Autor Tópico: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão  (Lida 4768 vezes)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #15 em: 12 de Outubro de 2020, 21:46 pm »
No outro sítio como queriam pôr o charriot todo, nem vale a pena pôr isso em hipótese.
Qual é o preço da substituição do charriot? por vezes sai mais barato trocar a peça completa do que o preço das peças e mão de obra.

Quanto aos apoios, o central muda-se bem, já o do lado da distribuição e o da caixa, requerem suporte do motor, pode ser por baixo com um macaco, ou então com um suporte adequado para a operação.

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #16 em: 13 de Outubro de 2020, 22:51 pm »
respondendo primeiramente ao andresilvac4

tenho um familiar que percebe de mecânica, inclusivamente faz arranjos em veículos quando o horário de trabalho dele o permite, que me deverá ver o carro amanha para ver a melhor coisa a fazer.
tendo em conta a situação atual do carro, penso que irei efetivamente tratar primeiro da suspensão/direção e depois juntamente com o meu familiar trocamos os apoios do motor,  óleo e filtros. penso que assim ainda irei poupar bastante dinheiro. logicamente que lhe irei pagar, mas mão de obra será certamente mais barata e o valor das peças, filtros e óleo será também mais barato, pois deverá ser tudo encomendado da autodoc

agora respondendo ao Sls a GPL

a primeira oficina enviou-me um orçamento em que o total ficava a muito próximo dos 1200€ isto sem a mudança do óleo e filtros... só do charriot puseram lá 599€. daí eu ter dito logo que era para esquecer...
e essa oficina, para além dos apoios, apenas me trocava a rótula direita e a bialete esquerda. nesta ultima que fui, trocam as duas rótulas e duas bialetes. assim acabo por ficar com a direção/suspensão "nova", isto é, espero eu

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #17 em: 14 de Outubro de 2020, 00:46 am »
Fica sempre mais em conta assim com ajuda e fora de uma oficina só a fatia do estado já é uma boa ajuda lol.
Quanto ao autodoc eu até costumo comprar algumas coisas lá mas tem atenção que algumas coisas as vezes até nem compensa e ainda ficas com o risco de o material não servir (ser outro) e as coisas ainda demoram uma semana a chegar (encomenda feita no final do mês passado) não te vou dizer para não comprares material lá mas as vezes a ida a uma simples casa de peças ai da tua zona pode revelar se produtiva pois as vezes até pode ficar em 30 ou 40 euros mais caro mas para mim só o sossego de se alguma coisa estiver errada poder lá ir trocar logo as vezes paga se mais mas é outro sossego.
Atenção isto não é falar mal da autodoc ou de outra loja online qualquer só me refiro ao descanso de se alguma coisa estiver mal identicada no tecdoc (ferramenta para pesquisa de peças que o autodoc e praticamente toda a indústria das peças usa para identificar referências das peças) podes trocar sem grandes chatices e relativamente rápido e sem andares com portes para devolver alguma coisa.
Repito nunca me aconteceu mas acontece.
Deixo te uma "sorte que tive" sem saber, o carro da minha mulher precisava de uma caixa da direção e tal fomos ao autodoc valor reconstruída 180 ou 190 euros, numa casa de peças com devolução da antiga 210 ou 220 euros, por uma questão de ser de 1 dia para o outro optei pela da casa de peças a referência era exatamente a mesma em ambas as lojas na autodoc nem dava mais nenhuma referência para aquele carro, chega numa sexta a tarde levo a caixa ao mecânico ao desmontar a antiga repara que não é a mesma, bastou uma chamada para a casa de peças em questão e no dia seguinte (sábado de manhã) a caixa correta já lá estava foi só devolver a que veio trocada e a avariada e trazer a correcta, agora se mandava vir da autodoc tinha 2 hipóteses ou enviava a que tinha encomendado para a Alemanha (portes pagos por mim e não deviam ser pouco) e nisto ficava 1 semana ou 2 sem dinheiro até devolverem e mandar vir a correcta ou pagava novamente e esperava 1 semana pela nova peça enquanto esperava pela devolução do valor para o carro não ficar imobilizado muito mais tempo, ficava sem no mínimo 400 euros ainda que temporariamente e com o carro imobilizado por muito tempo assim a troco de mais 20 ou 30 euros livrei me de uma grande chatice e de ter o carro imobilizado e ter que andar com muito dinheiro a frente, em poucas horas ficou o assunto resolvido e carro a andar.
Cumprimentos

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #18 em: 28 de Outubro de 2020, 23:58 pm »
compreendo o que dizes. embora o meu familiar conseguisse fazer a reparação, ele como não tem as mesmas condições que as oficinas têm, disse-me que precisaria de uns 3 dias pelo menos para tratar do carro.
tendo em conta isto, acabei por marcar com a oficina e amanha ao final do dia vou deixar o carro lá para tratarem da suspensão/direção durante o dia de sexta.

relativamente aos apoios, já comprei o de baixo a menos de metade do preço que eles pediam. em principio no fim de semana eu próprio já o troco. o apoio do lado da distribuição, embora dê mais trabalho, ainda o vou ver primeiro para ter a certeza que precisa de ser trocado, pq o meu familiar, numa olhadela rápida que deu ao carro, não lhe pareceu que precisa-se de apoios novos.

vamos lá ver se resolvo isto de uma vez por todas...

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #19 em: 31 de Outubro de 2020, 01:01 am »
Boas noites,

já tenho o carro nas minhas mãos e posso dizer que o barulho efetivamente desapareceu! finalmente!

Resumo daquilo que trocaram:

2 bielete direção - 44,95€
2 ponteiras de direção - 57,50€
2 sinoblocos do charriot (o charriot deste modelo só tem 2 sinoblocos, em vez de 4 pelo que me disseram - mais barato fica pelo menos!) - 47,05€
2 braços de suspensão (triângulos) - 145,32€
5 molas de fixar forra - 9,18€
Mão de obra (5H) - 123€
alinhamento - 19€

o total ficou-me em 446,01€

Honestamente, acho que foi caro, mas pelo menos o essencial já está tratado...

Por resolver, ficou o barulho que ouço ao torcer/destorcer a direção principalmente em pequenas manobras... parece que continuo a ouvir uma espécie de tac-tac-tac...
Outra coisa que supostamente ficou por resolver foram os apoios do motor. No entanto, depois de já ter o problema na suspensão/direção resolvido, não notei necessidade de o fazer. Apesar disso, amanha já devo de trocar o apoio de baixo que prende na caixa de velocidades. Já o comprei a menos de metade do preço daquilo que me queriam fazer pagar e a troca é simples de se fazer. O apoio do lado da distribuição, ainda vou analisar melhor, mas uma coisa é certa: envolve mais trabalho.

Para a semana, se a meteorologia o permitir, será para mudar óleo e filtros...

Esta Scénic está a dar uma carrada de despesas... Daqui a nada tenho quase tudo novo, mas pelo menos sei aquilo que tenho...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #20 em: 31 de Outubro de 2020, 20:38 pm »
Se queremos ter um carro em condições, temos que largar a nota  :laugh: :laugh:
Só eu por causa da bomba de agua tive que gastar 150€ porque fui obrigado a mudar a distribuição, a mão de obra foi de borla  :laugh: :laugh:

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #21 em: 02 de Novembro de 2020, 23:59 pm »
sim, lá isso é verdade, mas acho que tive azar no carro que comprei sinceramente...

em pouco mais de um ano foram: kit de embraiagem + bomba de embraiagem, amortecedores, kit de distribuição, agora sinoblocos/ponteiras etc.... depois despesas mais normais como pneus e mudanças de óleo.

relativamente ao barulho que oiço ao rodar a direção, segundo o  meu familiar não é nada de preocupante, na altura ele explicou-me, mas já não me recordo bem. penso que era relacionado com a coluna de direção.

ele esteve também a dar uma olhadela também nos apoios referidos anteriormente e (penso que ainda não o tinha referido aqui - lapso meu) o apoio de baixo está a ficar estragado devido ao óleo que lhe está a pingar em cima, óleo esse que é proveniente da EGR... ora muito bem, mais uma coisa a reparar... relativamente ao apoio da distribuição, não achou que estivesse assim tão mau, mas também não achou que estivesse no melhor estado, mas para já a prioridade será então a EGR e depois então é que troco o apoio debaixo, para este não estar já a levar com óleo em cima, senão daqui a uns tempos já está igual.

como já tinha referido no post anterior, este fim de semana será então para trocar óleos e filtros. recebo amanhã o material todo da autodoc.

só para descargo de consciência, de quantos em quantos km's é que devo de fazer a mudança de óleo e filtros? isto tendo em conta que tenho uma Renault Grand Scénic II mesmo a fazer os 180mil km

Desde já obrigado

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #22 em: 03 de Novembro de 2020, 08:42 am »
Compraste um carro usado com quase 14/15 anos. Com cerca de 160mil e como referiste logo no inicio
O preço do carro estava muito abaixo do preço do restante mercado, pois precisava de trocar 1 amortecedor frontal e também tinha a embraiagem muito pesada.

Ou seja, não me parece que tenhas tido azar na escolha, escolheste sabendo que compravas um carro com preço abaixo do preço de mercado e tendo a idade que tinha, com os kms que tinha e o preço que tinha, era de esperar ter de gastar algum para o colocar a 100% e fazeres o resto dos kms descansado. Kit de distribuição é manutenção regular e não avaria/desgaste.

Agora de qualquer forma sabes que tens um carro com 15 anos, mas que basicamente precisará da manutenção programada e ainda alguma atenção ao que sabes que está com problemas, mas que estás a adiar. Ou seja, sabes exactamente o que tens nas mãos.

Mudas de óleo e filtro de óleo... 15000km ou 1 ano. O filtro de ar e de habitáculo aguentam-se mais tempo, mas tendo em conta o custo que têm, não perdes nada em trocar anualmente também. O de gasóleo salvoerro são 60mil.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #23 em: 04 de Novembro de 2020, 02:48 am »
Isto de comprar porco grande por pouco dinheiro é enganador, basicamente quase todas essas peças teem que ser mudadas por volta dessa kilometragem, acredita no que te digo nas estradas onde ando se as ponteiras da direção ou as rótulas de suspensão me durassem 100 mil sem nenhum barulho fazia uma festa (e atenção não compro material as estradas aqui é que são do piorio então umas malditas caixas de saneamento por onde passo quase todos os dias estão tão baixas e quando vêm carros em sentido contrário não há como evitar, se me durarem 2 anos sem barulhos já faço uma festa. Embraiagem lá está também não é muito comum durarem mais que 200 mil km,mudar a  distribuição não é uma avaria, avaria é quando partem por não serem mudadas.
Eu já mudei isso tudo no meu carro com extra de ter mudado também os segmentos do motor, vou fazendo por fases a coisa vai doendo menos a próxima área será os discos e pastilhas kit completo porque já não conseguem levar com mais calços é deixar gastar este jogo e depois meter 4 discos.
Carros são isto os velhos é em peças os novos é em revisões absurdas não é que seja grande consolo mas faço a minha revisão com óleo e filtros por menos de 60€ vs as revisões de 500 ou 600 € que vejo por aí.
Cumprimentos