Àrea Tecnica > Chassis
Sineblocos (Silent blocks) do charion (chariott) com folga (Clio III)
X-Flies:
Boa tarde,
a minha esposa foi por 4 pneus hoje à tarde e alinhar a direcção. Saiu de lá com 4 pneus e um diagnóstico de:
"Folga nos sineblocos do charion. Alinhar a direcção à posteriori."
Já estive à procura e encontrei informação díspar (além das formas diferentes de escrever os termos) e não consegui tirar as minhas dúvidas.
Eu não percebo nada de mecânica mas isto é o mesmo que os sineblocos do triângulo da direcção? Ou existe mesmo algo diferente que são os sineblocos do charion. Andava a ver do que se tratava para me preparar para o susto.
Alguém sabe a ordem de valores de uma reparação destas?
Farfalho:
Vamos por partes.
Sinoblocos são os casquilhos/bushings. Normalmente em borracha porém existe em poliuretano.
Charion - Estrutura inferior de suporte do motor/subframe.
Poderão estar a referir aos casquilhos onde os triângulos da suspensão se unem à estrutura.
X-Flies:
Vi agr que escrevi sineblocos em todo o lado em vez de sinoblocos.
Não tenho mais informação sem ser a que me escreveram num bilhetinho. Folga nos sinoblocos do charion.
Foi indicado como motivo de desgaste dos pneus. Fui trocar de pneus porque sentia a direcção a saltitar, a vibrar e ja n sentia o carro seguro.
Apenas comecei a procurar para ficar já preparado mas ainda fiquei mais confuso porque li que os sinoblocos são do triângulo da direcção e não do charion...
Confusão para um leigo mas para quem é mecânico deve fazer sentido.
CarM:
Se forem os casquilhos dos triângulos, era mesmo isso que os técnicos que trabalham com alinhamento de direcção escreveriam.. Para mais, quando esses têm folga, além do carro fazer bastante barulho em piso irregular, o remédio (regra geral) é trocar ambos os triângulos e as ponteiras de direção.
Se eu tivesse uma indicação dessas, iria procurar a folga nos sinoblocos da barra estabilizadora (esses apertam também no charriot).
Farfalho:
Na zona frontal normalmente existem os seguintes casquilhos/sinoblocos/bushes:
- Topos de amortecedor;
- Apoios de motor;
- Apoios da caixa de velocidades;
- Triângulos superiores (quando existentes) e inferiores ao charrion/subframe;
- Barra estabilizadora (drop-links ou escoras);
Do sistema de direcção tens os seguintes componentes:
- Triângulos;
- Amortecedor;
- Mola;
- Ponteira de direcção;
- Ponteira do triângulo ao cubo/manga de eixo;
Os dois últimos irão influenciar mais os movimentos laterais e longitudinais com o piso. Os casquilhos dos triângulos também influenciam e a passagem de vibração ao chassis. Portanto serão os pontos a rever.
Existem tutoriais para aferir o estado de cada através de levantar a roda do canto pretendido.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa