Autor T√≥pico: Fuga de ar da sofagem + Ventiladores do AR Clio II Fase 1  (Lida 3262 vezes)

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
Fuga de ar da sofagem + Ventiladores do AR Clio II Fase 1
« em: 28 de Setembro de 2012, 10:02 am »
Boas!
Descobri recentemente que estava com uma fuga do ar da sofagem do meu clio.
Ligando o AR sempre senti que se havia pouco vento a sair pelas grelhas de ventilação, e a semana passada coloquei a mão debaixo da consola À procura de alguma fuga, ou seja na parte onde tem o botão de reciclagem do ar entre isso e aquela consola onde está o botão de piscas e senti muito vento a sair por lá.
Conclus√£o tenho ali uma fuga.
Comecei a ver no chão esponja a desfazer-se e chego à triste conclusão que padece do mesmo mal do que a laguna que tinha, ou seja entre as juntas existe esponja, que com o tempo apodrece.
Não faço a mínima ideia de como será possível resolver a situação.
Alguém já passou por algo assim? Como resolveu?
Ahh e o ar só sai por lá se estiver direcionado para a frente e baixo, se estiver direcionado para o vidro não há fuga.

Outra situa√ß√£o (esta j√° causada pela minha estupidez), √© a seguinte: Comecei a levar com p√≥s nos olhos a sair da grelha de ventila√ß√£o central a que est√° acima do radio, e vejo l√° bocados de esponja, uns sa√≠ram e outros n√£o, para tirar abanei a grelha esquerda e aquilo partiu....RAIOS pensei eu...Depois precisamente no mesmo minuto por raz√Ķes que ainda n√£o sei, tentei desmontar a outra e mal toquei nela parti-a tamb√©m (estava num dia inspirado s√≥ pode). Aquele pl√°stico n√£o vale nadinha. De qualquer forma tentei comprar isso mas n√£o encontro, encontrei no site leil√Ķes um tipo c√° em PT a vender mas pedia 30euros pelos 2 peda√ßos de pl√°stico... Bolas t√£o caro...
Alguém sabe onde posso arranjar isso mais em conta? Liguei para uma sucata que para os tirar partiu também.

Já agora, a grelha que está o lado do condutor (que inclusive envia ar para o vidro lateral) também tem um problema ou seja está solta, isso é passível de reparação ou é necessário mudar tudo? Eu viro aquela cilindro mas parece que falta uma mola ou algo e descai sempre, não se aguenta. Já agora mudava tudo.

Se puderem dar uma dica de como resolver o problema do ar e onde comprar este material agradeço.

Obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Fuga de ar da sofagem + Ventiladores do AR Clio II Fase 1
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2012, 14:45 pm »
Quanto √† fuga de ar, o mais prov√°vel, √© ser as canaliza√ß√Ķes do ar soltas, nada que um pouco de bricolage, n√£o resolva.
Possivelmente, se retirares o radio e o resto dos pain√©is, e o pl√°stico central a onde esta a alavanca das mudan√ßas.  tens acesso √†s canaliza√ß√Ķes, e com cola a quente ou outra coisa do g√©nero, colas a canaliza√ß√£o do ar, que o mais certo √© ter os encaixes partidos, ou estar completamente solta.
Mas faz isto num dia em que n√£o estejas mesmo inspirado (para partir)  :laugh:

No meu clio a canalização do ar que vai para os pés do condutor e passageiro, está solta e tem os encaixes partidos, porque é um plástico muito frágil.
Podes ver umas fotos no meu db http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.msg179624#msg179624

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2012, 15:31 pm »
Sim mexer  tem que ser quando n√£o estiver inspirado para a destrui√ß√£o.....
N√£o sei se ser√° algo partido, mas na minha laguna tive um problema id√™ntico, comecei a sentir o tabloide muito frio e havia uma fuga nas jun√ß√Ķes logo na sa√≠da por traz do radio. (grande biscate meter l√° um pouco de fita) mas as jun√ß√Ķes estavam "vedadas" com essa esponja. Este era um problema frequente nestas lagunas pelo visto.
Aqui e dado que saiu esponja podre, depreendo que seja o mesmo problema...
No outro cortei-me todo só para meter fica neste então vou ver se um diz de menos "inspiração" me meto a fazer isso.
Pode ser que aproveite o lanço e consiga descobrir a resolução para outros problemazitos que tenho na lata.
Nomeadamente:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10736.0

Offline filipegtturbo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #3 em: 08 de Agosto de 2020, 23:24 pm »
Sei que o tópico já é um clássico, mas o tema acaba por ser o mesmo, e não encontrei nenhum mais recente.

Num Clio II de 2000 de cá de casa, as grelhas de ventilação laterais dos 2 lados estão partidas. As centrais, que costumam ser as primeiras a partir, estão sólidas.

Quero ver se troco aquilo, mas antes de por mãos à massa, duas perguntas:

O conjunto da grelha de ventilação sai pela frente, ou é preciso desmontar a parte de cima do tablier?

Dá para mudar apenas a grelha (a parte orientável), ou é o conjunto completo? Só encontro à venda tudo completo (usado, novo nada).

20 anos depois partiu a primeira peça do interior, podia ser pior.