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Diesel - bio diesel - ovd

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Artur:
Introdução:
Os biocombustíveis são produtos combustíveis renováveis produzidos a partir de matéria orgânica. A quantidade de CO2 que libertam para a atmosfera é inferior à que foi absorvida pelas plantas durante a sua vida.

Em 1893, na exposição universal de Paris, Rudolf Diesel apresentou um dispositivo inovador. Um motor de combustão interna e ignição por compressão que queimava óleo de amendoim. Com o motor Diesel, pretendia o seu inventor restituir aos agricultores a autonomia e independência, devolvendo-lhes a tarefa de produzir o combustível utilizado nos transportes.

A Directiva 2003/30/CE do Parlamento Europeu e do Conselho estabeleceu metas indicativas para a penetração dos biocombustíveis nos carburantes: 2% em 2005 e 5,75% em 2010. Embora não estejamos convencidos que está aqui a solução para a crise energética que se adivinha, acreditamos que podemos minorar o problema enquanto novas soluções técnicas não surgem no mercado.

Todos os veículos a gasóleo podem consumir alguma percentagem de óleo vegetal directamente (OVD) sem qualquer modificação no motor, e podem consumir biodiesel fabricado a partir de óleo alimentar novo ou usado.

À semelhança do que sucede com o GPL para os motores a gasolina, também é possível realizar pequenas alterações num motor Diesel para queimar elevadas percentagens de óleo vegetal (OV). Milhões de quilómetros feitos por milhões de utilizadores no mundo inteiro, desde a crise petrolífera de 1973, forneceram procedimentos e uma base de dados sobre os motores e as alterações a realizar para se poder atestar o depósito com óleo vegetal em vez de gasóleo. Para além da motivação Ecológica (redução dos gases promotores de efeito de estufa, ausência de enxofre, e outras partículas), Social (devolver aos agricultores a iniciativa da produção de energia para os transportes, fixar as populações no meio rural), Política (diminuição da dependência do exterior), também existe uma dimensão Económica (adaptando os impostos que incidem sobre os combustíveis pode tornar-se muito atraente o recurso a formas de energia mais limpas).

A União Europeia tem vindo a promover a utilização dos biocombustíveis através de diversas iniciativas legislativas, o mesmo tem vindo a fazer o Governo Português faltando, no entanto, agilizar a regulamentação, bem como a homologação dos veículos para a utilização destes combustíveis, à semelhança do que sucede com o GPL (um combustível fóssil e não renovável).

Os motores a gasolina também podem consumir combustíveis produzidos a partir de matéria orgânica, incluindo detritos florestais.

Para além dos transportes, também o aquecimento doméstico pode ser feito com biocombustíveis, em vez de gás, electricidade, ou gasóleo.

Perguntas frequentes

Qual a percentagem de óleo vegetal que se pode usar sem adaptação?
O óleo vegetal pode ser adicionado ao gasóleo, segundo certas regras e sem qualquer adaptação, dependendo sobretudo da marca e do tipo de bomba injectora .
Se for p.ex. Bosch e em linha, poder-se-á adicionar entre 65% no Verão e 35% no Inverno. Se o carro for mais recente, com sistema bomba-injector ou common-rail, estas percentagens passam para 15% e 30%.
Há pessoas que começam usar OV em percentagens elevadas e, como não notam logo problemas, dizem que é seguro. Para terem noção o que está acontecer no motor, observem bem estas fotos de uma experiência num motor de tractor, sem kit nem pré-aquecimento:




O relatório completo pode ser lido aqui:
http://www.iapar.br/biodiesel/oleobruto.pdf

Como se faz?
É aconselhável começar com percentagem, a partir de 10% OV (OV10) e gradualmente aumentar até percentagem recomendada. Cada novo depósito +10% do OV. Para misturar o OV, basta primeiro abastecer com gasóleo e depois adicionar o OV. Recomenda-se também adição de 2% da gasolina sobre o volume total do combustível.

Para poder usar uma percentagem mais elevada, o que fazer? Os tais kits de conversão, como se arranjam, quanto custam, no que consistem?
Quem quiser usar, de forma segura, percentagens mais altas de OV, terá de fazer uma adaptação ao sistema de combustível do seu carro. Dependendo do carro, do seu sistema de injecção, existem vários kit’s cujos componentes consistem em sistemas de aquecimento do OV, de purga automática, de comutação do combustível e de comando e controlo. É bastante parecido com os sistemas de GPL para os carros a gasolina. Há kits, de 1 ou 2 depósitos, os mais simples desde 300 € até os mais sofisticados de 1.600 € (incluindo IVA e montagem).


