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CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
ilcaccillo:
Olá,
tenho um CLIO III Dynamique S 1.5dci de 2011
O carro tem o Ar Condicionado automático e o sistema GPS TOM TOM Carminat
Dadas as limitações do radio original já há muito tempo o queria substituir, mas não queria perder as funcionalidades do GPS.
Existe um sistema da PASER chamado NAviback que permite isto, mas custa 200euros, valor que eu acho exagerado.
Eu tenho conhecimentos de electrónica então decidi investigar como poderia usar outro radio neste carro e manter o GPS a funcionar.
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O GPS não funciona sem o rádio original , pois o circuito do GPS está dentro desse rádio.
Decidi abrir o radio original para averiguar, para abrir o rádio basta retirar os 8 parafusos da tampa metálica superior.
Abrindo o rádio retirem a placa de circuito superior, é facio pois apenas uma pequena ficha a liga ao resto do rádio.
Esta placa , onde está tambem agarrados os terminais de fichas externas é a placa onde está o circuito de GPS, e é a unica coisa que precisam para o GPS funcionar.
ilcaccillo:
Vão ter que introduzir esta placa juntamente com o novo rádio. Ela cabe por cima do modulo de controle do Ar Condicionado.
Antes de a inserir vamos preparar a placa.
Usando folha de plastico, neste caso com grossura suficiente para o picos das soldas do circuito não a furarem.
Vamos Isolar esta placa a toda a volta, para quando instalada não haver hipotese de curto-circuitos.
Não a vou inserir dentro de uma caixa por uma questão de espaço, desta forma o tamanho não aumenta muito.
Usando a folha de plastico grosso com fita isoladora, fazemos um bom envolope isolador à volta da placa.
O resultado final não é bonito admito, mas é extremamente eficiente a isolar e não aumenta o tamanho da placa que é muito importante devido ás restrições de espaço.
ilcaccillo:
ilcaccillo:
As ligaçoes que vão ser necessárias são,
ligar o cabo multipinos na ficha de cima (o que tem mais fios e pinos)
E precisamos de fazer puxadas para alimentação , o amarelo e o Preto em baixo
Para isso soldei 2 cabos, um aos 12V e outro ao Ground e soldei terminais nas pontas que vão ligar à nossa placa de circuito.
A puxada foi fita dos cabos de alimentação dos conectores que vão ser usados com o novo rádio.
ilcaccillo:
Instalação da placa do GPS no carro.
Foram coladas espumas por cima e por baixo do envelope de plástico de forma a absorver posiveis barulhos de vibração
A placa assenta por cima dos controlos do Ar condicionado. O conector das ligações fica virado para a parte detrás e do lado direito.
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