Autor Tópico: Junta colaça  (Lida 3910 vezes)

Offline jonasguitar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.5 DCI 11, Audi A4 1.9 TDI130c
Junta colaça
« em: 30 de Janeiro de 2021, 18:05 pm »
Boas pessoal, venho aqui pedir uma opinião pois tenho uma Grand Scenic de 2011, que esteve na oficina a reparar junta da colaça, mudaram correias e bomba de água e respectivos vedandes, e óleo. Passados poucos dias acende aviso vermelho de perigo de gripagem e pressão de óleo a vermelho, lá levei a carrinha para a oficina.
Mecânico acabou de ligar a dizer que era a bomba de óleo e como não bombeava óleo gripou o turbo.

Gostaria de saber a vossa opinião acerca desta reparação...
Obrigado.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Junta colaça
« Responder #1 em: 31 de Janeiro de 2021, 01:23 am »
A questão que se pode colocar é se era previsível ou não a bomba de óleo avariar, e não ter sido substituída quando da reparação do motor.
A resposta é incerta, pois o desgaste da bomba de óleo depende do uso e cuidado que o motor teve, se andou com óleos bons ou de má qualidade, se a substituição do óleo e filtros foi feita a tempo e horas, se houve ou não mistura de agua no óleo, etc
A bomba tem um sensor que avisa quando a pressão é baixa, o que permite saber se a bomba está a trabalhar bem ou não, mas o sensor também pode falhar.
A responsabilidade de observar esses sinais é do utilizador do carro, se a luz acendeu apenas uma vez ou acendia de vez em quando.  São esses pormenores que depois devem ser ditos ao mecânico para este avaliar. 
A única forma de saber o estado da bomba é medir a pressão de trabalho, para se saber se está dentro dos parâmetros da marca.
Não esquecer que a bomba de óleo é uma peça de desgaste, por isso tem que ser substituída de tempos a tempos.
 
 

Offline jonasguitar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.5 DCI 11, Audi A4 1.9 TDI130c
Re: Junta colaça
« Responder #2 em: 31 de Janeiro de 2021, 07:56 am »
Já agora obrigado pela resposta, a revisão é costume ser feita a hora, óleo tem sido o elf. Mas aqui a questão é que o mecânico disse que talvez tenha sido da  água no óleo...
Não percebo muito de mecânica. A carrinha foi para a oficina pois a água estava a desaparecer e eu não via fuga nenhuma, então foi aí que repararam a junta. É claro que mudaram as correias que também estava na hora de mudar, a revisão também. A minha dúvida é se a água vai a junta da colaça também entra na bomba de óleo? O aviso de pressão de óleo só apareceu a seguir à reparação e foi aviso a vermelho juntamente com perigo de gripagem. Fui buscar a carrinha na segunda feira, só fez 40km na terça, quinta ia sair com ela de casa e o aviso acendeu logo, basicamente com carro a frio. Fui logo directo para a oficina.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Junta colaça
« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2021, 17:04 pm »
Existe comunicação entre a cabeça do motor e o bloco, de canais de óleo e de agua para refrigeração. Quando a junta da cabeça queima, há a possibilidade de haver mistura de agua no óleo, depende da zona onde a junta queimou.
Se houve mistura de agua no óleo, está o caldo entornado, pois estes dois quando se misturam, formam um liquido mais espesso quase tipo massa, que pode provocar entupimentos, alem disso pode provocar danos ou desgaste precoce da bomba de óleo e em elementos ferrosos que tenham contacto com o óleo.

No caso do turbo, o problema pode ter sido originado antes da reparação e só se revelou depois, se o óleo tinha agua, tem tendências a oxidar  os elementos ferrosos que com ele tiveram contacto, por exemplo os rolamentos.
Visto que o carro teve parado durante a reparação, é normal que o processo de oxidação seja mais rápido.
Depois quando andaste com o carro foi o suficiente para esses problemas se revelarem.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Junta colaça
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro de 2021, 01:53 am »
Boas como já te disseram, sim em teoria é possível que a avaria da bomba de água seja originada pela avaria na junta da cabeça (colaça), já que em alguns casos a avaria provoca a passagem entre a água e o óleo e o deixar arrastar a situação contamina o óleo que obviamente fica contaminado (parece maionese) e deixa de cumprir a sua função de evitar o desgaste entre as partes metálicas do motor.
Quanto a tua situação sei que é chato ainda para mais vens de uma reparação já ela cara mas antes de mais era trocar a dita bomba de óleo e trocar o turbo e se possível verificar e se necessário substituir as capas das bielas (bronzes), pois se o motor teve falta de pressão de óleo estas devem ter sofrido quase de certeza, se andaste com óleo contaminado ainda mais ao retirar 1 capa o mecânico se for bom verifica se é preciso ou não substituir as mesmas, não é material muito caro e para mudar a bomba de óleo elas vão ficar a vista, e não referes o motor mas se for o 1.5dci até é "recomendado" substituir aquando da mudança de distribuição porque muitos desses motores gripavam essas capas.
Boa sorte na reparação e bons km na máquina

