Autor Tópico: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )  (Lida 79527 vezes)

Offline diogosantos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 4
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #45 em: 25 de Novembro de 2011, 21:12 pm »
achas que a falha de potencia poderá vir da egr? poderá ela estar a ficar obstruida?

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #46 em: 25 de Novembro de 2011, 21:57 pm »
pode vir da egr como de muitos outros sitios

Offline r3m

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Renault Clio 1.5dci 65cv
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #47 em: 27 de Agosto de 2012, 11:59 am »
A minha egr também estava uma lástima...cheia de carvao quase "obstruída na totalidade" (190.000kms) ...mas agora está como nova :)

Ainda assim...pelo que me apercebi não valerá muito a pena limpar a egr se não limpar-mos o "bloco" onde ela encaixa...já que o mesmo deve estar cheio de carvão!!! O que me dizem?!! É facil desmontar tudo e voltar a colocar :) (já vi alguns diy de como desmontar...mas ainda assim não me parece ser pera doce de executar :)

Offline Speedy_loiro

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
  • Mensagens: 288
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #48 em: 28 de Agosto de 2012, 12:13 pm »
Tempo e paciencia.
Nao e nada de dificil ... se achas dificil isto, experimenta trocar uma caixa sem desapertar o "charrion"  :dance:

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #49 em: 28 de Agosto de 2012, 17:39 pm »
diogosantos,  r3m já se interrogaram sobre a finalidade, dessa "famosa" válvula?

Offline r3m

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Renault Clio 1.5dci 65cv
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #50 em: 28 de Agosto de 2012, 18:00 pm »
Tempo e paciencia.
Nao e nada de dificil ... se achas dificil isto, experimenta trocar uma caixa sem desapertar o "charrion"  :dance:

O tempo ainda se vai arranjando... :) agora a paciência é que não sei...vamos lá ver se a tal abraçadeira que "custa tanto" a colocar me vai dar cabo da paciência :)

diogosantos,  r3m já se interrogaram sobre a finalidade, dessa "famosa" válvula?

pelo que andei a ver...é uma "treta" qualquer para a "reutilização" dos gases...uma medida ambientalista...uma "maneira" fácil e barata das marcas atingirem os "objectivos"!!

ainda assim...estou a ponderar tapar a valvula egr quando desmontar o "bloco" onde aperta a egr!

Offline Evans

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Peterborough, UK
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Renault Grand Espace IV 2.0 dCi Initiale
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #51 em: 20 de Fevereiro de 2013, 18:44 pm »
Boas,


tenho um problema que gostava que me ajudassem, se faz favor no que fôr possível.
A carrinha por vezes ñ desenvolve (sintomas iguais aos do safe mode) e informação de falha na injecção.
Podem ser sintomas de EGR suja, correcto?
Se sim, alguém sabe de algum produto bom, mas mesmo muito bom para limpeza da EGR?
Em principio a desmontagem da mesma, será parecido a este DIY de limpeza, correcto?


Obrigado

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #52 em: 20 de Fevereiro de 2013, 23:45 pm »
nada a ver, a egr dos 2.0 dci trabalha com agua e faz auto limpeza, difilcilmente fica suja.
a desmontagem da mesma, não tem muita ciencia, mas é diferente deste topico.
aconselho te a um diagnostico a fim de aferir problemas nessa viatura, com especial incidencia no turbo

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #53 em: 16 de Junho de 2013, 23:20 pm »
Viva,

Para não acrescentar mais um tópico, vou aproveitar este:

Desde há uns 2 ou 3 meses atrás, a minha Laguna 2 começou a "soluçar" por volta das 1800 até às 2300 rpm (sobretudo em 1ª e 2ª, mas também sentindo-se em 3ª). Desconfiei da egr suja, e mandei limpá-la há cerca de dois meses (quando foi mudada a distribuição). Pelos vistos não estava suja, e a verdade é que o problema manteve-se. De há uns 15 dias ou três semanas para cá, os soluços vêm acompanhados de um "arranhar" audível da zona. Hoje decidi desligar a ficha da egr e, por "milagre", desapareceram os sintomas todos. Conclusão: deve ser a EGR que foi à viola.

Pergunta 1 (da qual acho que já sei a resposta): substituindo a EGR por uma nova, tenho que ligar o carro à clip para atribuir o valor 0, certo?
Pergunta 2 (e esta é só curiosidade): Não era suposto o CB ter avisado de um erro com o sistema antipoluição, ao ter desligado a ficha da EGR?

Abraço, e obrigado!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #54 em: 16 de Junho de 2013, 23:23 pm »
resposta 1 : convem
resposta 2 : só costuma avisar ao fim de uns valentes quilometros

Offline Alex Bento

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Morelena
  • Mensagens: 71
  • Garagem : Renault Mégane II 1.5 dCi 80/82cv 3P
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #55 em: 24 de Julho de 2013, 18:31 pm »
Só para avisar, quem estiver a pensar em limpar a egr em casa vá-se preparando para umas valentes bolhas nas mãos só de a tentar tirar. Como não tinha ferramenta para a tirar e não queria martelar por causa do carvão que pudesse cair pelo tubo que vem do colector, foi com muita dor e paciência. Uma vez cá fora, até nem estava muito suja (fiquei surpreendido pela positiva porque estava à espera de muito pior).. O bloco da egr é que estava pior do lado que passa o ar novo. Para desincrustar o carvão preso na egr e no bloco desta, aconselho Redex limpa jantes. É hábil também para limpar partes do motor com sujidade difícil, tal como se pode ler nas instruções que estão na embalagem. Na egr a camada de carvão foi logo reduzida a nada. No bloco é que tive de tirar com o dedo a lama que se formou (lembrei-me de tapar o tubo que vem do colector de escape para evitar azares) e tirei também pedras de carvão do tamanho de pedras de gravilha e uma até já era grande demais em relação às outras. E Artur, tu que percebes do assunto, há alguma maneira de tirar o tubo que vem do colector de escape? Se tivesse conseguido tirar esse tubo (a braçadeira que o prende é daquelas que só em oficina é que sai), tinha limpo melhor o bloco.

Offline daniel_2801

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Senhora da Hora
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Renault Laguna 2 1.9 dci
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #56 em: 18 de Agosto de 2014, 01:43 am »
amigos pf não da para por umas fotos novas??

é que não me aparece nenhumas...

Offline luis nogueira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mogadouro
  • Mensagens: 6
  • Garagem : carrinha megane e kangoo
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #57 em: 16 de Setembro de 2014, 20:31 pm »
ola boas eu tenho uma megane 1500dci 105 cav. de 2007 também já limpamos a válvula egr mais a carrinha não ficou a 100 por cento u mecânico disse que tinha que limpar a parte onde leva a egr mas não tem coletor vou ter que tirar a parte do motor?

Offline lamarosa

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Mensagens: 3
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #58 em: 10 de Março de 2015, 11:25 am »
Não consigo visualizar as imagens do início do tópico!!!  :sad:

Alguém pode dar uma ajudinha nesse sentido?

Obrigado

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [DIY] - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )
« Responder #59 em: 10 de Março de 2015, 13:17 pm »
Vai ao google e faz uma pesquisa por imagens usando as seguintes palavras-chave " [DIY]  - LIMPEZA EGR MOTORES 1.5 dci ( exemplo megane II 100cv )  + renaultpt.com " com um pouco de sorte ainda se encontra algumas das imagens que estão na cache do google.

Como já foi dito noutro tópico, as imagens estão alojadas em servidores externos ao forum.