Autor Tópico: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento  (Lida 4480 vezes)

Offline kaluk

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Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« em: 22 de Abril de 2019, 17:19 pm »
Boa tarde.
Estou aqui para tentar saber se já aconteceu esta avaria a alguém, (nota o carro já foi visto por um tecnico Renault)

Vinha na A1 a cerca de 130kmh e derrepente senti o carro dessacelarar, olhei para o quadrante e não vi nenhuma luz acessa, temperatura a menos de meio, depósito quase cheio... (repsol)

O carro "desligou" o motor, não fez fumo nem nenhum barulho anormal... Agora não pega, nem com o spray milagroso na admissão.

Na oficina:
Ligado a maquina de diagnóstico não apresenta qualquer erro, liga sem erro á ECU

Verificações feitas:

- Ponto do motor - ok
- Bomba de alta persão -ok
- Captor Da arvore de cames - OK (mas trocamos por um novo)
- Captor da cambota - OK ( mas trocamos por novo) parece que é o responsável pela detonação.
- Veio de excêntricos - OK
- Fuziveis e caixa de fuziveis d compartimento  do motor - OK
- Fusivéis por cima da bateria OK
- Centralina alimentada - OK
- Embraegem é nova tem cerca de 3 meses
- Bateria foi testado com NOVA
- EGR testada e já foi limpa - OK
- Medidor de massa de ar testado com novo - OK
- Turbo sem folga e a rodar OK
- Retorno da bomba sem particulas no gasóleo - OK

Falta ver injetores só, mas continua a não apresenta erro nenhum.
Hoje vamos tirar o carter par ver se não tem algo errado...

Alguém já teve algum problema semelhante?
è que nem na Renault viram um problema idêntico até hoje
(já procurei no fórum e niguem teve problema igual, já googlei e nada)

PS este motor conta quase com meio milhão de km, e foi todo reparado á cerca de um ano, não consome óleo, liquido de refriregeração sempre OK, òleo Elf 20/40 norma RN0400 mudado há duas semanas

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #1 em: 22 de Abril de 2019, 17:20 pm »
onde diz (è que nem na Renault viram um problema idêntico até hoje)
É Na renault nunca tiveram problema semelhante.

Offline MauroTM

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #2 em: 22 de Abril de 2019, 17:44 pm »
Qual é o óleo mesmo? 20w40?
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline andresilvac4

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #3 em: 22 de Abril de 2019, 18:29 pm »
Assim a primeira vista sobra os injetores não sendo os injetores não faço ideia ...quando parou não apresentou nenhum erro no quadrante?
Se não for injetores/bomba com isso tudo mudado e experimentando só mesmo problema interno no motor (mas aí faria barulho em princípio) .
Catalizador/escape está livre? Não tem nada a obstruir o tubo e a abafar o motor ?

Offline andresilvac4

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #4 em: 22 de Abril de 2019, 18:36 pm »
Não terá sido a Centralina que avariou?
Partindo do princípio que foi no final de semana ou final da semana passada e com a chuva que tem estado mais velocidade pode fazer com que a água se infiltre onde não deve mas como está a ser reparada na Renault presumo que a clip descobria se a ecu tinha entregado a alma ao criador .

Offline Sls a GPL

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #5 em: 22 de Abril de 2019, 20:25 pm »
Já viram a compressão do motor?

Óleo 20w40???? Andas com o carro no equador?
Isso é óleo para motores a gasolina e dos antigos...

Offline profiesta

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #6 em: 22 de Abril de 2019, 20:58 pm »
Quem usa esse óleo, mais um bocado usa banha de porco.


Offline MaNeL

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #7 em: 22 de Abril de 2019, 21:03 pm »
Injeção. Um colega meu com o mesmo motor e mesmos sintomas foi injeção. Já não me lembro se injectores ou bomba ou tudo....

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #8 em: 22 de Abril de 2019, 22:54 pm »
Peço desculpa, erro meu, o oleo é o 10/40w elf evolution 700st
A centralina está ok, se desligar o cabo da maf ela deteta o erro
Os injetores já ja foram testados em uma casa de injetores hoje e estão ok, a bomba esta com 3600 kpa (mais coisa menos coisa)
O gasóleo chega bem á bomba.
Começamos a desmontar a admissão, e logo no tubo que vai do filtro para o turbo aparecem bocados de plastico, existe algum óleo dentro do turbo, começamos a desmontar o turbo a admissão tida, amanha ja dou notícias

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #9 em: 23 de Abril de 2019, 12:23 pm »
UPDATE.
Tiramos o turbo, ele ralmente roda á mão e não apresenta folga  :huh:... mas tem o veio partido.. roda de um lado e do outro não
Pelo que o mecanico da renault explicou ele estava a passar do escape para a admissão, tinha oleo na saida....
O turbo vai ser substituido, ainda hoje ou amanhã... depois vamos ver se ele já "vive"

Conclusão, com o veio do turbo partido o carro não pega e não dá erro nenhum!! (estranho)

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #10 em: 23 de Abril de 2019, 12:50 pm »
Ele não pega, não deve ser por causa do turbo partido, mas sim por outra razão.

