Autor Tópico: Travões de disco de maior diametro  (Lida 7541 vezes)

Offline 3 ás coupe

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Distrito de Aveiro
  • Mensagens: 504
Travões de disco de maior diametro
« em: 26 de Outubro de 2010, 19:42 pm »
boas caros renautistas
tenho uma duvida sobre os travões, mais precisamente sobre os discos.
tenho os discos do meu megane coupe de 99 nas ultimas, e como tenho de substituir lembrei-me de o fazer com discos de maior diametro, por exemplo o diametro do megane coupe como o meu mas com diametro maior, não sei é as medidas.
sera só mudar discos?
os meganes coupe em algumas versões tem discos de maior diametro que o meu, era esse diametro que desejava ter.
desde ja muito obrigado a todos os renautistas.
cumps

Offline MLVtecpt

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Algueirão
  • Mensagens: 251
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #1 em: 26 de Outubro de 2010, 21:56 pm »
Tens que ter em linha de conta as pinças, pois os discos podem não caber devido ao diametro ser maior...

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #2 em: 26 de Outubro de 2010, 22:38 pm »
E não só... a bomba deverá ser mudada se o diametro dos discos também mudar.

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #3 em: 26 de Outubro de 2010, 23:02 pm »
Teras de mudar maxilas e provavelmente o servofreio.

Basta veres se alguem tem uma Megane igual a que pretendes adaptar e ver as refs.

Atenção que podes ter de adaptar as maxilas aos apoios que ja tens das antigas, fazendo um apoio em metal com a furação dos apoios antigos e com a furação das maxilas novas.

Se bem que sinceramente nao vejo razao para o fazeres, pois o sistema de travagem que vem normalmente montados num veiculo estão dimensionados a 110% para o comportamento dinamico do mesmo.

Compensa se por exemplo puseres um motor de cilindrada superior, em que ai tens mais força e velocidade e a travagem fica afectada. De resto nao vejo ganhos, excepto em travagens em menos espaço. No entanto esses ganhos sao relativos, pois daria mais valor a uns bons discos ventilados ranhurados para arrefecimento mais rapido, de forma a nao ganhares aquele "toque esponjoso" no pedal do travao apos varias travagens em esforço.

Esta é a minha opiniao, mas caso decidas ir pela troca do sistema de travagem, nao te esquecas de fazer um DIY para quem pretender tambem o fazer.

Offline 3 ás coupe

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Distrito de Aveiro
  • Mensagens: 504
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #4 em: 27 de Outubro de 2010, 17:48 pm »
muito obrigado pelas vossas opiniões.
eu tenho 1 colega que tem 1 megane como o meu mas do ano 2000, e no dele os discos são de maior diametro que o meu.mas não consigo contacta-lo para saber essas referencias e se da para por no meu coupe como o dele.
por isso expos a duvida aqui.
se chegar a aumentar diametro postarei aqui no forum fotos, mas deve ser algum mecanico a fazer pois eu não sei.

cumps

Offline hmcosta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sever do Vouga
  • Mensagens: 32
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2010, 15:05 pm »
Boas

No meu megas dti de 99 tem discos e pinças do laguna dti, ou seja discos ventilados de 280m e pinças maiores.

Se quiseres tenho por lá um jogo de pinças completo (suporte mais as maxilas) de um laguna dti, que já estiram montados no meu carro.

Abraço
Renault Megas I Fase II 1.9 DTI
Opel Zafira 1.6i

Offline 3 ás coupe

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Distrito de Aveiro
  • Mensagens: 504
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #6 em: 28 de Outubro de 2010, 21:07 pm »
hmcosta eu acho que o diametro que o coupe tem que vi,não é 280mm, deve ser 259mm
esse material que tens não deve ser para o diametro que falo, não é?
cumps

Offline hmcosta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sever do Vouga
  • Mensagens: 32
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #7 em: 29 de Outubro de 2010, 10:24 am »
hmcosta eu acho que o diametro que o coupe tem que vi,não é 280mm, deve ser 259mm
esse material que tens não deve ser para o diametro que falo, não é?
cumps

O material que tenho são para o 280mm, pois eu uma vez comprei esses 259m e não deu, eram pequenos e as ranhuras da ventilação do disco são diferentes, pois no 259m eles saiem para o lado de fora (lado da jante), e no 280m saiem para o lado de dentro.

Porta-te
Renault Megas I Fase II 1.9 DTI
Opel Zafira 1.6i

Offline 3 ás coupe

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Distrito de Aveiro
  • Mensagens: 504
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #8 em: 30 de Outubro de 2010, 11:59 am »
obrigado pelo esclarecimento hmcosta.
cumps

Offline pedro gomes

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
  • Mensagens: 811
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #9 em: 30 de Outubro de 2010, 14:15 pm »
pode ser mais complicado  do que julgas se nao for bem feiro o abs pode nao funcionar na perfeiçao, podes ter de mudar tubagens e etc..

Offline 3 ás coupe

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Distrito de Aveiro
  • Mensagens: 504
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #10 em: 16 de Novembro de 2010, 11:41 am »
antes de avançar com essa alteração vou falar com o mecanico, e tambem vou ver ao pormenor todo o material num carro que ja tem de origem.
segundo explicaram mecanicos conhecidos é só trocar as pinças,se o material for renault.
mas tenho de falar com o meu mecanico.
cumps

Offline SMHIM

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Grand Scenic III
Re: Travões de disco de maior diametro
« Responder #11 em: 28 de Fevereiro de 2023, 11:28 am »
Olá bom dia pessoal.
Não criei outro tópico porque este como não faz referencia a nenhum modelo em especifico penso que pode ser reaberto.
Ora então, eu tenho uma grand scenic III 110cv que já estou a pensar no futuro próximo e ando com ideias de quando mudar os calços e discos tentar aumentar o diâmetro dos discos.
Consigo faze-lo quase como tirar e montar? ou terei que mexer na manga deixo pinças de travão? Isto seria para a frente e para tras.
Quem poder dar umas dicas fico muito agradecido.
Obrigado.