Autor Tópico: CLIO II 1.2 (58CV) - Problema no funcionamento da ventoinha do radiador  (Lida 2915 vezes)

Offline miguelgomes444

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 2
Boa tarde,

Neste momento a minha ventoinha do radiador só liga quando a temperatura atinge os 3/4 e só fica ligada durante ~18 segundos (imagino que seja no estagio 2, dado a velocidade que a ventoinha roda), o que não é suficiente para baixar a temperatura do motor.

Já substitui o sensor de temperatura (comprei um original) e mesmo assim a ventoinha não liga. Fiz o teste à ventoinha e a ventoinha parece estar boa (ao desconectar o conector do sensor de temperatura, a ventoinha liga automaticamente).

Ao ler nos forum, falam numa resistência e num interruptor que devem existir no radiador, o problema é que não estou a conseguir localiza-los.

Por favor necessito da vossa ajuda para detectar o motivo pelo qual a ventoinha não está a funcionar.

Obrigado.

MPG

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: CLIO II 1.2 (58CV) - Problema no funcionamento da ventoinha do radiador
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2020, 09:50 am »
Alguns radiadores, têm um sensor de temperatura que faz disparar a temperatura, mas julgo que não é o caso desse.

Tens que verificar o seguinte, se o termostato está a funcionar bem, ou seja, se o carro atinge a temperatura normal e ele abre para a agua circular pelo radiador. Se o radiador aquece por igual ou se tem zonas quentes e zonas frias (radiador entupido).
Outra situação, é a ventoinha só funciona durante o tempo necessário para manter a temperatura dentro da margem normal de funcionamento do motor, se ela trabalha por pouco tempo é porque não precisa de mais.
Mas esses 18 seg. acontece quando? quando está em andamento ou quando paras depois de uma viagem e desligas o motor, ou quando estás a fazer testes?
A temperatura mesmo assim aumenta para perto do máximo, ou fica estabilizada.

Offline CR17

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Clio II fase 1 1.9D 1998
Re: CLIO II 1.2 (58CV) - Problema no funcionamento da ventoinha do radiador
« Responder #2 em: 23 de Março de 2023, 17:44 pm »
Andei com problema parecido no meu Clio 1.9D. A ventoinha só ligava já com o ponteiro muito lá em cima. Entretanto troquei o térmostato que ESTAVA bem velho e por isso muito possívelmente meio gripado e iria acabar por bloquear fechado ou aberto mais dia menos dia. Neste aspecto, o meu sistema melhorou, pois o ponteiro já não vai lá para cima e quando chega sensívelmente um pouco acima do meio da escala, dispara a ventoinha.

Offline RenaultClioRXE

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 2
  • 1.2 8v
  • Garagem : Renault Clio 1.2 8v RXE 2000, Renault Clio 0.9 tce
Re: CLIO II 1.2 (58CV) - Problema no funcionamento da ventoinha do radiador
« Responder #3 em: 27 de Março de 2023, 10:22 am »
Posso confirmar que se pode tratar mesmo do termóstato, troquei o do meu 1.2 8v e a ventoinha começou a ligar um pouco acima do meio. Antes desta troca, apenas ligava nos 3/4, tal como acontece no teu