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Problemas AC
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Autor
Tópico: Problemas AC (Lida 1721 vezes)
Ruiaraujo
1.0 SCe
Localidade: Funchal
Mensagens: 4
Garagem : Renault Espace
Problemas AC
«
em:
17 de Junho de 2019, 10:51 am »
Bom dia.
Tenho uma Renault espace de 99 e tenho um problema com o AC que me está a tirar o sono.
Quando ando sozinho na carrinha e em plano, sem forçar muito o motor, o AC funciona normalmente. Quando ando com mais de quatro passageiros mais bagagem e forço ou pouquinho mais o motor, por exemplo se tenho que fazer uma pequena subida, a temperatura do motor sobe ao máximo e sou obrigado a parar o carro e deixaro motor arrefecer.
Alguma ideia sobre qual será o problema?
Obrigado
Registado
CarM
1.5 DCi
Localidade: Coimbra
Mensagens: 474
Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Problemas AC
«
Responder #1 em:
17 de Junho de 2019, 11:11 am »
Temperatura do AC e do motor são coisas completamente diferentes e não têm correlação.
Em relação a quebras de potência de AC pode ser um compressor a passar-se, uma fuga ou falta de gás (entre outros...)
Em relação a sobreaquecimento do motor em carga pode ter a junta da cabeça com problemas, um termóstato bloqueado, um sistema de refrigeração não purgado corretamente ou a bomba de água passada (entre outros...)
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Mensagens: 2854
Re: Problemas AC
«
Responder #2 em:
17 de Junho de 2019, 12:26 pm »
A Espace é uma 2.2 ?
Registado
andresilvac4
1.5 DCi
Localidade: Sabrosa
Mensagens: 482
Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Problemas AC
«
Responder #3 em:
17 de Junho de 2019, 16:18 pm »
Exatamente Ac é uma coisa temperatura do motor é outra...poderás é ter aà um problema no motor que está disfarçado e não aparece sempre, quando se liga o compressor do AC para este funcionar retira potência ao motor...potencia essa que te faz falta quando tens o carro cheio, a falta dessa potência leva a pisares mais o acelerador como tal forças o motor ao máximo e esse problema aparece...aliás em teoria com o AC ligado até ajuda a arrefecer o motor pois a ventoinha do radiador dispara logo para ajudar a arrefecer o gás e o radiador do lÃquido de refrigeração do motor também apanha com esse ar ...parece me uma clara falha na junta da colaça ou até uma fissura na cabeça do motor ...o lÃquido de refrigeração não desaparece do depósito ?
Registado
CarM
1.5 DCi
Localidade: Coimbra
Mensagens: 474
Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Problemas AC
«
Responder #4 em:
17 de Junho de 2019, 17:18 pm »
Por acaso um carro com o AC ligado até aquece bem mais porque o permutador do AC está á frente do radiador do lÃquido de refrigeração, lançando calor sobre aquele. As ventoinhas puxam o ar quente para trás para dentro do compartimento motor que depois, consoante o isolamento da baÃa do motor, mantém aquela zona mais quente (ou não).
Mas em termos de aquecimento do motor, controlamos isso pela temperatura do lÃquido de refrigeração, e se a temperatura sobe a nÃveis muito altos é porque há algum problema com o circuito de refrigeração e o termóstato não regular: ou a bomba de água não consegue manter um débito elevado para passar o máximo de fluÃdo possÃvel pelo radiador no mais curto espaço de tempo, ou a capacidade do radiador está reduzida (sujidade elevada/excesso de acumulação de detritos no miolo exterior / canais internos bloqueados) ou existe outro problema associado á junta da cabeça (passagem de gases de escape para o circuito de refrigeração), ou circuito está comprometido (calcário, lodos, resÃduos que elevam a resistência á passagem)...
«
Última modificação: 19 de Setembro de 2019, 09:35 am por Sls a GPL
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Registado
Ruiaraujo
1.0 SCe
Localidade: Funchal
Mensagens: 4
Garagem : Renault Espace
Re: Problemas AC
«
Responder #5 em:
19 de Junho de 2019, 11:43 am »
Boas a Renault é uma 2.2.
Registado
Martins SDI
Initiale Paris
1.6 DCi
Mensagens: 843
Garagem : Renault Clio III
Re: Problemas AC
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Responder #6 em:
19 de Junho de 2019, 12:58 pm »
Não circules com o carro assim, porque vais mandar o motor para o galheiro, se não mandaste já.
Registado
Ruiaraujo
1.0 SCe
Localidade: Funchal
Mensagens: 4
Garagem : Renault Espace
Re: Problemas AC
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Responder #7 em:
19 de Junho de 2019, 15:59 pm »
Boa tarde,
Parece que um azar nunca vem só. Para além dos problemas de AC agora foi o fecho central. A chave funciona e a pilha está boa o problema é o sensor que parece que queimou. Alguém tem um sensor que me possa vender?
Em relação ao AC e como o motor não tem fugas e trabalha normalmente, alguém me pode dizer como posso limpar o sistema de AC?
Perante as opiniões acho que é o sistema que tem sujidade acumulada, pois não tenho fugas no motor e a bomba de água foi substituÃda a quatro anos atrás quando troquei a correia de distribuição.
Obrigado a todos
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Sls a GPL
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1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Mensagens: 14602
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problemas AC
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Responder #8 em:
19 de Setembro de 2019, 09:30 am »
Queres limpar os sisteme de AC, estas a falar das condutas de ar? ou do circuito onde passa o gás do AC?
"Perante as opiniões acho que é o sistema que tem sujidade acumulada, pois não tenho fugas no motor e a bomba de água foi substituÃda a quatro anos atrás quando troquei a correia de distribuição."
Isto é que não percebi mesmo.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Mensagens: 14602
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problemas AC
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Responder #9 em:
19 de Setembro de 2019, 09:45 am »
Agora ja se entende, visto ser a cvontinuação de uma duvida já colocada anteriormente, deves continuar no mesmo tópico em vez de criar um novo.
Sendo assim, o que deves fazer primeiro é :
verificar se o radiador aquece por igual ou se tem zonas mais quentes que outras, se isso acontecer, significa que está obstruÃdo.
Verificar o estado do termostato, mas mais vale substituir pois não é caro.
verificar se a válvula do vaso de expansão está boa, substituir por uma nova.
verificar se o nivel de agua vai baixando com o tempo ou não.
lavar o circuito de refrigeração do motor com agua corrente durante algum tempo, depois por novo liquido e purgar convenientemente.
Se mesmo assim voltar a aquecer, significa que tens problemas a nÃvel mecânico.
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