Autor Tópico: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...  (Lida 84844 vezes)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #60 em: 19 de Maio de 2011, 02:59 am »
Que bonito serviço esse de "ultrapassar e travar para se afastar o outro"... Vê lá se não apanhas qualquer dia um "bem disposto" e depois arranjas festa das grandes...

Se calhar a tua Lag com repro deve ser agradável tipo ambipur aos que vêm atrás de ti... Sinceramente... :S


acho que devias ler na horizontal e não na diagonal .....

e depois de o ultrapassar OU travo para me afastar .....

ou ultrapassa e afasta se , ou trava e deixa o ir ......


Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #61 em: 19 de Maio de 2011, 09:22 am »
Entao porque razao eu iria colocar em perigo a miha segurança e a dos restantes, só porque vai a poluir exageradamente?

Já nao sou um puto á procura de emoçoes fortes e do perigo...


Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

MRC

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #62 em: 19 de Maio de 2011, 12:40 pm »
Peço-te desculpa então. Como tiveste ali umas calinadas no português, não interpretei como devia. :S

acho que devias ler na horizontal e não na diagonal .....

e depois de o ultrapassar OU travo para me afastar .....

ou ultrapassa e afasta se , ou trava e deixa o ir ......

Fdx, 3 da matina ainda acordado?? Vai dormir pah! :D

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #63 em: 19 de Maio de 2011, 16:10 pm »
...e quero esclarecer q a minha Laguna só andou reprogramada cerca de 10 mil Klm.
Já vai p 2 anos q nao está,e foi precisamente p nao andar a envenenar o o ambiente dos meu filhos e futuros netos, q voltei atraz.

Álem disso comprar um Clio ou Punto, Renault 19 etc,, de 2002 ou 2003 é o mesmo preço ou seja quase nada,(500€?) nao vale a pena comprar o  q nao tem catalisador de 2002.
Temos q tambem pensar no ambiente, e nao estarmos á espera de Leis q a isso obriguem.
Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

MRC

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #64 em: 19 de Maio de 2011, 16:57 pm »
LOL

Hás-de me dizer onde arranjas Renault 19 de 2002 ou 2003? E Clios dessa idade a 500€ que eu compro para negócio.

Pensar no ambiente, humm... Claro, andar a pé, de bike, a fazer médias baixas tendo em conta o carro que tenho, a conduzir por norma a 100km/h na AE em vez de 140km/h, etc.... Sim acho que penso no ambiente... E a lei não me obriga a fazer médias de 6 litros ao invés de 10... Ambiente... Esses gajos dessas leis que me venham falar ambiente que eu logo lhes conto uma história... Esses e aqueles que fazem médias de "pata pesada"... São só amigos do ambiente!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #65 em: 19 de Maio de 2011, 17:06 pm »
...não sei mas parece-me que o alvaro carvalho refere-se a uma diferença de 500€, entre um carro de 1992 e um de 1993.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

MRC

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #66 em: 19 de Maio de 2011, 17:14 pm »
...não sei mas parece-me que o alvaro carvalho refere-se a uma diferença de 500€, entre um carro de 1992 e um de 1993.

Eu não li isso de nenhuma frase que ele disse :S

Pah o que leio são pérolas do tipo: "Renault 19 de 2002/2003" e o que "não tem catalisador de 2002"

Acho que já estamos a andar nas nuvens... :S

Mas vai lá dar uma volta pelo mercado de usados a ver se achas carros em bom estado com essa diferença de idades e preço (500€ / 10 anos)?

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #67 em: 19 de Maio de 2011, 17:23 pm »
Pois foi o que eu depreendi do que o alvaro escreveu.
Mas já agora também vou deixar aqui a minha opinião sobre o assunto.
Pode ser discutivel o facto de o ano referido ser 1992, pois mesmo após essa data ainda foram comercializados muitos carros sem catalizador. No entanto há que começar por algum lado e apoio medidas como essa.
Todos os dias, quando a meteorologia permite como é óbvio, vejo da janela do meu gabinete uma "nuvem" escura sempre a pairar sobre Lisboa. Isso é o quê? Nada mais que a acumulação de poluição auto.
Agora um facto concreto é que um carro sem catalizador é sempre mais poluente que um que o tenha, até porque a poluição gerada por um carro não é apenas CO2. O catalizador também "trata" outros compostos quimicos resultantes da combustão.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

