Autor Tópico: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto  (Lida 26360 vezes)

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #30 em: 21 de Maio de 2012, 17:49 pm »
Já conduzi uma Megane III ST com o 2.0 dci 160cv FAP manual, jantes 17", e realmente estava à espera que fosse mais económica... Eu fiz 4.4 l/100km numa condução completamente irrealista em nas subidas até tinha medo de pisar o acelerador, e nas descidas nem sabia o que era o acelerador... Aquilo numa condução normal, diria em bom português que menos de 7 litros por 100km é para meninos, portanto partindo do pressuposto que esse motor apesar dos seus menos 10cv na Laguna, é idêntico, e como tem bem mais peso para carregar, jantes 18" e cx auto, 9/10 não me parece nada descabido.

O Mini tem motor PSA... Só para teres uma ideia, cá por casa tenho um C4 com esse motor e essa potencia, sem FAP, com jantes 17" e peso superior ao Mini, fez uma média ao fim de 10 000 kms de 4.7, e é carro em que ninguém anda a trabalhar para médias. Há factores para isso, na semana útil faz geralmente cerca de 40kms diários, dos quais 25 são por nacional a velocidades não superiores a 110/120, os restantes em cidade sem congestionamentos ou subidas. Ao fim de semana, algum liga/desliga, percursos citadinos mas relativamente calmos. Não trabalha para médias mas a condução é suave a maior parte do tempo, daí as médias são baixas. Se fosse para Lx, secalhar menos de 5.5/6 aos 100 era complicado.

Resumindo, para além das condições da manutenção do carro, há muitos factores que influenciam os consumos, por isso é difícil fazer comparações conclusivas mesmo entre carros idênticos.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline jpcanta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 26
  • Vive a Vida!
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 Dci INITIALE Cx Auto
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #31 em: 21 de Maio de 2012, 20:55 pm »
Hoje telefonei para a Renault (Beira Rio no Montijo) e o Sr margarido, o chefe de oficina, pediu para levar a carrinha lá porque ao que parece o director da concessão tem uma carrinha igual e os consumos são dentro dos 7/8.

Caros amigos, mais uma vez agradeço os vossos preciosos testemunhos. No entanto, e mais uma vez reforço, sei bem que existem muitos factores que influenciam o apetite das nossas máquinas. No entanto, também é importante notar: o utilizador é o mesmo, o estilo de condução o mesmo e os percursos são exactamente os mesmos. Tenho várias centenas de mil Km no bolso e se um carro faz 5 l aos 100 em "modo" super-económico", acreditem que eu os faço. Ando de moto desde os 3 anos de idade, e normalmente os motards têm uma sensibilidade especial para estas questões.

Neste caso em modo super-económico, na última viagem que fiz, o melhor que consegui foram 8,6. Hoje a minha mulher foi trabalhar na dita carrinha em AE por cerca de 15 Km, e a média subiu para 9,8, o que quer dizer que fez muito acima dos 10 litros. Na Passat o consumo, em circunstâncias semelhantes, era na casa dos 7/8. Acredito que a Laguna seja menos económica que a Passat, mas uma diferença que chega quase aos 3 litros é que não me parece normal.

Falei hoje com o antigo proprietário para expor esta situação e ele disse que quando fazia exclusivamente Lx, de facto o consumo era na casa dos 10 e mesmo 11, mas nessa situação  qualquer carro consome bastante mais. Por outro lado disse que fora da cidade facilmente tinha médias na casa dos 7/8, o que já me parece normal.
JPCanta

Offline jpcanta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 26
  • Vive a Vida!
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 Dci INITIALE Cx Auto
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #32 em: 21 de Maio de 2012, 20:58 pm »
Vejam este comparativo:

http://www.autoportal.iol.pt/testes-e-comparativos/comparativos/renault-laguna-20-dci-cx-auto-volkswagen-passat-20-tdi-dsg

Como vêem as diferenças de consumo entre a Passat 2.0 Tdi DSG e a Laguna 2.0 Dci Cx automatica são irrisórias.