Offline andresilvac4

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #11 em: 23 de Abril de 2019, 15:58 pm »
UPDATE.
Tiramos o turbo, ele ralmente roda á mão e não apresenta folga  :huh:... mas tem o veio partido.. roda de um lado e do outro não
Pelo que o mecanico da renault explicou ele estava a passar do escape para a admissão, tinha oleo na saida....
O turbo vai ser substituido, ainda hoje ou amanhã... depois vamos ver se ele já "vive"

Conclusão, com o veio do turbo partido o carro não pega e não dá erro nenhum!! (estranho)
Eu por acaso parti um turbo com esse motor e também parti o veio além de perda de força(quase não anda em subidas)  e consumo abusivo de óleo confirmo que não apresenta erro (apresentou nos dias antes erro de performance turbo) no entanto o carro sempre trabalhou ainda fez 8km depois de partir até casa  e no dia seguinte ainda foi para cima do reboque e sempre pegou com o se nada fosse...O carro tem muito óleo no Carter?
Das duas uma ou o motor "agarrou" ou entraram peças do turbo na admissão para dentro do motor e estragou alguma coisa...

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #12 em: 23 de Abril de 2019, 16:34 pm »
Para já estamos a desmontar tudo para ver se não há nada dentro do motor, o motor roda bem.
O problema de não pegar é façil de explicar, o veio partiu, o lado da admissão roda, mas do lado do escape ficou colado e obstruido, pelo que explicaram as vavulas de escape ficam abertas com a pressão, dai não pegar.

O oleo está mais ou menos a nivel, (falta us 4 milimetros na vareta) no mostrador apresenta falta de duas bolinhas ( :embarrassed:) existe óleo dentro dos tubos, pelo que tem que ser tudo limpo e verificado.

Confesso que não entendo muito de mecânica, mas a pessoa que está a ver repara muitos motores renault e diz que é normal o carro não pegar se tiver a saida do escape no inicio obstruida.

Já se tirou a tampa devaulas e carter para ver se não havia nada de anormal, parece tudo bem.

Só é estranho o carro não ter entrado em modo de segurança. bem estamos a falar de um motor com 480 mil km... tudo é possivel.(digo eu)

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #13 em: 24 de Abril de 2019, 13:27 pm »
Se o motor roda e as valvulas de escape mantem se abertas, é mau sinal. Devem ter empenado.

Offline andresilvac4

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #14 em: 24 de Abril de 2019, 13:56 pm »
Para já estamos a desmontar tudo para ver se não há nada dentro do motor, o motor roda bem.
O problema de não pegar é façil de explicar, o veio partiu, o lado da admissão roda, mas do lado do escape ficou colado e obstruido, pelo que explicaram as vavulas de escape ficam abertas com a pressão, dai não pegar.

O oleo está mais ou menos a nivel, (falta us 4 milimetros na vareta) no mostrador apresenta falta de duas bolinhas ( :embarrassed:) existe óleo dentro dos tubos, pelo que tem que ser tudo limpo e verificado.

Confesso que não entendo muito de mecânica, mas a pessoa que está a ver repara muitos motores renault e diz que é normal o carro não pegar se tiver a saida do escape no inicio obstruida.

Já se tirou a tampa devaulas e carter para ver se não havia nada de anormal, parece tudo bem.

Só é estranho o carro não ter entrado em modo de segurança. bem estamos a falar de um motor com 480 mil km... tudo é possivel.(digo eu)
Não é nada estranho na minha megane 2 o ano passado também parti o turbo nesse exato motor (K9K 732) e não deu aviso nenhum simplesmente ia a subir a 120/130 E simplesmente deixou de puxar soube logo que era do turbo pois o mesmo começou a verter mesmo muito óleo já tinha tudo marcado com o mecânico para o reparar mas teve de ir de reboque mas de resto sem luzes ou funcionamento anormal tirando a força que era quase nenhuma