »
Boas, isso veda com um kitt de o´rings , se fosse a ti aproveitava para os trocar antes que comece a "babar" oleo.

Offline fnascimento

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 26 de Março de 2021, 20:52 pm »
Boas, obrigado pela dica, já que me meti nisto vou fazer o que puder e mudar também o´rings, tirei o óleo e o filtro porque estou a tentar trocar o turbo que está mal, e meter um novo que comprei, para já parece difícil, mas vamos ver, sempre que tenha avanços nesta aventura vou postar aqui,
mais uma vez obrigado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 29 de Março de 2021, 12:48 pm »
Por acaso não sei, mas vê se ao apertar essa porca isso aperta ou é só a porca desse casquilho.

Um conselho, se vais por-te a mexer em coisas que achas complicado, tira fotos a tudo tipo passo a passo, para quando for a montagem em alguma duvida, recorres as fotos para ver como estava.

Offline fnascimento

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 29 de Março de 2021, 20:08 pm »
Sim, estou a tirar fotos a tudo, e a identificar parafusos, já desmontei, turbo, catalisador, que aproveito e vou lavar está um puco sujo, tubinho metálico de lubrificação do turbo, que vou limpar também, tubagem de admissão, o tubo mais pequeno que é ligeiramente curvado tenho de comprar esta á furado, por isso tinha o motor babado com óleo e falta de potencia, estou nas limpezas, e depois começa a aventura da montagem
Obrigado pelas dicas.
Abraço