MRC

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #68 em: 19 de Maio de 2011, 17:41 pm »
Sempre que vou a Lx reparo sempre nessa bruma amarelada que se forma por cima da cidade. Já entrei em apartamentos e reparei que nas entradas de ar, quer em janelas, quer em ventilações, em pouco tempo fica tudo negro, tipo fuligem. :|

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #69 em: 19 de Maio de 2011, 19:11 pm »
Eu apoio medidas como esta. Sinceramente tem que se começar a sério nas questões ambientais, pois toda a porcaria que fizermos hoje, terá consequências amanha... Há que ter consciência disso. As pessoas querem andar de carro e vão continuar a fazê-lo, por isso que façam a dita alteração para colocar o catalisador no carro, sinceramente é horrivel andar a trás desses carros sem catalisador  :rolleyes: já nem falo dos reprogramados... Esses então a casgar fumo por todas as fugas que têm... Por isso sim, apoio esta medida...  :smiley:

Esta medida é um inicio do muito que ainda há a fazer  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #70 em: 19 de Maio de 2011, 19:36 pm »
LOL

Hás-de me dizer onde arranjas Renault 19 de 2002 ou 2003? E Clios dessa idade a 500€ que eu compro para negócio.

Pensar no ambiente, humm... Claro, andar a pé, de bike, a fazer médias baixas tendo em conta o carro que tenho, a conduzir por norma a 100km/h na AE em vez de 140km/h, etc.... Sim acho que penso no ambiente... E a lei não me obriga a fazer médias de 6 litros ao invés de 10... Ambiente... Esses gajos dessas leis que me venham falar ambiente que eu logo lhes conto uma história... Esses e aqueles que fazem médias de "pata pesada"... São só amigos do ambiente!


É obvio q me queria referir a veiculos de 1992/1993 que foi quando começou a ser obrigatorio o uso do catalizador(salvo erro de 7/1993 p a frente).
2002/2003 foi engano, entendido?

Quando eu disse q um clio dessa altura-QUERIA DIZER 1992/93- custava cerca de 500€, basta ver aqui : http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?s=16&op=search&rub=0&aktion=find&ma=51&mo=1086&tr=0&ez=1992&ezb=1993&sort=1
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

MRC

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #71 em: 19 de Maio de 2011, 20:16 pm »
Não foi de Julho, mas sim a partir de 1 de Janeiro de 1993, salvo exemplares vindos de finais de stock.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #72 em: 19 de Maio de 2011, 22:15 pm »
Ainda bem q foi desde Janeiro.

Quanto mais cedo melhor!
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Amilcar Rocha

  • Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 867
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #73 em: 03 de Julho de 2011, 21:30 pm »
Hoje para quem não viu nas noticias, eis que chegaram os valores e as regras para este tema,

Os carros poderão circular normalmente em Lisboa desde que seja instalado um catalisador no carro. Não estão abrangidos os ditos carros históricos que estejam devidamente certificados como tal, e os transportes públicos,  tem ate Janeiro de 2012 para fiarem legais para poder continuar a desempenhar funções.

Como vai ser controlado?
Tem de haver um comprovativo que tem de acompanhar os documentos do carro, não percebi se era um documento a parte ou se uma anotação no documento do carro. Provavelmente ira ser controlado em operações stop e por patrulhas da autoridade.

Onde se aplica esta regra?
Durante este ano apenas na Baixa de Lisboa e Av da Liberdade. A partir de Janeiro de 2012, em toda a cidade de Lisboa.

Agora a parte mais cómica:

Um catalisador segundo a noticia custa a volta de 600€, e a documentação custa 60€. Quem não respeitar a regras e autuado em...25€ :shocked:

a noticia em http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2011/07/03/carros-anteriores-a-junho-de-1992-obrigados-a-ter-catalisador-para-circularem-na-baixa-de-lisboa

Offline luism_monteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 74
    • http://carrosusadosparavenda.blogspot.com/
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #74 em: 03 de Julho de 2011, 21:47 pm »
Ora então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!
No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! :angel:
Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!
E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!
E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aí... :angry: