Autor Tópico: Tweeter -> Resposta inesperada da renault  (Lida 18816 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #15 em: 19 de Dezembro de 2012, 12:27 pm »
DIY para Clio III: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3096.0

Para o Mégane III é igual ou muito parecido com isto.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #16 em: 19 de Dezembro de 2012, 16:10 pm »
No mégane III não existe tweeters falsos, trás simplesmente a ficha!!! Pedes um tweeter para o radio seguinte ou do rádio top de gama eles andam á volta dos 40€ mais coisa menos coisa.

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #17 em: 09 de Março de 2013, 10:09 am »
Vamos lá por ordem nisto.
-Todos, repito todos, os Megane III possuem instalação para tweeters.
-As versões que os trazem montados resumem-se aos Bose Edition e as que estão equipadas com o auto-rádio Arkamys.
-Queres montar os tweeters? Simples, vais á Renault, compras (mais ou menos 20€) e montas. É fácil e deve ser idêntico ao Clio III. Acho que existe um DIY disso.

Venho aqui "desenterrar" este tópico apenas para esclarecer uma coisa... O meu Mégane não tem pré-instalação para os tweeters! Ao levantar a tampa, não está lá a fixa no encaixe para depois efectuar a ligação dos tweeters, portanto nem todos os Méganes 3 trazem essa instalação de fábrica. E não é caso único em Portugal, basta procurar um pouco que existem mais pessoas cujas viaturas se encontram na mesma situação  :sad:
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #18 em: 09 de Março de 2013, 12:59 pm »
Ao retirares a tampa do tweeter tens um plástico que tem de ser partido e só depois é que tens acesso á ficha de instalação.

Xmarine

  • Visitante
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #19 em: 09 de Março de 2013, 21:50 pm »
Acho que tenho uma caixa cheia de tweeter's renault em casa....
Essa da compatibilidade é a resposta mais ridícula que já vi. Dá para ligar tweeter's em qualquer auto-radio do mundo lol

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #20 em: 10 de Março de 2013, 22:39 pm »
@carlosjcm

Supostamente a ficha deveria vir encaixada nesse plástico... Isto tendo em conta estas fotos:

(Isto é o que tenho no meu)


Pelo que li num fórum espanhol, para trazer a pré-instalação de tweeters deveria estar assim:




Tenho de sacar o plástico do meu a ver se realmente tem alguma coisa lá por baixo...
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #21 em: 10 de Março de 2013, 22:42 pm »
Partes essa pecinha como disse em cima e depois já vês a ficha o meu também estava igual ao teu!! O teu tem pré-instalação!!


Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #22 em: 10 de Março de 2013, 22:46 pm »
não tem nada carlos, o homem foi premtório em afirmar que não e no quote que fez ao post do rui

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #23 em: 25 de Junho de 2016, 21:24 pm »
Boas a todos...

Não quis estar a pegar num tópico com 3 anos e por isso abri este para pedir algumas informações sobre preços.

O meu Megane não tem a pré-instalação para os tweeters  (já tirei a tampa onde deviam estar, parti a peça de plástico que lá estava e nada de cablagem ou fichas) e por isso gostava de saber se já alguém na mesma situação mandou fazer a necessária instalação para que fiquem a funcionar...

Alguém tem ideias de quanto fica esta operação na Renault ou num electricista auto? Ainda não pedi orçamentos, mas quando começar a tratar disso queria ter uma ideia aproximada de valores (sim, eu sei que varia de casa para casa, mas mesmo assim...)
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #24 em: 25 de Junho de 2016, 22:23 pm »
E qual é o problema de usar um tópico com 3 anos?
Por acaso está podre e não se pode mexer?
Que raio de teoria...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #25 em: 26 de Junho de 2016, 00:14 am »
Não, não está podre, mas enquanto nesse tópico se discutia ou não a presença da pré-instalação para os tweeters,  num tópico novo consigo expôr o meu pedido de ajuda de forma diferente e mais de acordo ao que pretendo...
« Última modificação: 26 de Junho de 2016, 00:15 am por _BG_ »
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #26 em: 26 de Junho de 2016, 22:25 pm »
O tópico em causa, presumo que seja este: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11857.0

Volto a questionar qual é o problema?
Porque não complementar um tópico já existente com informação válida, ao invés de espalhar a coisa em 2 tópicos?
Apenas isto.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #27 em: 26 de Junho de 2016, 23:34 pm »
Por mim é igual... Um admin que faça então o favor de juntar os dois tópicos, se possível... A ver se entretanto alguém sabe dar alguma informação sobre o que referi...
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #28 em: 27 de Junho de 2016, 10:05 am »
Boas

Vou tentar dar uma opinião/ideia sobre isto, eu na mesma com o meu captur, com a mesma intenção que tu, fui no entanto ler o tópico aqui indicado e começo por este tópico indicado que considero muito incompleto e com ideias erradas.

