Autor Tópico: Renault 19 1.4 RTI aumento de performance  (Lida 1943 vezes)

Offline peteramagalhaesTA

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Marco de Canaveses
  • Mensagens: 15
  • Cresci aos tombos dentro de Renaults :D
  • Garagem : Renault 19 1.4 RTI - 95
Renault 19 1.4 RTI aumento de performance
« em: 17 de Julho de 2019, 18:56 pm »
Boas pessoal

Após ter tido 1 Laguna e 2 Clios, apareceu me a oportunidade de adquirir um 19!

Sempre tive um grande afecto por estes carros, o meu é um 1.4 motor energy...

A duvida que tenho e sei que algumas pessoas podem dizer que é uma loucura, mas eu gostava de aumentar a potencia do meu 19 (sem swaps)

Se alguém me der umas ideias agradeço pois estou um pouco a deriva!

Desde de já um muito obrigado e abraço para todos!
-------------------
Dono de um velhinho Renault 19 1.4 RTI de 95

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Renault 19 1.4 RTI aumento de performance
« Responder #1 em: 17 de Julho de 2019, 23:37 pm »
Qual a vertente de aumento que queres, aspirado ou sobre-alimentado? Se o último, turbo-compressor ou compressor?

Terás que ponderar uma centralina para correção de valores.
Não esquecer que é monoponto portanto injetor e bomba de combustível serão algo a considerar.

Porém avanço de ignição terá de ser por centralina pois OEM é automático através de sensor PMS.

Portanto é melhor indicares o que procuras para esse aumento.

Offline peteramagalhaesTA

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Marco de Canaveses
  • Mensagens: 15
  • Cresci aos tombos dentro de Renaults :D
  • Garagem : Renault 19 1.4 RTI - 95
Re: Renault 19 1.4 RTI aumento de performance
« Responder #2 em: 18 de Julho de 2019, 15:02 pm »
Neste momento vai ser aspirado! Pensei mais tarde quando juntar alguns euros fazer um swap para o motor do 440 Turbo...

Pensei de momento em colocar uns colectores, filtro conico com puxada para o para-choques (ou de caixa um K&N), mudar injectores (ainda não pensei quais), colocar cut-off (em vez da linha toda directa), e uma caixa de velocidades (secalhar do clio 1.2 para ficar mais curta)

Claro que mais tarde vou melhorar travões e suspensões
-------------------
Dono de um velhinho Renault 19 1.4 RTI de 95

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Renault 19 1.4 RTI aumento de performance
« Responder #3 em: 18 de Julho de 2019, 19:28 pm »
Filtro convém estar isolado para evitar o heat soak. O acumular sujidade rapidamente irá atenuar qualquer benefício.
Colectores terão de ser feitos à medida. Digo isto porque acho que não existe pré-fabricados.

Recordar que o 1.4 E7J é monoponto, tens só um injector.

Cut-off? Não entendi associado ao escape.

Caixa irias ter benefício em arranques e circuitos repletos de curvas. Trocar velocidade de ponta (que pouco tem) por aceleração.

Offline peteramagalhaesTA

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Marco de Canaveses
  • Mensagens: 15
  • Cresci aos tombos dentro de Renaults :D
  • Garagem : Renault 19 1.4 RTI - 95
Re: Renault 19 1.4 RTI aumento de performance
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2019, 21:00 pm »
Então a parte da injeção só se for abrir mais um bocado a bomba... Não sou muito entendido neste motor

O cut-off é uma válvula que podes colocar na linha antes da panela onde queiras que te permite abrir e anula a panela

Caixa é mesmo para curtas o carro é para andar aos fim de semana pouca estrada vai fazer
-------------------
Dono de um velhinho Renault 19 1.4 RTI de 95

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Renault 19 1.4 RTI aumento de performance
« Responder #5 em: 18 de Julho de 2019, 21:37 pm »
Se calhar querias referir a um bypass que ss assemelha mais em nome. Qual seria o objectivo?

Offline peteramagalhaesTA

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Marco de Canaveses
  • Mensagens: 15
  • Cresci aos tombos dentro de Renaults :D
  • Garagem : Renault 19 1.4 RTI - 95
Re: Renault 19 1.4 RTI aumento de performance
« Responder #6 em: 19 de Julho de 2019, 09:34 am »
Exato!
O objectivo era mesmo para quando quiser meter o carro a roncar mais só isso

Enviado do meu FIG-LX1 através do Tapatalk

-------------------
Dono de um velhinho Renault 19 1.4 RTI de 95