Autor Tópico: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...  (Lida 5243 vezes)

Offline RUBEN FREITAS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 5
  • Garagem : RENAULT CLIO IV
Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« em: 10 de Fevereiro de 2021, 22:04 pm »
Olá pessoal, deixo aqi umas questões caso me consigam ajudar. Em 2019 alteraram na Renault cá da ilha da madeira o Kit correia de acessórios, mas entretanto o meu carro neste dia 25 de dezembro deixou d andar onde ja me disseram que foi a correia distribuição que partiu, este carro é de 2013 sempre foi visto na Renault onde me disseram na ultima vez que lá fui que a próxima intervenção ultrapassava 1000 e poucos euros que nem valia a pena fazer a revisão resumindo o carro liga mas ao tocar no botão ele não arranca. Já me disseram que será novo motor, gostaria de saber se é possível que não tenha afetado o motor, pois ele desliga, se o kit correia acessorios refere-se ao ligado ao alternador e senão deveria ter sido feito em 2019 a alteração da distribuição na marca (pois não me disseram nada) ah! e a revisão apontava para os 112mil e o carro tem 113mil.

Obrigado pela ajuda! Cumprimentos a todos!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #1 em: 10 de Fevereiro de 2021, 23:41 pm »
Está ai uma grande confusão...
Primeiro que tudo devias ter dito qual é o carro e o motor que tem.
Pois pode ser de correia ou corrente de distribuição.
Se as revisões têm sido feitas na marca, normalmente alertam o proprietário quando atinge um dos dois, ou km ou tempo, isto no caso da correia de distribuição.
Se for corrente de distribuição, normalmente só se intervém quando esta começa a fazer barulho.
Sem saber que motor é, é difícil saber o que possa ser.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #2 em: 11 de Fevereiro de 2021, 01:12 am »
Se for o 0.9tce (segundo o título do tópico), é de corrente, portanto só mexem quando faz barulho.
Sinceramente nestes motores nunca li/ouvi relatos de partirem a corrente, mas pode acontecer sim...
Essa intervenção de 1000 e tal euros era para trocar o quê? 🤔
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline RUBEN FREITAS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 5
  • Garagem : RENAULT CLIO IV
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #3 em: 11 de Fevereiro de 2021, 10:48 am »
Boas, fui lá em 2020 com um barulho estranho e o que me disseram era que poderia ser o tensor ou a distribuição que poderia ultrapassar os 1000 e tal euros que mais valia comprar um carro novo entregar aquele....
o Carro é um 0.9 TCE 75 cvs GASOLINA

Neste momento, o carro não anda, não pega porque provavelmente rebentou e na Renault Website falam assim cito: "Se o seu Renault tem mais de 5 anos e/ou percorreu entre 60 000 e 160 000km, está na altura de proceder à substituição da correia do seu veículo.   que a distribuição deve ser troca aos 6 anos" , algo que não foi feito em 2019.... e entre os 60000 e os 101mil sempre foi a renault e ninguém fe nada dissso nem foi falado , vejo na folha de controlo.

Carro de 2013, revisões na Renault , ultima intervenção em 2019 com 101mil, no mês 08, reparado kit correia acessórios, e rebentou com 113mil com próxima revisão apontada para os 112mil ...

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #4 em: 11 de Fevereiro de 2021, 13:53 pm »
Mesmo com extensão de garantia já tinha passado o prazo. Agora é decidir se arranjas ou mandas para troca e vais buscar outro.

Offline RUBEN FREITAS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 5
  • Garagem : RENAULT CLIO IV
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2021, 14:21 pm »
Boas pessoal novidades, carro foi para a Renault ainda há pouco, na Renault disseram me que como é a gasolina, é uma corrente que não deve partir e então no plano de manutenção não está incluído substituição nem alguma intervenção, só nos veículos a gasóleo é que se faz a substituição aos 6 anos ou 150mil.

Vão agora  fazer o diagnóstico lá na Renault,.... resumindo se for mesmo a corrente, não deveria partir foi "azar".... Algo que eu não concordo pois paguei sempre para ir hà Renault e sempre paguei tudo aqilo que eles diziam pra por.. Penso que vou ter chatices maiores, que acham?

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 216
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro de 2021, 13:13 pm »
Sem falar na falha mecânica, a atitude do stand de dizer que em vez de fazer uma intervenção de 1000€ recomenda entregar o carro e comprar outro, não cheira bem...

Tens orçamento dessa intervenção, em que indicam o que iria ser feito?

Offline RUBEN FREITAS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 5
  • Garagem : RENAULT CLIO IV
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #7 em: 17 de Fevereiro de 2021, 14:26 pm »
Boas pessoal recebi hoje orçamento pela Renault  2251.52€ análise do perito " o tensor da corrente de distribuição perdeu eficácia, causando funcionalmento da corrente de distribuição fora do ponto correto com esta situação o motor passou a trabalhar descomando e como consequência provocou danos nas válvulas"

E agora?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #8 em: 17 de Fevereiro de 2021, 22:48 pm »
Agora, é abrir, trocar as válvulas, trocar a distribuição e voltar a fechar.

É uma operação cara, mas ficas com o carro em condições.

Agora podes é pedir mais orçamentos, e escolhes o melhor.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Tce 0.9 distribuição ou correia alternador...
« Responder #9 em: 20 de Fevereiro de 2021, 18:55 pm »
Isso com sorte não afectou o bloco do motor, pelo que em teoria será mudar as válvulas dar uma boa revisão na cabeça do motor para garantir o trabalho e que mais nada e rodar as válvulas meter a junta e os vedantes, mudar o kit de distribuição e fazer a revisão e km com ele.
Orçamento assim por alto aqui na zona 1000 euros ainda ias tomar café (se afetar apenas as válvulas atenção).
Dada a (não) disponibilidade do teu concessionário Renault eu agora esticava lhes o dedo do meio e ia pedir orçamento e reparava o motor num bom mecânico ai da zona mas isso bem feito tens motor para outros tantos km