Offline jonasguitar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.5 DCI 11, Audi A4 1.9 TDI130c
Re: Junta colaça
« Responder #5 em: 01 de Fevereiro de 2021, 15:01 pm »
Boas, a bomba de água fui mudada com as correias, si. O motor é 1.5 dci de 110cv, pelas respostas que obtive o problema destes motores começam no radiador de óleo ants da junta da colaça, o que acontece é que não deram fé dessa situação, o que me leva a querer é que a reparação tenha sido mal feita e muito demorada... A carrinha esteve 3 semanas na oficina e possivelmente a bomba de óleo e o turbo seja desculpa para repararem aquilo que foi mal feito. Isto tudo para justificar valores da próxima intervenção que foi mal reparada, neste momento apetece-me tirar a carrinha dessa oficina, mas como já lá gastei dinheiro, nem tenho vontade de lá pôr os pés para realmente como está a viatura, estou a espera que o patrão ligue, mas cheira me que nem abrirá motor...  Isto quero eu dizer que estão atirar para o ar a ver se cola. Estou com uma Gana que se for lá "vou-me atirar ao ar",
Por esse motivo as vezes compensa levar à marca, mas em contra partida ficava o dobro do dinheiro e tinha garantia garantida. Peço desculpa pelo desabafo e muito obrigado pelas ajudas que me deram.


Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Junta colaça
« Responder #6 em: 02 de Fevereiro de 2021, 11:53 am »
Eu tinha referido bomba de água mas foi erro meu referia me a avaria da bomba de óleo essa sim provocada pela mistura de anticongelante no óleo que provocou que a mesma se danificasse.
O que referes sim é verdade quando tive a Megane o meu mecânico também me referiu que os radiadores de óleo nos 1.5dci costumam dar problemas e antes de se avançar para a troca da junta da cabeça foi mudado esse radiador (infelizmente sem resolver o problema),nessa altura ele referiu que poderia continuar a utilizar o carro mais uns dias (para estar atento aos níveis apenas) porque em avarias do radiador de óleo a passagem é "sempre" feita do óleo para o antigelo devido a pressão do óleo ser muito superior à do antigelo, e de facto os sintomas eram pressão em excesso no vaso de expansão e óleo na água que mais tarde com a junta e cabeça rectificada foi resolvido.
A avaria original terá mesmo sido a junta que fez com que o antigelo se misturasse com o óleo do motor o que basicamente fez com que o carro andasse sem óleo provocando o gripar da bomba de óleo e da turbina do turbo.
Não sei como as coisas foram com o teu mecânico mas uma bomba de óleo com problemas costuma fazer um barulho bastante audível pelo que ou foi negligente ou então quando te devolveu o carro o problema ainda não estava avançado e foi piorando a medida que o carro foi andando.
Isto para dizer que mecânica as vezes é um trabalho ingrato muitas vezes os mecânicos são negligentes mas outras os problemas não estão ainda perceptíveis.
Cumprimentos

Offline jonasguitar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.5 DCI 11, Audi A4 1.9 TDI130c
Re: Junta colaça
« Responder #7 em: 02 de Fevereiro de 2021, 21:59 pm »
Boas, hoje falei com o patrão da oficina, ele falou que com a rectificação da colaça a pressão aumentou e daí a bomba de óleo não ter aguentado, o turbo ainda não sabe se sofreu com isto... Vamos ver o que vai sair. Já agora a rectificação do turbo ficou por quanto?
Obrigado pela ajuda e cumprimentos.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Junta colaça
« Responder #8 em: 03 de Fevereiro de 2021, 00:03 am »
Como?? Peço desculpa mas a bomba de oleoa pode ter avariado por todo e qualquer motivo menos por aumento da compressão porque a compressão é nos cilindros se compressão estiver no Carter está algo muito mal no motor essa desculpa não compro mas deixa que aqui alguém mais experiente confirme o que eu digo...
Quanto a reparação do turbo na altura foi mandada fazer por mim numa casa especializada e o mecânico apenas tirou o turbo e voltou a instalar penso que tenha sido 290€ ou 300 já não me recordo bem.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Junta colaça
« Responder #9 em: 03 de Fevereiro de 2021, 17:54 pm »
Deram-te musica  :assobio:

A bomba foi a vida pelo que já dissemos antes, tudo o resto é conversa .

