Autor Tópico: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS  (Lida 9960 vezes)

Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Olá,
tenho um CLIO III Dynamique S 1.5dci de 2011

O carro tem o Ar Condicionado automático e o sistema GPS TOM TOM Carminat

Dadas as limitações do radio original já há muito tempo o queria substituir, mas não queria perder as funcionalidades do GPS.

Existe um sistema da PASER chamado NAviback que permite isto, mas custa 200euros, valor que eu acho exagerado.

Eu tenho conhecimentos de electrónica então decidi investigar como poderia usar outro radio neste carro e manter o GPS a funcionar.

__________________________

O GPS não funciona sem o rádio original , pois o circuito do GPS está dentro desse rádio.

Decidi abrir o radio original para averiguar, para abrir o rádio basta retirar os 8 parafusos da tampa metálica superior.



Abrindo o rádio retirem a placa de circuito superior, é facio pois apenas uma pequena ficha a liga ao resto do rádio.

Esta placa , onde está tambem agarrados os terminais de fichas externas é a placa onde está o circuito de GPS, e é a unica coisa que precisam para o GPS funcionar.

Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #1 em: 27 de Novembro de 2017, 11:31 am »


Vão ter que introduzir esta placa juntamente com o novo rádio. Ela cabe por cima do modulo de controle do Ar Condicionado.

Antes de a inserir vamos preparar a placa.

Usando folha de plastico, neste caso com grossura suficiente para o picos das soldas do circuito não a furarem.
Vamos Isolar esta placa a toda a volta, para quando instalada não haver hipotese de curto-circuitos.
Não a vou inserir dentro de uma caixa por uma questão de espaço, desta forma o tamanho não aumenta muito.







Usando a folha de plastico grosso com fita isoladora, fazemos um bom envolope isolador à volta da placa.

O resultado final não é bonito admito, mas é extremamente eficiente a isolar e não aumenta o tamanho da placa que é muito importante devido ás restrições de espaço.


Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #2 em: 27 de Novembro de 2017, 11:32 am »



Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #3 em: 27 de Novembro de 2017, 11:36 am »


As ligaçoes que vão ser necessárias são,
ligar o cabo multipinos na ficha de cima (o que tem mais fios e pinos)

E precisamos de fazer puxadas para alimentação , o amarelo e o Preto em baixo





Para isso soldei 2 cabos, um aos 12V e outro ao Ground e soldei terminais nas pontas que vão ligar à nossa placa de circuito.
A puxada foi fita dos cabos de alimentação dos conectores que vão ser usados com o novo rádio.


Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #4 em: 27 de Novembro de 2017, 11:38 am »


Instalação da placa do GPS no carro.
Foram coladas espumas por cima e por baixo do envelope de plástico de forma a absorver posiveis barulhos de vibração



A placa assenta por cima dos controlos do Ar condicionado. O conector das ligações fica virado para a parte detrás e do lado direito.


Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #5 em: 27 de Novembro de 2017, 11:39 am »


Mais uma foto dos terminais de alimentação

Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #6 em: 27 de Novembro de 2017, 11:42 am »


Não se esqueçam,
Na placa de circuito do GPS ligam a ficha com mais pinos de todas, que vão ligar ao topo do conector, e ligam 2 terminais de voltagem, um com 12v e outro com 0V ou ground

No novo rádio vão ligar 2 fichas também que estão juntam, é a ficha com as saídas para as Colunas e a ficha com alimentação

Depois de tido ligado , liguem o carro e Voilá, têm um rádio novo com o GPS de sempre.

Pouparam 200euros no sistema Naviback

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #7 em: 27 de Novembro de 2017, 21:48 pm »
Excelente DIY, obrigado pela partilha.  :happy: :happy: :happy:

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #8 em: 28 de Novembro de 2017, 13:51 pm »
Grande modificação, parabéns.
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #9 em: 28 de Novembro de 2017, 21:59 pm »
Bom DIY. Obrigado.
Basicamente é como se mantivesses os dois rádios. Só um alerta, faz uns furos no plástico que colocaste a envolver a placa, por causa do aquecimento que a placa poderá ter.

Offline the_shadow

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Coupe III
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #10 em: 09 de Dezembro de 2017, 14:43 pm »
E os comandos continuam a funcionar os do gps!?

Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #11 em: 07 de Novembro de 2020, 02:59 am »
Bom DIY. Obrigado.
Basicamente é como se mantivesses os dois rádios. Só um alerta, faz uns furos no plástico que colocaste a envolver a placa, por causa do aquecimento que a placa poderá ter.

Boas
Não é bem como se mantivesse os 2 radios, a placa que usei realmente está dentro do rádio original mas é o circuito de GPS, as placas do radio original e restante circuito do rádio não foram usadas.

Sobre o aquecimento, obrigado pela dica, tambem pensei nisso um dia destes desmonto e vejo isso. Sendo que está a funcinar bem há já vários anos.
Pena que o GPS que foi instalado nestes carros já era um pouco outdated mesmo na altura, escrever uma morada com o comando fornecido é uma seca. Hoje em dia qualquer GPS gratuíto de telemóvel é muito melhor e acabo por usar na realidade o Waze. Mas tambem não me seriva de grande coisa ter um ecrã já instalado no carro e ficar desligado.

Offline ilcaccillo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 24
  • Garagem : CLIO III Dynamique S 1.5dci 2011
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #12 em: 07 de Novembro de 2020, 03:00 am »
E os comandos continuam a funcionar os do gps!?

O Comando do GPS sim, os comandos do volante que controlavam o radio original não.

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: CLIO III - Como Substituir Radio original e manter funcionamento do TOM TOM GPS
« Responder #13 em: 07 de Novembro de 2020, 09:25 am »
que pena isto só se aplicar ao clio 3 e nao outros modelos renault, com comandos ao volante.

no meu scenic 2 seria bom utilizar meu novo radio bluetooth mas usar os cabos que vao ao volante para ter tudo debaixo dos meus dedos sem largar o volante para mudar de faixa ou atender tlm maos-livres.

nao preciso de gps (nem da radio) porque nao tenho o painel renault com gps tom-tom / eu uso o google maps no tlm para me orientar ...infelizmente num ecran pequeno mas nao podemos todos ter um tablet 12" tipo tesla LOL