Autor Tópico: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão  (Lida 4550 vezes)

Offline jpdo

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(Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« em: 13 de Outubro de 2016, 09:05 am »
Bom dia,

Pessoal, no meu megane fiz um teste de compressão ao motor, e obtive o seguinte gráfico.
Algém que pode esclarecer qual o estado do motor?


Aqui está a foto:

O motor em questão é o 1.5dci 105cv.

Cumprimentos,
João Oliveira

Offline rike1

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #1 em: 13 de Outubro de 2016, 10:13 am »
Quer dizer que o 4.º cilindro tem uma perda de compressão em 12,5% em relação aos outros.

Cada risco corresponde a um cilindro, os 3 cilindros chegam a 20 bars, mas o 4.º só chega a 17,5 bars.

Offline Pedrob

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2016, 10:15 am »
Exacto. E qual o valor indicado que deveria ter?
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline rike1

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #3 em: 13 de Outubro de 2016, 10:22 am »
Se estou a ver a especificação do carro correcto  e se não me engano 18,8 bars no minimo.

Offline jpdo

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #4 em: 13 de Outubro de 2016, 10:58 am »
Neste caso, o motor está em bom estado ou em mau estado?
É que a bosch que foi quem fez o teste diz que o motor está a caminhar para ficar fraco.
É verdade a avaliação feita por eles?

Offline jpdo

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #5 em: 13 de Outubro de 2016, 11:03 am »
Só mais uma coisa, este motor pelo teste aprsentado é um motor que ainda tem vida para durar ou já não durará muito?
Qual o valor recomendado de pressão para o motor?

Offline Caçoilauto

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #6 em: 13 de Outubro de 2016, 11:51 am »
Qual o risco correspondente ao valor mais baixo? 1º ? ou 4º ?

O valor mais baixo está muito próximo de começar a dar problemas pois está a baixar drasticamente a compressão face aos outros, contudo é natural que não notes nada por enquanto pois a injecção está sempre a fazer a compensação necessária .

Dentro em breve caso continue a baixar vais ter erros de verificar injecção pois vai aparecer o erro comum de circuito de referencia de cilindro - limite baixo


Provavelmente deve-se a uma capa de biela  a começar a ter folga ou o segmento de óleo pasmado.


Offline rike1

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #7 em: 13 de Outubro de 2016, 12:05 pm »
Se eu estou a ver bem as coisas, tens uma pequena perda de compressão quando comparado com os outros.

A perda de compressão pode dever-se a várias coisas:

- vela mal apertada
- injector mal apertado
- valvula que não veda como deve ser
- problema com segmentos (consumia oleo)
- pistão deformado com um enorme falha na superficie (dava também sintomas disso).
- junta da cabeça com uma queimada (com uma pequena queimadura num rebordo junto desse cilindro
- camisa riscada em cima na zona da junta da cabeça (a compressão sai para o sistema de refrigeração - desde borbulhar no vaso de expansão até uma pressão brutal no vaso)
- camisa riscada em baixo (a compressão sai para o carter - ao tirares a vareta do oleo com o motor a trabalhar mandava oleo fora).

Offline jpdo

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #8 em: 13 de Outubro de 2016, 12:18 pm »
Boas.

Pelo que referiste. Posso indicar que.

O carro não está a consumir óleo.
No entanto :
 - camisa riscada em baixo (a compressão sai para o carter - ao tirares a vareta do oleo com o motor a trabalhar mandava oleo fora).

Este sintoma que referiste em cima acontece.

Isto é fácil de resolver ou é uma reparação cara?

Cumprimentos,
João Oliveira

Offline rike1

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Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
« Responder #9 em: 14 de Outubro de 2016, 10:20 am »
Se a compressão saí para o carter quer dizer que há uma passagem pela zona dos segmentos.

Pode ser só o segmentos do 4.º pistão, pode ser a camisa riscada ou o somatório das 2.

Quanto à reparação ser cara, depende do que chamas caro pois não sei qual o teu ponto de referencia. Eu diria que é uma reparação que tem um custo avultado, visto que implica abrir praticamente o motor todo. Só em horas de trabalho já são umas quantas...

Se tiveres sorte e for um segmento partido, a conta é bem menor.

Mas o melhor é falares com um profissional, pois eu sou apenas um curioso de mecânica e só sei a teoria.