Afirma no tópico que há rádios/ sistemas de som de vários modelos renault que trazem ou não ligações para os tweeters.
Ora bem, se os trazem quais as colunas que trazem? de 2 ou 3 vias? Se já estão preparados para levar tweeters e por conseguinte "terão" o crossover necessário aos tweeters instalados ou pelo menos feitos de forma "simples" nas colunas existentes, de qualquer maneira só faz sentido essas colunas serem de 2 vias pois se são de 3 vias, o proprietário chegando à renault como dito algures no outro tópico e comprando os tweeters (julgo que até falam em 20€, atenção que o tópico é de 2012), montando esses tweeters fica com as colunas à frente com 2 tweeters em cada uma.
Isto assim a mim não me faz sentido nenhum, a não ser que o proprietário não tenha/tivesse só de adquirir os tweeters mas também um outro par de colunas.

Agora falando propriamente deste tópico, eu como disse no  meu captur também não tenho pré instalação para tweeters e tenho ideia de os montar e contráriamente a outras ideias (também expostas no tópico existente), julgo que melhorarão o som do carro porque estando as colunas nas portas os agudos estão muito embaixo e sujeitos ao abafamento próprio de estarem num plano baixo mais a envolvência dos bancos, tablier, quero eu dizer que o som está no plano baixo do carro e nós no plano alto do carro e os tweeters têm local no plano superior do tablier.

Quais as dificuldades/ações a desenvolver?
1º adquirir as colunas com tweeters, a renault ao que parece usa colunas FOCAL mas há outras marcas que serão tão boas ou melhor, mais ou menos dispendiosas, cada um escolherá.
2º passar os fios, no meu captur as portas estão ligadas elétricamente ao interior do carro através duma ficha, sai um cabo isolado com manga de borracha da porta e tem uma ficha na ponta que liga numa outra na carroçaria, portanto passar fios da porta para o interior julgo que não será tarefa "simples" mas os tweeters pode-se fazer a sua ligação até a meio dos fios existentes às colunas que estão na carroçaria ou mesmo no próprio rádio, tem é de se saber as cores dos fios e escolher o melhor sitio para fazer essa tal de ligação que será uma ligação a um crossover e depois este ligará ao tweeter.

Qual a minha ideia?
Tendo andado a olhar para colunas, não tenho assim um conhecimento muito atual do que existe no mercado/qualidade estou inclinado para umas MTX DE 16,5 cm com tweeters separados que há na norauto a 80€, não sei, não faço ideia se são boas ou não e se por acaso há alguém que tenha outra sugestão/ideia/conhecimento, agradeço desde já o feedback. Estas colunas trazem os tweeters e também os crossover claro, a ligação terei de descobrir ou ali na carroçaria junto à porta quais os fios das colunas (a forra da porta terá de ser de qualquer maneira desmontada para se trocar os woofers e aí vê-se as cores dos fios que saem e com sorte no interior do carro serão as mesmas) e em seguida será uma questão de espaço onde caibam os crossover e suportar os tweeters nos seus locais.

Não sei se de alguma forma isto ajuda, pelo menos fala-te em crossovers que as colunas trazem, que terás de trocar as colunas de origem pois em principio serão de 3 vias e que a "fiarada" vem com as colunas (para os tweeters).
Isto tudo relativo exclusivamente aos lugares da frente.

Cumprimentos

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: Tweeter -> Resposta inesperada da renault
« Responder #29 em: 27 de Junho de 2016, 11:02 am »
As colunas que equipam os Meganes (não sei como é no Captur) têm duplo cone, não sei se isso significa que são de duas vias... Sei que os modelos que trazem tweeters ou a pré-instalação para os mesmos (com a excepção feita dos carros equipados com o sistema Bose) têm as mesmas colunas, portanto parece-me que o que falhou aqui na Renault foi passar cabos...
Agora, pode-se colocar a questão de tem ou não a ver com o rádio que vem de origem? Isso já não sei, o meu é o mais básico, sem bluetooth...
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume