Autor T√≥pico: Ar condicionado  (Lida 933 vezes)

Offline Pontocome

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Garagem : Megane
Ar condicionado
« em: 25 de Abril de 2024, 01:17 am »
Boa noite, comprei uma Megane 4 de 2018 e verifiquei k o ac n√£o fazia frio. Quando fui carregar disseram que a carrinha estava sem g√°s.... Carregaram o g√°s, verificaram k o sistema fez v√°cuo e saiu a funcionar... Contudo passado duas semanas voltou a n√£o fazer frio, o k me leva a pensar k voltou a perder o g√°s.. estando o sistema a fazer v√°cuo o k pudera ser?
Obrigada

Enviado do meu LE2123 através do Tapatalk

Offline phillipric

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: P√≥voa de Varzim
Re: Ar condicionado
« Responder #1 em: 25 de Abril de 2024, 12:19 pm »
Aconteceu-me o mesmo, n√£o dava indica√ß√£o de fuga, carregou, passado umas semanas j√° estava sem g√°s. √Č fuga no sistema.

Offline Pontocome

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Garagem : Megane
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2024, 21:51 pm »
Aconteceu-me o mesmo, n√£o dava indica√ß√£o de fuga, carregou, passado umas semanas j√° estava sem g√°s. √Č fuga no sistema.
Obrigado pela resposta... Eles voltaram a carregar,  usaram o l√≠quido florescente e o carro teve a trabalhar uma hora sem a press√£o baixar... Passado dias semana a minha filha que √© quem anda com o carro ouviu um som tipo de fuga... E voltou a ficar sem  ac... Chegou a descobrir o k era no seu caso?

Offline R@ven

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2024, 09:49 am »
Mas quando deixou de fazer frio foi confirmado que realmente tinha perdido o gás?! Se ao usarem o liquido fluorescente não detectaram fuga é porque não existe fuga, ou então a fuga poderá ser no condensador que fica por debaixo do tablier e aí é mais complicado de se conseguir visualizar. Vale a pena confirmar o estado dos sensores de temperatura e muito fundamental verificar se a resistência do ventilador não estará queimada ou em fim de vida. tentar perceber se a polie do compressor funciona correctamente pois poderá ficar em aberto o que faz com que o compressor não produza frio ou se a polie ficar presa faz com que o compressor não pare de fazer frio. A melhor forma será de verificar cada coisa por sua vez.

1- Existem erros no diagnostico relacionados com o AC? (limpar erros e verificar se surgem novamente)

2- O sistema perdeu g√°s? (Se perdeu, tem fuga. Verificar onde e reparar)

3- A polie funciona bem? liga e desliga o compressor? (ao ligar o ac o centro da polie tem de trancar e girar em conjunto com a parte exterior da polie (parte preta) no mesmo sentido que a correia de acessorios gira.
    Se n√£o trancar verificar o estado dos fios que ligam ao compressor e verificar o Sensor de press√£o do AC (sensor que ou enrosca no compressor ou num dos tubos do sistema de AC).
    No pior caso, problema na polie do compressor ou compressor danificado (RIP :angel:).

4-O ventilador Funciona em todas as velocidades? (se não funciona ou se funciona de forma inconsistente, verificar os fios que ligam na resistência e trocar a resistência)

5- O sensor de temperatura (Sistema de AC autom√°tico) do habit√°culo est√° bom?

6- Confirmar também se todo o sitema e os drenos estão limpos e desobstruidos pois se existir alguma obstrução a humidade pode congelar o sitema e posteriormente não deixa passar o ar frio.

7- Verificar o estado do proprio filtro secador do AC (alguma vez foi trocado?).

Offline R@ven

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 11 de Maio de 2024, 10:08 am »
Obrigado pela resposta... Eles voltaram a carregar,  usaram o l√≠quido florescente e o carro teve a trabalhar uma hora sem a press√£o baixar... Passado dias semana a minha filha que √© quem anda com o carro ouviu um som tipo de fuga... E voltou a ficar sem  ac... Chegou a descobrir o k era no seu caso?

Uma vez que foi utilizado o liquido fluorescente, compre uma lanterninha de luz UV e verifique se existe fuga no sistema, até pode ser uma micro-fuga e demorar alguns dias para perder o gás. o tal liquido fluorescente ainda deverá estar no sistema o que irá permitir verificar a fuga usando uma lanterna de luz UV.

Offline phillipric

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: P√≥voa de Varzim
« Responder #5 em: 12 de Maio de 2024, 14:55 pm »
Exato, suspostamente é para isso que serve esse líquido florescente.