Autor Tópico: Compra de Megane 3 ou 4 | diesel ou gasolina (usado)  (Lida 3287 vezes)

Offline ChiccoFatella

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alem do Tejo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Charuto 1.2i
Compra de Megane 3 ou 4 | diesel ou gasolina (usado)
« em: 16 de Maio de 2020, 13:10 pm »
Boa Tarde.

Estou comprador de um megane 3 ou 4, preferencialmente a diesel, mas não descarto gasolina, dos anos de 2014, 2015 (apenas a geração 3) e 2016 geração 3 e 4. So sincero prefiro a geração 4, é mais bonita, se bem que a 3 não e horrível

No entanto, o megane é a 2a opção de escolha de carro. A 1a opção recai no Citroën C4 1.6hdi.
E é a nível de motores que recaem as minhas maiores dúvidas.

O 1.6hdi leva um "Eolys" e dependendo da versao/ano, alem deste Eolys, leva AdBlue.

1. Nas gerações 3 e 4 do Megane, existem também Eolys e AdBlue?

2. Fala se muito na questão das capas das bielas no 1.5dci. Nas unidades dos anos a que pretendo comprar, esse ainda é um problema, ou ja esta perfeitamente resolvido nao existindo problema com as capas?

3. Quanto ao FAP, nos Megane é mais ou mais propenso a dar raia que nos 1.6Hdi? Li algo relacionado com um 5° injector que "ajuda" nas regenerações

4. Outros problemas crónicos, existem? Quais?

O meu orçamento não é muito grande, terá de ser algo virado para a vertente "Low Cost", para a geração 4 do megane, o meu orçamento nao deverá chegar. Por isso mais certo é cair na versão 3, a 4 ja se manda para os 12.xxxeur e dai é sempre a subir.

Tenho usado a Net para procurar negócios (stand virtual) . Vi há dias uma unidade 3 de 2014 (venda em stand multimarcas e 1 ano de garantia), com registo de manutenção, nacional, 110cv e 230.000 KM, abaixo dos 9mil eur. Pelas fotos tem bom aspecto, mas nada como ver pessoalmente.
Arriscaram uma unidade com 230k km?

E em versões a gasolina alguém tem opinião em relação aos motores da geração 3 e 4, é o 1.2Tce de 100cv.

Por agora é so, se me lembrar de mais informação, volto. Desculpem as questões de bolso e a extensão do post.


Obrigado




Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Compra de Megane 3 ou 4 | diesel ou gasolina (usado)
« Responder #1 em: 28 de Maio de 2020, 00:09 am »
A Primeira questão que devias colocar é quantos km fazes por ano, escolher um diesel quando se faz meia duzia de km por ano, é um mau investimento, em todos os sentidos.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Compra de Megane 3 ou 4 | diesel ou gasolina (usado)
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2020, 13:38 pm »
...e se vais fazer muitos kilometros, este carro com 230mil, poderao ser ja muitos kilometros...
Nao estamos a falar dos TDI´s mais antigos (1.9) ou Mercedes, que faziam 500 ou muitos  mais mil kilometros.
Agora esses, salvo raras execpcoes, tambem ja nao fazem.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Compra de Megane 3 ou 4 | diesel ou gasolina (usado)
« Responder #3 em: 08 de Setembro de 2020, 11:54 am »
Só hoje vi esta publicação.

Muito cuidado com o motor 1.2TCE.
Problemas crónicos de consumo de óleo que regra geral só se resolvem com reconstrução do motor ou substituição.

Existe uma reprogramação, penso que até é gratuita tal como na Nissan, mas não resolve o problema do desgaste dos segmentos e nem sempre resolve o consumo de óleo.

Tenho um Nissan com esse motor, na versão de 115cv. Já foi reprogramado, continua a comer óleo (em 8000km fiquei com o óleo e menos de meio), não tem força (todos os cilindros estão com taxa de compressão abaixo de 6.5), quando apanha uma subida mais acentuada e longa parece ter 90cv, ao estacionar na garagem após pouco mais de 10km dá um bom cheiro a óleo queimado e se colocarmos o pé mais a fundo no acelerador e puxarmos mesmo pelo motor, mesmo abaixo das 3500rpm, começa a vibrar, como se estivesse a engasgar-se.

Se comprar com este motor, mande fazer primeiro um teste de compressão e verifique na Renault se o carro já foi reprogramado.

Espero ainda vir a tempo de ajudar.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline ChiccoFatella

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alem do Tejo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Charuto 1.2i
Re: Compra de Megane 3 ou 4 | diesel ou gasolina (usado)
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2020, 15:53 pm »
Nao comprei ainda, qualquer das formas obrigado por todas as opiniões.

Eu vou comprar usado. A questão é que o segmento (C) que é o segmento de carro que quero comprar (e que actualmente tenho) so vejo unidades com motores a diesel. Em 20 unidades, 19 são diesel e uma é gasolina.  E estou a incluir outras marcas/fabricantes também. O mercado de viaturas usadas esta "diesielizado" (passo o termo).

Este último facto e a situação económica do país (dado a pandemia) e também a troca de viatura não ser urgente (não estou descalço), tem me feito adiar.

Em relação ao megane diesel, tenho receio que a manutenção seja mais pesada do que a minha carteira suporta

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Compra de Megane 3 ou 4 | diesel ou gasolina (usado)
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2020, 22:15 pm »
Boas,
Também considero a Megane IV esteticamente melhor conseguida que a III mas gostos não se discutem.
Também gosto da III mas a IV tem outro "elan".
Nas Meganes IV, salvo erro, o aditivo adblue só aparece com o motor de 115 cv.
De 2016, de certeza que não tem.
Quantos aos HDI, não faço ideia.
Quanto ao FAP não existe melhor sistema que nos DCI. É o menos propício a dar chatices, o que nos dias que correm, é ouro !!! (todos têm medo dos FAP; quantos e quantos já tiveram problemas).
Já encontras a Megane IV (versão mais básica) a onze e tal mil euros, diesel claro.

Considero um mito, quando dizem que a manutenção dos carros a diesel é muito superior aos a gasolina.
Se for só o trivial, óleo e filtros, pastilhas, discos etc, diría que é a mesma coisa; se forem avarias, aí talvez o diesel seja menos amigo da nossa carteira.

Se não fizeres muitos kms (pelo menos 20 mil ano), carro a gasóleo não compensa, a não ser que gostes mesmo de ter um "diesel" à porta.
Foi o meu caso, estava a fazer apenas 11/12 mil ano, mas sempre preferi "os diesel". Agora com o covid, para ir para o trabalho, e para fugir um pouco aos transportes públicos, faço 70 kms diários, contra os 10 kms que fazia antes. Prevejo 25 a 30 mil este ano.