Autor Tópico: Velas de ignição  (Lida 10579 vezes)

Offline Mendes

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Velas de ignição
« em: 16 de Outubro de 2009, 21:36 pm »
E 12 dicas sobre o estado das velas
 
A aparência dos eletrodos e do isolador revela informações importantes sobre o funcionamento da vela, o combustível e o motor. Analisando o estado da vela de ignição você pode identificar o problema do motor.
 
Mas antes de uma avaliação, duas condições devem ser satisfeitas:
1. O veículo deve ter rodado um percurso de pelo menos 10 Km, com o motor funcionando em diferentes rotações, todas situadas na faixa média de potência
 
2. Deve-se evitar um funcionamento prolongado em marcha lenta antes do desligamento do motor.
 
1 - NORMAL



O pé do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro.
Motor em boas condições
Índice térmico da vela está correto.

2 - FULIGINOSA (CARBONIZAÇÃO SECA)



O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca).

Causas:
Carburador regulado com mistura rica
Filtro de ar sujo
Afogador automático com mau funcionamento
Afogador manual puxado por longo tempo
Uso de combustível fora da especificação
Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
Ponto de ignição atrasado
Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor.

Efeitos:
Falhas de ignição
Motor falha em marcha lenta
Dificuldades de partida a frio.

Soluções:
Regulagem correta do carburador e do ponto de ignição
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Substituir o filtro de ar
Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
Utilizar vela correta para o tipo de motor.

3 - OLEOSA (CARBONIZAÇÃO OLEOSA)



O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão.

Causas:
Em motores de 4 (quatro) tempos - óleo em excesso na câmara de combustão - Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos.

Efeitos:
Dificuldade na partida
Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta.

Soluções:
Em motores de 4 tempos, retificar o motor - Trocar as velas

Offline Mendes

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Re: Velas de ignição
« Responder #1 em: 16 de Outubro de 2009, 21:37 pm »
4 - RESÍDUOS LEVES DE CHUMBO



Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante.

Causas:
Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo.

Efeito:
Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição.


Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.


5 - RESÍDUOS GROSSOS DE CHUMBO



O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom.

Causas:
Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo. A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração de veículo.

Efeito:
Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

6 - RESíDUOS / IMPUREZAS



Camada de cinza grossa no pé do isolador, na câmara de aspiracão e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e até cheia de escórias.

Causas:
Aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.

Efeitos:
Perda de potência do motor, decorrente de ignições por incandescência e danos ao motor.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas
Regular o motor.

Offline Mendes

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Re: Velas de ignição
« Responder #2 em: 16 de Outubro de 2009, 21:38 pm »
7 - SUPERAQUECIMENTO
 


Eletrodo central fundido parcialmente.

Causas:
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível de má qualidade; vela mal apertada.

Efeitos:
Falhas de ignição
Perda de potência
Danos ao motor.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Substituir as velas.

8 - ELETRODO CENTRAL FUNDIDO


 
Eletrodo central completamente fundido, possível trinca no pé do isolador e eletrodo-massa parcialmente fundido.

Causas:
Superaquecimento do eletrodo central, que pode trincar o pé do isolador.
Combustão normal com detonação ou ponto de ignição excessivamente adiantado.

Efeitos:
Falhas de ignição
Perda de potência
Danos ao motor.

Soluções:
Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Substituir as velas.

9 - ELETRODOS CENTRAL E MASSA FUNDIDOS


 
Causas:
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível não especificado para o tipo de motor.

Efeito:
Antes do dano total do motor, ocorre perda de potência.

Soluções:
Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Utilizar combustível adequado para o tipo de motor
Substituir as velas.

Offline Mendes

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Re: Velas de ignição
« Responder #3 em: 16 de Outubro de 2009, 21:38 pm »
10 - DESGASTE EXCESSIVO DO ELETRODO CENTRAL (EROSÃO)



Causa:
Não observância do tempo recomendado para a troca das velas.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo); a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eletrodos, é alta demais
Partida difícil.

Solução:
Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante.
 
 
11 - DESGASTE EXCESSIVO DOS ELETRODOS MASSA E CENTRAL (CORROSÃO)
 


Causas:
Presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. Esta vela não foi sobrecarregada termicamente, não se tratando portanto de um problema de índice térmico. Depósitos de resíduos provocam influências no fluxo dos gases.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo)
Partida difícil.

Soluções:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
 
 
12 - PÉ DO ISOLADOR TRINCADO


 
Causas:
Dano causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. Exemplo: abrir os eletrodos com uma chave de fenda
Corrosão do eletrodo central por aditivos agressivos no combustível
Depósitos de resíduos de combustão entre o pé do isolador e o eletrodo central.

Efeitos:
Falhas de ignição (a faísca salta entre o isolador e a carcaça)
Partida difícil.

Soluções:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
 

Offline Mendes

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Re: Velas de ignição
« Responder #4 em: 16 de Outubro de 2009, 21:39 pm »
Grau térmico da vela de ignição

O grau térmico descreve a capacidade de uma vela de ignição em dissipar o calor gerado na câmara de combustão. O calor recebido por uma vela depende do tipo de cada motor.

O grau térmico é importante porque é necessário manter uma temperatura mínima na câmara de combustão para prevenir carbonização (autolimpeza) e conseqüentemente, as falhas de ignição. Por outro lado, é necessário também não exceder uma certa temperatura máxima para a prevenção de auto-ignição.

Por essas razões, a faixa de temperatura operacional da vela de ignição é definida de acordo com a potência específica de cada motor.

O grau térmico de cada tipo de vela é indicado por um número e esse número faz parte da designação das velas NGK.

Assim como no termômetro, números altos como 8, 9 e 10 representam velas "Frias", ou seja, velas com alta capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Ferrari.

Números de mais baixos, como 5, 6 e 7 representam velas "quentes", ou seja, velas com baixa capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor.
 
1 - Vela Quente - INDICADOR TÉRMICO ALTO
Grande superfície do pé do isolador - absorve muito calor.
Longo caminho condutor de calor - baixa dissipação do calor produzido pelo motor.

2 - Vela com indicador de índice térmico médio
Configuração intermediária entre a vela fria e a vela quente.
Tem a superfície do pé do isolador menor do que na vela quente e uma dissipação de calor melhor.

3 - Vela Fria - INDICADOR TÉRMICO BAIXO
Pequena superfície do pé do isolador - absorve pouco calor.
Curto caminho condutor de calor - boa dissipação do calor.


Offline Artur

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Re: Velas de ignição
« Responder #5 em: 16 de Outubro de 2009, 21:59 pm »
muito boa informação mendes

obrigado

Offline TC

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Re: Velas de ignição
« Responder #6 em: 16 de Outubro de 2009, 23:23 pm »
Boa informação. Obrigado por partilhares...

Se precisar de ajuda a tentar perceber como está o motor do meu R19 já sei onde vir  ;D
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