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Junta colaça
« Responder #10 em: 03 de Fevereiro de 2021, 20:08 pm »
Única pressão é por defeito da PCV - Positive Crank Valve. A junta permite a união da cabeça ao bloco e haver compressão no cilindro.
Por defeito de pressão deve-se à bomba ter problemas.

Isso tem de ser perguntado que testes fizeram, os valores.
Um teste de compressão onde é ligado um manometro de pressão afere o nível.
Está nos valores? Óptimo.

Não está? Se baixa, perda de potência. Se alta ou demasia, válvulas e cabeça flutuam.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline jonasguitar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.5 DCI 11, Audi A4 1.9 TDI130c
Re: Junta colaça
« Responder #11 em: 19 de Fevereiro de 2021, 09:37 am »
Boas, a saga continua. Depois de me levar 830€ pela bomba de óleo e core do turbo, a carrinha veio com fuga de valvolina no diferencial. Está lá para reparar a fuga mas entretanto como disse que não ia levar dinheiro por isto, aparece uma fuga nas válvulas, então eu disse ao mecânico que a carrinha também tinha a direcção desalinhada tudo devido a reparação do cárter. A resposta dele que era normal nestes trabalhos e que eu tinha de a alinhar. Acham isto normal... Vou precisar de outro mecânico alguém conhece algum bom aqui na zona de Ermesinde e arredores. :angry: :angry: :angry:


Obrigado.

Offline jonasguitar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.5 DCI 11, Audi A4 1.9 TDI130c
Re: Junta colaça
« Responder #12 em: 19 de Fevereiro de 2021, 11:49 am »
Esqueci de referir tb o preço da reparação da colaça 650...

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Junta colaça
« Responder #13 em: 20 de Fevereiro de 2021, 18:48 pm »
Se mandaste retficar a Cabeça do motor (facejar, rodar válvulas mudar vedantes das válvulas e eventualmente verificar as guias das válvulas) mais a distribuição bomba de água etc com a mão de obra parece um preço médio a fugir um pouco para o alto (depende sempre do que foi feito) mas na média.
Agora core mais bomba de óleo (a qual não faço ideia do preço) já me parece um pouco caro demais mas aqui alguém mais entendido que o diga.

Offline Frederico80

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Espace 2.2 DCI 150cv 2006 Initiale Paris
Re: Junta colaça
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2021, 19:07 pm »
Olá pessoal, boas..

Provavelmente a minha carrinha está com esse problema da junta da cabeça..

O que eu fico puto, é que somos muito maus servidos de mecânicos bons e técnicos...
Primeiro o mecânico da oficina onde levei me disse que o problema era do permutador de óleo, daí trocaram.

Peguei o carro e levei para casa, e antes de chegar na minha casa, deu no quadrante "verifique o nível de óleo", liguei na oficina e voltei lá..

Chagando lá lá vem o mecânico que mexeu no meu carro, e foi dar uma olhada...abriu o reservatório de água do radiador e tinha óleo de novo no mesmo...

Eu perguntei; Por que antes de trocar o permutador de óleo, vocês não fizeram um teste no antigo?

E ele veio me falar de como que é que faz o teste no permutador, e disse que não se faz esse teste...aí eu tive que explicar e ela como se faz o teste...é fo**!!!


Então, com certeza deve ser a junta da colaça que foi a vida... Interessante que o motor funciona normal, não falha e trabalha fino..

Hoje liga me o dono da oficina a dizer que estava falando com o mecânico, e o mesmo informou que pelo que viu(sem fazer teste em nada, e sem verificar se a junta estava queimada) que o bloco estava rachado...

Eu não estou acreditando muito nessa teoria por que não abriram o motor realmente para ver o que se passa...

Vocês poderiam dar me uma opinião sobre essa situação??

O problema é que o óleo está indo para o reservatório de água, porém quando eu vi rapidamente estava com um cor mais escura e um pouco pastoso.

Desculpa aproveitar o post, mas estão indo para o mesmo problema.

Obrigado
Cump.
Frederico Vicente