O uso do óleo vegetal altera em alguma coisa o rendimento/performance do automóvel?
O OV é um aditivo cuja utilização, em geral, aumenta ligeiramente o rendimento e o performance do motor. O motor passa a trabalhar mais suavemente, com menos barulho. O consumo tende diminuir em 5 a 10%. Também diminuem as emissões dos gases poluentes (CO2, partículas, enxofre). Aumenta ligeiramente a emissão do NOx. Em geral tem um impacte ambiental altamente positivo e supera, em alguns indicadores até os mais recentes carros considerados ecológicos.

Pode se utilizar o óleo já usado?
É possível aproveitar o OV usado, mas tem de se ter muito cuidado e fazer um tratamento antes de colocá-lo no depósito. O OV recolhido nos restaurantes contém, além das partículas grossas, água, sal, detergentes, etc. Existem processos de lavagem deste OV e é preciso sempre fazer uma filtragem suficiente (até 1 mícron) para não causar problemas no carro.

Quando se converte um automóvel, é necessário dar conta dessa alteração a alguma entidade oficial? Por exemplo a DGV ou outra?
Quando se adapta um carro, deveria proceder-se a uma alteração do livrete junto da DGV. Infelizmente pessoas que já tentaram solicitar esta alteração à DGV, não obtiveram resposta. Ainda não existe qualquer lei nem regulamentação que permite legalizar o uso do OV nos carros. Por isso ninguém na DGV sabe como proceder. É uma questão de tempo. Na Alemanha, por exemplo, o OV já é usado em larga escala, existem dezenas de milhares carros adaptados e quase 300 bombas públicas, onde é possível abastecer o OV.

Qual diferença entre biodiesel e óleo vegetal?
Para poder usar o OV no motor, sem prejuízo, tem de se tornar mais fluente (menos viscoso). Para isso podemos ou fazer mistura do OV com gasóleo ou aquecê-lo (OVD) ou forçar uma alteração química - transesterificação (com recurso a metanol e soda cáustica) - o resultado é BD (biodiesel). Durante o processo de transesterificação é substituída, na molécula do óleo, a cadeia da glicerina pela cadeia do metanol. A soda cáustica ajuda equilibrar a acidez do produto. A viscosidade do biodiesel é parecida com a do gasóleo. Já existem, em Portugal, carros de todos os tipos a funcionar exclusivamente com BD.

Artur:
oleo vegetal a 0,69€ no continente ;)

Mefisto:
boas

vamos la desenterrar isto  :embarrassed:

isto do oleo vegetal directo
é oleo fula ?
é agarrar em 1 ou 2 garrafões de oleo fula e espetar directo no deposito sem mais nem menos ?
faz-me alguma confusao isto  :huh:

é que a 10% num deposito de 70 litros ainda se poupa uns euros e se aumenta a performance e diminui o consumo como indicas parece bem

e isto nao deixa vestigios marados no deposito e motor ? se depois deixar de adicionar oleo nao fica para la restos agarrados ?

Sls a GPL:
O óleo vegetal tem propriedades de limpeza, acabando por limpar os resíduos do sistema, por conseguinte, vai sujar mais o filtro do gasóleo, e por outro lado também durante o processo de combustão, não me lembro do nome correcto do que acontece ao óleo vegetal, mas sofre uma transformação com um nome estranho, que depois acaba por se acumular  no óleo do motor, deixando-o sujo.
As desvantagens da utilização do óleo vegetal a 100% é a necessidade de substituição com maior regularidade do óleo do motor e do filtro de combustível. Em outras concentrações não te sei dizer mas que terás que substituir o óleo e o filtro de combustível com maior regularidade do que se usares 100% de gasóleo.

Mefisto:
hmmm

com essas propriedades de limpeza se calhar nao era mau pensado conciliar uma das mudanças de oleo + filtro com um carregamento de um garrafao de 5l de oleo

aproveitava-se que se tinha de trocar o filtro e o oleo para fazer uma limpeza mais funda ao motor

ja alguem fez disto ?
obteve bons resultados ?

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