JPCanta

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #33 em: 21 de Maio de 2012, 21:06 pm »
Acho que fazes bem em levar a carrinha a renault , para tiraras as tuas dúvidas, mas como já disseram pode ser filtros, óleos etc etc..
Depois deixa aqui o teu report, quando tiveres a carrinha entregue.

Deixo aqui só uma pequena anotação que o carro é diferente.

Cá em casa tínhamos um Megane III dCi 85cv, e normalmente as médias eram de 5.8/5.9/6.0l aos 100, e nunca passavam daqui.
Quanto vendemos o carro a pessoa que ficou com ele queixou-se um pouco porque as médias subiram de 5.9 para 6.6 quase 7.0l aos 100, então o carro foi levado a renault, ligaram o carro a máquina, e nada, tudo bem com o carro!
O senhor da renault até disse que era normal, porque o chefe tinha o mesmo carro e nunca tinha conseguido fazer médias abaixo de 6.0l aos 100.
Eu acho que também depende muito da pessoa, a forma de conduzir etc etc...

Abraços  :wink:

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #34 em: 21 de Maio de 2012, 22:32 pm »
Já conduzi uma Megane III ST com o 2.0 dci 160cv FAP manual, jantes 17", e realmente estava à espera que fosse mais económica... Eu fiz 4.4 l/100km numa condução completamente irrealista em nas subidas até tinha medo de pisar o acelerador, e nas descidas nem sabia o que era o acelerador... Aquilo numa condução normal, diria em bom português que menos de 7 litros por 100km é para meninos, portanto partindo do pressuposto que esse motor apesar dos seus menos 10cv na Laguna, é idêntico, e como tem bem mais peso para carregar, jantes 18" e cx auto, 9/10 não me parece nada descabido.

O Mini tem motor PSA... Só para teres uma ideia, cá por casa tenho um C4 com esse motor e essa potencia, sem FAP, com jantes 17" e peso superior ao Mini, fez uma média ao fim de 10 000 kms de 4.7, e é carro em que ninguém anda a trabalhar para médias. Há factores para isso, na semana útil faz geralmente cerca de 40kms diários, dos quais 25 são por nacional a velocidades não superiores a 110/120, os restantes em cidade sem congestionamentos ou subidas. Ao fim de semana, algum liga/desliga, percursos citadinos mas relativamente calmos. Não trabalha para médias mas a condução é suave a maior parte do tempo, daí as médias são baixas. Se fosse para Lx, secalhar menos de 5.5/6 aos 100 era complicado.

Resumindo, para além das condições da manutenção do carro, há muitos factores que influenciam os consumos, por isso é difícil fazer comparações conclusivas mesmo entre carros idênticos.

deves falar lá em baixo no algarve no circuito dos consumos... eu fiz 4,2 oh menino :P
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline jpcanta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 26
  • Vive a Vida!
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 Dci INITIALE Cx Auto
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #35 em: 21 de Maio de 2012, 22:37 pm »
Quando for à Renault deixo aqui as conclusões.
JPCanta

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #36 em: 21 de Maio de 2012, 22:45 pm »
Já agora tambem estou curioso :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline jpcanta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 26
  • Vive a Vida!
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 Dci INITIALE Cx Auto
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #37 em: 26 de Maio de 2012, 21:47 pm »
Vou esta semana à renault.

A minha mulher fez média de 9,9 durante esta semana (300 Km), alguma cidade, mas maioritariamente AE, que nunca passou os 130.

Hoje fiz uma pequena viagem de 20 Km sem AC e a "morrer" (não passei dos 90) consegui uns milagrosos 8,2!!

De qualquer forma deixo aqui a seguinte opinião relativamente aos ACs: de 2004/5 para cá, altura em que a electrónica automóvel alcançou maior fiabilidade e os Ac se tornaram mais eficientes, portanto necessitam de menos energia, as viaturas de cilindrada média/alta (de 2000 para cima) não sofrem grandes oscilações nos consumos com Ac ou sem Ac ligado. Naturalmente que num 1.5 Dci será notório a falta de potência em baixa quando liga o AC, mas num 2000 já não é tão perceptível. Os consumos podem subir mas sempre na ordem das décimas (2 ou 3), e portanto penso que não é esse elemento que está a disparar os consumos da minha laguna.

