Autor Tópico: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades  (Lida 2554 vezes)

Offline RR Megane

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 3 Sport tourer 1.5 dci
Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« em: 11 de Dezembro de 2018, 11:05 am »
Bom dia a todos,

Tenho uma dúvida, tenho uma megane 3 1.5 sport tourer 90cv com caixa de 5 velocidades. Neste momento tenho problema nos rolamentos da caixa e não compensa a reparação, segundo o mecânico. Visto que já tenho de trocar, tenho ideias de por a caixa de 6 velocidades que equipa as carrinhas com o mesmo motor mas com 110cv. Alguém me pode ajudar relativamente ao material que tenho de trocar ao fazer esta mudança ?

Desde já um obrigado.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #1 em: 11 de Dezembro de 2018, 13:12 pm »
Houve já quem tenha feito essa experiência num clio, e não tenha corrido lá muito bem, mas ai tampem havia o problema do volante do motor ser originalmente mono-massa e a caixa de 6 usar um bi-massa.

No caso do megane, já pode ser diferente, à partida deves precisar da caixa, cabos e a manete das mudanças e verse o apoio do lado caixa é igual ou não.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #2 em: 11 de Dezembro de 2018, 13:19 pm »
Pois, o de 110cv a embraiagem ja tem bimassa, o de 90 nao.
Se der provavelmente tera que levar a embraiagem do de 110 tambem, digo eu que nao percebo grande coisa de mecanica so curiosidade...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline RR Megane

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 3 Sport tourer 1.5 dci
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #3 em: 11 de Dezembro de 2018, 13:33 pm »
Houve já quem tenha feito essa experiência num clio, e não tenha corrido lá muito bem, mas ai tampem havia o problema do volante do motor ser originalmente mono-massa e a caixa de 6 usar um bi-massa.

No caso do megane, já pode ser diferente, à partida deves precisar da caixa, cabos e a manete das mudanças e verse o apoio do lado caixa é igual ou não.

Obrigado. A minha questão também é se terei de fazer alguma reprogramação para o carro “aceitar” a caixa ou ele através dos sensores fará logo a leitura ?

Abraço.

Offline RR Megane

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 3 Sport tourer 1.5 dci
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #4 em: 11 de Dezembro de 2018, 13:36 pm »
Pois, o de 110cv a embraiagem ja tem bimassa, o de 90 nao.
Se der provavelmente tera que levar a embraiagem do de 110 tambem, digo eu que nao percebo grande coisa de mecanica so curiosidade...
Obrigado mas no caso destas meganes já vêm com bimassa. Quando trocei a embraigem falaram-me em meter o bimassa também.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #5 em: 11 de Dezembro de 2018, 14:04 pm »
Nops.
OmMegane III nao tem bimassa
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #6 em: 11 de Dezembro de 2018, 14:06 pm »
...o  de 90cv claro.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #7 em: 12 de Dezembro de 2018, 15:27 pm »
A caixa é mecânica por isso não é  preciso fazer nenhuma programação.. O que pode ser feito é uma reprogramação  ao calculador de injecção para melhorar as prestações do motor, bisto haver  uma alteração da relação da caixa.

Offline RR Megane

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 3 Sport tourer 1.5 dci
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #8 em: 13 de Dezembro de 2018, 10:15 am »
...o  de 90cv claro.
Se for esse o caso o antigo dono colocou bimassa nele porque quando fiz a troca da embraiagem isso foi visto e tinha bimassa. Obrigado

Offline RR Megane

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 3 Sport tourer 1.5 dci
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #9 em: 13 de Dezembro de 2018, 10:16 am »
A caixa é mecânica por isso não é  preciso fazer nenhuma programação.. O que pode ser feito é uma reprogramação  ao calculador de injecção para melhorar as prestações do motor, bisto haver  uma alteração da relação da caixa.
Obrigado pela ajuda, depois digo como correu.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #10 em: 13 de Dezembro de 2018, 11:51 am »
Se for esse o caso o antigo dono colocou bimassa nele porque quando fiz a troca da embraiagem isso foi visto e tinha bimassa. Obrigado

Ok. Poderá ser possivel...
Os Meganes3 de 90cv, nem bimassa nem turbo de geometria variavel.

P.S.- Vou contar uma que se passou comigo acerca do bimassa.

Há cerca de ano e meio comprei um Vw Polo 1.4tdi comercial, e quando fazia ponto de embraiagem ou em baixa velocidade o carro tremia.
Havia quem dissesse que era normal  por ter só 3 cilindros, mas eu na duvida vou á Volkswagem no Cacem e o funcionario chamou o chefe da oficina.
Assim que ele tentou arrancar saiu e disse logo:"isto é o bimassa". Ao que eu retorqui, "mas este modelo que é o de 70cv nao tem bimassa"
 "Tem tem, é isso de certeza" disse ele.

Ok. Fui-me embora e passados ceca de 1 mes a embraiagem deu o berro e eu fui ao meu mecanico para fazer a reparaçao e como era um carro de 2007 e ele tambem achava que tinha.
Quando deu os dados corretos para a loja de peças para comprar o material, disseram logo que NAO TINHA BIMASSA!. Enfim...
É o que temos.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline RR Megane

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 3 Sport tourer 1.5 dci
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #11 em: 13 de Dezembro de 2018, 11:56 am »
Tem razão. Liguei para uma loja de peças e disseram me que era monomassa. Mas o mecânico disse que já tinha bimassa. Confusão.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2018, 23:32 pm por Sls a GPL »

Offline rtxs

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: SANTO TIRSO
  • Mensagens: 38
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #12 em: 13 de Dezembro de 2018, 17:29 pm »
A menos que faças muita auto estrada, nao te aconselho a pores a caixa de 6

Offline RR Megane

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 3 Sport tourer 1.5 dci
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #13 em: 13 de Dezembro de 2018, 22:45 pm »
Faço um misto de autoestrada e cidade. Mas nestes carros dá muito a sensação que lhe falta a 6 velocidade.
A caixa de 5 é mais fiável que a de 6?
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2018, 23:33 pm por Sls a GPL »

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Caixa de cinco velocidades para seis velocidades
« Responder #14 em: 14 de Dezembro de 2018, 12:51 pm »
Possivelmente precisas de transmissões novas porque o comprimento das mesmas são diferentes. São tipos de caixas diferentes. A de 5v é uma JR, a de 6v deve ser TL
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe