Autor Tópico: renault 21 turbo  (Lida 7511 vezes)

Offline dmg9

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: cadaval
  • Mensagens: 3
  • Garagem : mercedes a 150 land rover discovery 2.5 tdi
renault 21 turbo
« em: 12 de Junho de 2012, 22:28 pm »
Boa noite

No fim de semana vou ver um 21 turbo de 1989 branco em muito bom estado,pelo menos nas fotos, com 89000km.

Mas antes de comprar gostaria de ter uma vossa opiniao acerca deste carro uma vez que me vai servir para fazer o dia a dia,aproximadamente 30 km diarios.

Tipo consumo,se costuma dar problemas os cuidados que devo ter etc.

Agradecia bastante a vossa ajuda pois quero comprar uns dos carros que mais gosto,mas nao quero ser enganado.

Obrigado pela compreençao

abraço

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: renault 21 turbo
« Responder #1 em: 13 de Junho de 2012, 11:06 am »
Boas !
Eu não te posso dar uma opinião sobre o carro porque não conheço, ou seja, nunca tive nenhum, para saber se é bom ou mau. No entanto posso a aconselhar-te a usares a pesquisa e veres o que já se falou sobre o r21 turbo aqui no fórum. Se pesquisares por "r21 turbo" ou "21 turbo" vais encontrar vários tópicos que falam sobre os r21, é uma questão de os ler e ver vão dar alguma ajuda à tua escolha ou não.

Offline dmg9

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: cadaval
  • Mensagens: 3
  • Garagem : mercedes a 150 land rover discovery 2.5 tdi
Re: renault 21 turbo
« Responder #2 em: 13 de Junho de 2012, 11:16 am »
Obrigado pela dica.vou ver então.

Cumprimentos

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: renault 21 turbo
« Responder #3 em: 13 de Junho de 2012, 11:21 am »
Tenta ver os projectos de alguém que tenha também ajuda.

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
Re: renault 21 turbo
« Responder #4 em: 04 de Julho de 2012, 20:30 pm »
Boas dmg9,

Sei que vou tarde...contudo caso ainda estejas a procura de um 21 turbo dou-te as seguintes dicas...

Se queres utilizar o 21 para percursos com trasito o consumo ronda os 12L\100, caso seja 80% estrada e 20% transito ronda os 9L-10L\100.

Sobre o 21 é preciso te rem atenção ao sistema de refrigeração que é fraquinho ( para utilizações diarias ), caso pretendas ter um, tens que dar uma valente atenção nesse aspecto.

Outro pormenor, é o facto de as peças serem dificeis de encontrar, ou caso haja, são carissimas...

Dicas para quando estiveres a ver \ testar um 21 turbo, no acto de compra-lo:

- Carro frio, verificar aspecto e nivel do oleo;

- Carro frio, verificar aspecto e nivel do liquido refrigeração ( atenção, se o carro andar com agua, meio caminho para graves problemas de refrigeração e ou a cor do liquido ser castanho ( mistura agua com oleo ) );

- Antes de ligar o carro, verificar o nivel de oleo no quadrante ( confirmar se funciona ) e computador de bordo;

- Quando ligar o carro, verificar barulhos anormais, e ver se o carro fuma pelo escape ao relantim ( fumo preto \ branco azulado )

- Pedir a um amigo \ familiar que o acompanhe no test drive num 2º carro e ir atras no 21 para ver se no acto de puxar pelo carro se existem fumos anormais ( branco azulado, ou excesso de fumo negro );

- Dentro do carro quando efectuar o test drive, verificar se a pressão do turbo está correcta ( o ponteiro para quando chega aos ponteiro pequenos juntinhos, ou seja não vai até ao máximo ( isto se a pressão do turbo estiver stock ).

- Verificar se o turbo tem um assobio normal, isto é, não muito audivel

- Verificar se o motor está linear ( sem soluços, sem quebra de relantim (ir até ás 200rpm) no acto de desacelaramento ao por o pé na embraiagem )

- Testar a direcção, verificando se existe folga

- Verificar se as mudanças entram sem problema \ arranhanços ( atençao, é costume no acto de condução muito desportiva por vezes arranhar ligeiramente a 2ª )

- De resto, verificar foles de transmissão, se o motor está babado por baixo

- Deixar o carro aquecer e verificar se as ventoinhas disparam bem e no tempo certo, e com capot aberto verificar o vazo de expanção, se deita agua fora.

- Terminando verificar a electronica do carro ( computador de bordo, vidros electricos, Ar condicionado etc.. )

- Perguntar ao dono qual o tipo de oleo que dá ao carro e em que intervalos, pede o comprovativo ( caso não tenha, vê o aspecto do oleo )

Sei que exitem pormenores que estou a ser eximio, mas devido ao preço das peças e mesmo dificil de as arranjar dai permonorizar.

De resto, confirmar os kilometros com a ultima  ( e se der, a penultima ) folha de inspecção, verificar se o carro está em processo de penhora, ou tem multas


De resto, se o carro estiver nos conformes, digo que não tem qualquer problema, pois o motor apresenta boa fiabilidade ( com trato na manutenção )...

O meu já conta com quase 220 000km, e ainda tem muita saude...sem consumo de oleo nenhum, e fiavel...por isso dou-te um caso de sucesso de fiabilidade...

Alguma questao, estou ao dispor
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: renault 21 turbo
« Responder #5 em: 04 de Julho de 2012, 21:10 pm »
Com esta resposta está tudo dito e acho que melhor ajuda só lá ir ver e dar a opinião , LOL