De qualquer forma quando houver novidades informo.
JPCanta

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #38 em: 27 de Maio de 2012, 00:57 am »
No meu 1.9 Dci de 2004 não noto aumento nos consumos com o A/C ligado, se houver deve ser mínimo mesmo.

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #39 em: 27 de Maio de 2012, 16:42 pm »
Pode também ter a ver com a adaptação ao carro, com a forma de conduzir diferentes carros, com a posição de condução adoptada. No meu caso, antes de comprar o Megane andava com um Astra, quando passei para o Megane, os consumos não baixavam dos 6l. Depois de me ir habituando ao carro, arranjar a posição de condução ideal e final e perceber a melhor forma de o conduzir, os consumos andam sempre entre os 4,8 e os 5,3. Acredita que poderá ter alguma influência. Claro que para além disso poderá haver mais alguma coisa com a carrinha. Nada como verificar e confirmar, para ficares descansado.

Offline jpcanta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 26
  • Vive a Vida!
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 Dci INITIALE Cx Auto
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #40 em: 28 de Maio de 2012, 00:44 am »
Pois... pode ser adaptação às médias de 10 l..... eheheh.

Claro que quando mudamos de carro existe um processo de "ambientação" natural, não só a posição de condução como também a relação homem-motor-chassis. Admito que tenha de haver habituação.

Estou convicto que não é esse o problema.

Na minha modesta opinião existem 2 possibilidades: 1-ou a carrinha tem de facto um pequeno problema (electrónico ou de filtros ou de actualização de software) ou então 2- não é defeito é feitio (espero bem que não seja esta a situação).
Existem indicadores do primeiro proprietário de que a carrinha em estrada, e sem exageros, faz na casa dos 7/8 l. Aí já me parece mais normal para esta motorização.

Vamos aguardar.

Abraço
JPCanta

Offline jpcanta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 26
  • Vive a Vida!
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 Dci INITIALE Cx Auto
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #41 em: 05 de Junho de 2012, 23:02 pm »
Já fui à Renault.

Fizeram um teste de estrada e viram o filtro de ar. No teste de estrada tudo normal, o filtro está bastante sujo. Limparam com ar.

Penso que tenho de ir a outra oficina pois pareceu me uma apreciação muito superficial.

Os consumos estão na casa dos 9,5.
JPCanta

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #42 em: 05 de Junho de 2012, 23:28 pm »
eu já havia te dito que não consta nenhuma substituição de filtro de ar nos registos dessa viatura

( coisa que a qual nem um obrigado disses te .... )

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #43 em: 06 de Junho de 2012, 00:01 am »
Nunca foi mudado? Então talvez convinha mudar independentemente se se vai alterar os consumos ou não lol

Offline jpcanta

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 26
  • Vive a Vida!
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 Dci INITIALE Cx Auto
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #44 em: 08 de Junho de 2012, 13:25 pm »
Artur,

Tens toda a razão: devo-te um obrigado pela informação relativa ao historial da carrinha, no qual consta a não substituição do filtro.
Contudo, e segundo a oficina onde fui, no plano de manutenção deste modelo o filtro apenas é mudado aos 60000 Km.
Aconselharam a não mudar ainda (a carrinha está com 53500 Km), apesar de eu ter pedido, pois iria "alterar" o plano de manutenção.
No entanto vi o filtro e estava bastante sujo (preto mesmo!).

Apenas com a limpeza do filtro, os consumos baixaram para a casa dos 8,9/9,1 numa utilização normal (com cidade e Ics), o que já me parece um pouco mais razoável.
Outra indicação de que o filtro possa estar a prejudicar as prestações é de que o motor parece não respirar bem em alta, embora este motor tenha boa reputação de subir bem até às 4500 rpm. Neste momento parece que apartir das 3500 rpm o motor não sobe com energia, o que se reflete na dificuldade em ultrapassar os 190 Km/h.

Estou a pensar ir a outra oficina.

Já agora pedia ajuda, qual a oficina renault que aconselham?

JPCanta