Autor T√≥pico: stayaway covid APP  (Lida 1153 vezes)

Offline clio2000

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
stayaway covid APP
« em: 05 de Novembro de 2020, 18:16 pm »
hoje recebemos todos o sms do PROCIV sobre as 5 regras no site estamos-on.gov a pedir o favor de instalarmos a app stay away covid
nao sou contra a instalaçao se ajudar no combate a epidemia mas duvidas tenho muitas - é preciso ter dados internet 4G e Bluetooth e GPS ligados 24H?
graças a deus, nao estou infectada nem sintomas na familia e saio de casa logo com mascara e a cada visita a um estabelecimento é logo gel a farta e 2m

desculpem a ignorancia: eis um caso hoje - esta manh√£ fui a rua e cruzei fila 6 pessoas para o banco que mal tinha 2m distanciamento

- imaginemos que tenho a APP e meu tlm apita... afasto-me logo e ligo para o Saude24 a denunciar alguem contagiado na fila... quem é?
- nessa fila os outros tlm apitam tambem, mas quem é quem? como impedir o contagiado de ir a rua para buscar comida se nao tem ajuda?
- será que grito, aponto do dedo, salto pra cima do contagiado e seguro-o até Saude24 chegar para evitar dele ir mais longe e contagiar outros?
- a app faz pinpoint ao cm para saber quem da fila é o contagiado? isto torna-se perseguição ou apedrexado em publico - isto já parece a PID
- nao tenho medo de ter meus dados tlm expostos mas sim medo da reaçao, medo, perseguicao das pessoas quando estao em panico

o pior é uma pessoa que sabe que está contagiado e manda um fuk the world e vai a rua tipo machoman sem medo de ninguem AKA egoista
« √öltima modifica√ß√£o: 06 de Novembro de 2020, 11:35 am por clio2000 »

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: stayaway covid APP
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2020, 20:39 pm »
A app precisa de bluetooth ligado e vai precisando de liga√ß√£o √† internet, n√£o necessariamente constante. Caso algu√©m que tem a aplica√ß√£o instalada seja detectado como infectado, vai receber um c√≥digo para carregar na app. Esse c√≥digo vais despoletar um algoritmo que vai pesquisar quais os telefones com app instalada, que estiveram nos √ļltimos, salvoerro 14 dias na proximidade(salvoerro 2m) desse infectado por um per√≠odo superior a 15min. E se isso tiver acontecido recebes um contacto a informar que tiveste um contacto de risco.

Ou seja, não é um detector de infectados, que te informa se estás na proximidade de alguém infectado e te manda afastar. Informa-te se alguém com app activa e declarado como covid positivo, esteve próximo de ti. Sendo que o infectado introduzir o tal código é opção do próprio.

Offline clio2000

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #2 em: 06 de Novembro de 2020, 11:34 am »
obrigada @nogueira - percebi, mas não concordo com a posiçao do gov.

o SNS emite codigo de infectado ao paciente e manda-o para casa, mas não o OBRIGA a introduzir codigo na app, afim de podermos nos proteger dele se ele decidir sair à rua (ao deixar o tlm com gps em casa, para enganar o sistema) e para a Saude24 saber do paradeiro, se ele de facto não respeitou o confinamento em casa 14 dias.

suponho e espero que haja uma vigilancia presencial ligada a saude, à casa do infectado para esse respeitar o confinamento e se necessario ajudar no abastecimento de bens basicos... mas se estiver infectado e for apanhado na rua, o que acontece: multa? laboro municipal? prisão?

Então tudo depende do bom civismo do infectado em manter distancia, usar mascara e lavar maos quando tem o covid e sintomas leves de febre e sem paladar nem olfato (não a infeçao pulmunar ao ponto de ficar acamado no hospital em isolamento).

Uma medida de vigilancia é possivel, já que fazem isso com a inspeçao do trabalho para um desempregado que recebe subsidio e que tem de ir picar ponto todas as semanas + nao sair do pais + mandar prova de procura de emprego + tirar cursos de formação.
https://www.youtube.com/watch?v=IXs_5NfZAJs
« √öltima modifica√ß√£o: 06 de Novembro de 2020, 11:34 am por clio2000 »

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2020, 12:17 pm »
Basicamente quase tudo depende do bom senso de todos nós.

Quanto à violação do confinamento obrigatório(que é ao que estão obrigados os doentes infectados que estão em casa em tratamento), é considerado crime de desobediência. Ou seja, podem eventualmente ser condenados a pena de prisão. Mas claro... implica sempre que sejam apanhados a violar esse confinamento.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2020, 19:42 pm »
Na minha opinião isso só serve para gastar dinheiro aos contribuintes.
Alem de dar a falsa sensação de confiança, só serve para gastar a bateria do telemóvel.
Como estão em causa dados privados sensíveis, a instalação é facultativa, só ai cai por terra a sua utilidade.
Depois existem outras coisas que tornam a aplicação numa inutilidade. Ainda há dias disseram nos média que foram registados 2000 infectados e só foram gerados 75 códigos. Aqui está um bom exemplo da inutilidade.
Depois há o pressuposto que é necessário estar junto de uma pessoa infectada durante 15 minutos, o que é um incerteza para o contagio, pois pode bastar muito menos tempo que isso para haver um contagio. Não se sabe ou certo, o que causa uma incerteza na eficácia da aplicação.
Depois a aplica√ß√£o n√£o sabe em que ambiente est√°s, se existe uma real aproxima√ß√£o ou n√£o. O que pode dar falsos contactos de risco. Imagina o que √© estares num sitio a espera de algo, e do outro lado da parede, porta  ou algo que isole o sitio de onde estas e onde possa estar outra pessoa, se ela estiver infectada, vai gerar um falso contacto de risco, porque efectivamente n√£o tiveste contacto com ela.
Quando ligas para a saude 24 porque tiveste um contacto de risco, à partida és "obrigada" a ficar em confinamento até seres contactada pelo delegado de saude. Deixas de poder ir trabalhar ou fazer seja lá o que for por causa de uma incerteza.
Depois, também há falsa sensação de segurança, quando olhas para a app e vês que hoje "não" tiveste nenhum contacto de risco. Mas será verdade? Não sabes!

Resumindo, √© in√ļtil! E ainda fica por apurar quais s√£o os dados e com que finalidades v√£o ser usados e por quem. O costa diz que n√£o s√£o usados dados pessoais nenhuns, no entanto da comiss√£o de protec√ß√£o de dados dizem que em determinadas alturas h√° a possibilidade de se conseguir identificar o individuo e por essa mesma raz√£o √© que s√≥ foi autorizada a instala√ß√£o facultativa da app.

O melhor √© sermos conscientes das nossas ac√ß√Ķes e tomarmos as devidas precau√ß√Ķes. Evitando pormo-nos em risco e aos outros.
Estar atento aos sintomas, pois a infecção não é igual em cada pessoa. E um simples sintoma que dura um ou dois dias, e que se desvaloriza porque não faz parte da lista de sintomas habituais, ser sinal de infecção. Já para não falar nos assintomáticos.

A meu ver a solução passa por aumentar o numero de testes a fim de se identificar os infectados .