Autor Tópico: Laguna III - Baixa pressão de óleo  (Lida 3610 vezes)

Offline Mat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Massamá
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Laguna III Break
Laguna III - Baixa pressão de óleo
« em: 27 de Outubro de 2021, 21:56 pm »
Boa noite a todos,

Tenho uma Laguna III Break com um motor Diesel 2.0, de 2013 e com cerca de 190.000 km.
Sempre trabalhou maravilhosamente...sem ruidos, sem vibrações estranhas...exemplar
Este fim de semana, assim do nada, deu-me a luz vermelha de stop acompanhada da mensagem "Perigo de Gripagem do Motor" e do símbolo da almotolia de óleo....
Chamei o reboque e levei-a para um concecionário Renault. A oficina fez o diagnóstico e informou que tinha uma mensagem de erro de pressão de óleo inadequada.
A primeira pergunta que me fizeram foi se tinha feito a troca de óleo há muito tempo. Na realidade fiz à cerca de 6 meses, mas foi numa daquelas oficinas de franchising e não confio 100% na qualidade dos óleos que usam ali...
O concessionário diz que foi feita uma medição da pressão de óleo e que o valor estava abaixo do especificado, por isso propuseram a substituição da bomba de óleo. No entanto disseram que para trocar a bomba têm que retirar o motor do carro :shocked: o que resulta num orçamento astronómico de 3.000€ com montes de horas de mão-de-obra e peças.
Ainda estou a recuperar do choque, e gostaria de apelar aos vossos conhecimentos e experiências para obter respostas a estas perguntas:
- É de facto imprescindível retirar o motor do carro para substituir a bomba de óleo neste motor?
- É normal numa reparação destas trocar capas de bielas, corrente de transmissão, correia de alternador, etc., etc....?
- Um mecânico conhecido disse que um óleo de baixa qualidade num motor que tivesse feito regenerações ao filtro de partículas, p.e.(talvez também associado a um filtro de óleo de baixa qualidade) poderia baixar de viscosidade ao ponte de não atingir a pressão mínima no circuito. Suriu por isso que eu deveria substituir o óleo, substituir o filtro, fazer um reset nos erros e verificar se a mensagem aparece de novo. Acham que vale a pena tentar?

Desculpem a extensão deste post....Tenho o carro no concessionário e tenho que decidir o próximo passo.....3.000€ é muita pasta....

Agradeço os vossos inputs,
Mat

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2021, 22:54 pm »
Bem antes de mais com um orçamento de 3000 euros uma simples revisão com mudança de óleo e filtro para tentar despistar outro problema é uma hipótese, muito embora não acredite muito nessa hipótese mas se os valores de pressão forem relativamente próximos dos mínimos exigidos pode valer a tentativa.
Depois tens que analisar se essa reparação vale a pena ser feita no concessionário, de cabeça 150/200 euros uma bomba de óleo qualidade igual ou superior a original aproveitar para mudar a distribuição tensores e a bomba de água 300, juntando mão de obra mais 300 ou 400 euros (aqui não consigo dar valores aproximados) não chega sequer perto do valor que referes e provavelmente fazes muito mais que o que te estão a propor.
Basta 1 bom mecânico porque material existe igual ou melhor ao original por muito menos dinheiro mas é apenas uma opinião.
Cumprimentos

Offline Mat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Massamá
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Laguna III Break
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #2 em: 27 de Outubro de 2021, 23:46 pm »
Obrigado André.
Só de mão-de-obra apresentam ca. de 26 horas (a 36 Euros chega perto dos 1K€)...mas montam e desmontam muito (para retirar o motor do carro...) e trocam muita coisa:
- Kit de distribuição (corrente, tensores, roletes guia...) (300€)
- Bomba de óleo (200)
- Correia de acessórios (alternador,...) roletes, guias tensores (300)
- Capas das bielas (130)
- Kit corrente da bomba, oleo motor, oleo da caixa, oleo hidraulico, encosto hidraulico da embraiagem, parafusos, anilhas, etc. etc. etc....

Nem sei que pensar disto....resta saber se não vão encontarndo mais coisas pelo caminho...

Offline Mat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Massamá
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Laguna III Break
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #3 em: 28 de Outubro de 2021, 07:08 am »
Bom dia,

Mais algumas questões....
Fiquei um bocado surpreendido com este diagnóstico de bomba de óleo avariada...Nos vários carros que tive nunca me aconteceu.
Se há um componente bem lubrificado no motor deve ser a bomba de óleo...
Sabem se é um problema comum nos motores da Renault?
Seria ridículo perder todo este dinheiro e vir a descobrir que a causa seria outra :sad:

Offline Bruno110

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
  • Mensagens: 350
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #4 em: 28 de Outubro de 2021, 10:54 am »
Boas, eu o que faria era mudar o oléo e filtro e
Depois via o comportamento dela.

Tenho aqui clientes com carros desses com mais km, muito mais mesmo. E ainda nao tive problemas desses, eu inclusivamente tenho uma mas a minha ainda esta na rodagem so tem 125mil.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk


Offline Mat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Massamá
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Laguna III Break
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2021, 15:06 pm »
O mecânico diz que mediram a pressão do circuito de óleo com um manómetro montado no sítio do sensor de pressão e que deu uma leitura de 0 bar...
Pode até ter sido a corrente que comanda a bomba que partiu (coisa rara....), mas ele diz que para confirmar isso é preciso retirar o motor do carro. Pôs isso tudo por escrito...
Ainda bem que não andei com aquilo após ter dado o alarme...

Offline Bruno110

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
  • Mensagens: 350
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #6 em: 28 de Outubro de 2021, 15:34 pm »
Mas para despistar isso nao presisa tirar o motor...

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk


Offline Mat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Massamá
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Laguna III Break
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #7 em: 30 de Outubro de 2021, 09:25 am »
E como se pode fazer?...

Offline Bruno110

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
  • Mensagens: 350
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #8 em: 30 de Outubro de 2021, 19:48 pm »
Tirar o carter..

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk


Offline Mat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Massamá
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Laguna III Break
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #9 em: 31 de Outubro de 2021, 14:56 pm »
Segundo comentaram alguns mecânicos com quem falei, a estrutura que suporta a suspensão bloqueia parcialmente o carter. Assim sendo, para o desmontar, ou se remove o motor ou a dita estrutura.
Não posso confirmar porque tenho o carro no cencessionário, mas hei-de lá ir espreitar...

Offline Bruno110

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
  • Mensagens: 350
Re: Laguna III - Baixa pressão de óleo
« Responder #10 em: 31 de Outubro de 2021, 15:29 pm »
Sim. Mas como e só para ver se a bomba de óleo tem a corrente partida tirando o meio carter da para fazer uma inspecção visual.
E claro que a partir dai e sempre melhor tirar o motor. Sempre fica um trabalho mais "limpo".

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk