Autor Tópico: Problemas nos travões.  (Lida 9317 vezes)

Offline Cristóvão10

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Covilhã
  • Mensagens: 8
  • Garagem : R.M.GTLINE
Problemas nos travões.
« em: 04 de Abril de 2016, 11:55 am »
Bom dia a todos. Antes de mais peço desculpa se este meu tópico não se enquadra aqui, depois de ler vários, acabei por não saber onde o colocar...Passo a explicar o que me está a acontecer com o meu MGTLINE DE 2011 com 68000km, na esperança que alguém me consiga ajudar a entender a origem do problema. Há uma semana atrás ao travar reparei que o pedale ia completamente ao fundo para travar e mesmo a bater no chão não trava quase nada, nunca me tinha acontecido. Fui à Renault, expliquei o que se estava a passar e foram ver o estado das pastilhas, parece que as da frente já precisavam ser mudadas, tudo bem, lá se efetuou a mudança. Nos dias a seguir reparei que não tinha os travões a 100% mas como se tratava de pastilhas novas tinha em mente que a travagem ia melhorar, ora enganei-me.Ontem tudo voltou ao mesmo...sem travões, quando cheguei a casa, cheirou-me a borracha queimada (tipo pneu queimado) abri o capot e o cheiro lá estava. Pesquisei na net, em muitos sites franceses porque nos portugueses não consegui encontrar caso igual. E pelo que li, em todos os casos relatados com os mesmos sintomas, trata-se ou de um problema de junta ou mesmo avaria de uma peça com a designação de "Maître cylindre", depois de ver imagem com essa designação, a tal peça situa-se mesmo debaixo do depósito do liquido dos travões. Pergunto se alguém terá passado pelo mesmo ou se ouviram falar de casos destes e se sim essa tal peça é o problema do que me está a acontecer.
Muito obrigado.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problemas nos travões.
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2016, 13:20 pm »
Essa bomba é a bomba central de travões , na prática é um embolo que empurra o óleo quando colocas o pé no travão. Esse embolo tem umas borrachas (vedantes) que se podem estragar e por isso não conseguir fazer a pressão suficiente para travar.
Agora ser disso que fez o cheiro a borracha queimada é que duvido muito.
Poderia ser uma roda que tenha ficado semi bloqueada mas para isso seria normal acender a luz do abs.
Quanto ao cheiro, de certeza que não é dessa bomba.

Offline Cristóvão10

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Covilhã
  • Mensagens: 8
  • Garagem : R.M.GTLINE
Re: Problemas nos travões.
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2016, 13:51 pm »
Olá, obrigado pela resposta GIFS.
Pois não sei se será dessa bomba central, mas pelos casos que li todos tiveram a mesma origem. Agora quanto ao cheiro a plástico/borracha queimada, não sei. Talvez de eu vir constantemente a insistir no pedal dos travões, algo terá aquecido...não sei mesmo. Voltando à bomba dos travões, não sabia que poderia tb ser dos vedantes, julgava que seria necessário mudar tudo.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problemas nos travões.
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2016, 20:52 pm »
Normalmente muda-se a bomba central de travões, a reparação (mão de obra + material) é mais cara que uma nova loool

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Problemas nos travões.
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2016, 23:46 pm »
Primeiro que tudo se tem um problema de travões não ande com o carro. Nem tente, senão em vez de mudar umas peçitas de uns euros ainda vai desta para melhor.

Segundo. Podem ser duas coisas (na minha opinião de leigo), ou estar a perder óleo dos travões por um tubo roto (já me aconteceu em Sintra e não me lixei porque parei o carro).

Ou se o carro trava mas só falha de vez em quando, pode ser a bomba central dos travões. NAda de dramático. Pois isso tem reparação fácil (não sei se no seu carro fica caro). Já tive um problema destes e o embolo que é uma espécie de pistão tinha ganho ferrugem e dava passagem, sendo que o pedal parecia esponjoso e afundava se fizesse muita pressão. Algo que nunca pode acontecer.

Acho estranha a actuação da Renault. Mas, se calhar na hora não conseguiram reproduzir o problema.

(atenção que ar nas tubagens dos travões não ajuda e pode provocar sintomas parecidos)
« Última modificação: 04 de Abril de 2016, 23:48 pm por mingos »

Offline Cristóvão10

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Covilhã
  • Mensagens: 8
  • Garagem : R.M.GTLINE
Re: Problemas nos travões.
« Responder #5 em: 05 de Abril de 2016, 08:24 am »
Bom dia Mingos, obrigado pela resposta.

Tal como referiu podem ser várias as causas, mas logo à partida a perda de liquido dos travões está fora de causa porque o nível mantêm se. É um carro que não costumo andar muito com ele, ando mais com o clio, mas por motivos profissionais e de saúde estes últimos tempos é com ele que tenho andado. Fico preocupado pois até hoje nunca tal me tinha acontecido em carro algum, muito menos num novo e com poucos quilômetros. Quanto à tentativa de resolução do problema com a mudança de pastilhas da parte da Renault, já nem comento...

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Problemas nos travões.
« Responder #6 em: 05 de Abril de 2016, 13:52 pm »
Bem vindo ao pós venda Renault...

Quando tive o problema da minha caixa de velocidades também me disseram que era o 1º Clio IV com tal problema, ainda para mais com apenas 415kms, e apesar disso a abordagem deles era reparar a caixa de velocidades de um carro que tinha 3 dias na minha mão...É inaceitável, e só mesmo depois de enviar um email e fazer um telefonema para a Renault Piortugal, 30min depois recebi um telefonema da Renault Portugal a me comunicarem que tinha sido dado ordem para a substituição da caixa...

Offline Cristóvão10

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Covilhã
  • Mensagens: 8
  • Garagem : R.M.GTLINE
Re: Problemas nos travões.
« Responder #7 em: 10 de Abril de 2016, 13:46 pm »
Boa tarde a todos.

Depois de ter feito reclamação na Renault Portugal, fui à oficina para revermos a situação e ver se descobriam a causa do problema. Ora fiquei espantado porque depois de ter reclamado, a Renault Portugal já tinha enviado para lá, a possível causa do problema, tudo explicado de onde viria a origem de tudo e não é que APESAR de alegarem SER o primeiro caso, acertaram!!!!  Mas as novidades não se ficam por aqui, descobri que realmente tem vindo a acontecer em outros meganes e QUE NÃO FUI O PRIMEIRO, mas convêm (a Renault) dizer que sim, que se trata de um primeiro caso, enfim... Então, a informação da Renault Portugal indicava, tratar-se de uma má vedação de silicone que se encontraria debaixo da grelha ao fundo do para-brisa por onde escoa toda a água proveniente da chuva que caí no para-brisa ou lavagens do carro. Foi realizada a experiência, segundo a informação facultada pela Renault Portugal, pelo Engenheiro presente na oficina e na minha presença, verteu-se água na grelha e não é que essa mesma falha de silicone fica situada por cima de uma peça que controla os travões, peça essa que acabou por se danificar por ficar encharcada de água. Quero ver agora de quem é a responsabilidade desta situação, já que não se trata de nenhuma má utilização do veículo, nem a origem da mesma provém de um sinistro!!! Sem esquecer que tudo isto colocou em perigo a minha vida e ocupantes do veículo e toda a sociedade em contato indireto com o mesmo, porque tanto me poderia matar a mim como provocar acidentes e a possibilidade de matar alguém!!!! Espero sinceramente bom senso da parte da Renault Portugal, primeiro porque se trata de um fabrico "defeituoso" de um modelo deles, comprado novo e NÃO em segunda mão. Em segundo, ponderarem o que poderia muito bem ter acontecido na sequência deste problema.E em terceiro, que ponderem um estudo/averiguação dos possíveis modelos que possam ter a possibilidade de ter o mesmo problema e assim o corrigir antes que aconteça algo de muito grave!

Offline Cristóvão10

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Covilhã
  • Mensagens: 8
  • Garagem : R.M.GTLINE
Re: Problemas nos travões.
« Responder #8 em: 10 de Abril de 2016, 13:57 pm »
Tentei colocar foto, mas não consigo...
« Última modificação: 10 de Abril de 2016, 17:15 pm por Cristóvão10 »

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Problemas nos travões.
« Responder #9 em: 10 de Abril de 2016, 20:15 pm »
Pelo menos diagnosticaram isso em condições... Pode ser que tudo se componha :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Cristóvão10

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Covilhã
  • Mensagens: 8
  • Garagem : R.M.GTLINE
Re: Problemas nos travões.
« Responder #10 em: 13 de Abril de 2016, 21:13 pm »
Boa noite

Após me mandarem ir à oficina para ligarem o carro à máquina para fornecer dados à Renault, fui hoje contactado pela Renault a informarem-me que toda a reparação vai ser suportada pela marca. Fico muito contente pela atitude e decisão da Renault.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Problemas nos travões.
« Responder #11 em: 14 de Abril de 2016, 08:32 am »
Felizmente que nem tudo é mau: problema diagnosticado e solução prontamente apresentada!!!

Habemus, mesmo que só por vezes, credibilidade e competência da parte da Renault Portugal, no pós venda...

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Problemas nos travões.
« Responder #12 em: 14 de Abril de 2016, 10:54 am »
Peço desculpa, mas não concordo com a tua opinião, porque isto não é resolverem o problema... é sim, empurrarem o problema com a barriga! Resolveram o problema neste caso específico, mas não assumem ser um defeito de fabrico, alegando ser o "primeiro caso" quando, pelos vistos, não é verdade!
Resolverem realmente "o problema"é lançarem uma OTS para repararem este defeito, porque põe em risco os ocupantes da viatura e de quem com ela se cruzar... isso sim é que era um Pós-Venda com credibilidade e respeito pelos clientes (e por terceiros)!

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Problemas nos travões.
« Responder #13 em: 14 de Abril de 2016, 11:44 am »
Então diz-me/esplica-me como é que a Renault vai fazer tracking dos carros que sairam com este problema?

Não poderá ter sido alguma peça que tenha ficado mal colocado por erro do operador em vez do material? Não poderá ter sido falha do controlo de qualidade neste carro para esta parte do carro?

Uma coisa, como aconteceu nos Clios IV onde havia um defeito num componente dos travões traseiros, foi feito o tracking dos carros que foram montados com aquela peça e foi substituida...

Será que por exemplo, como me aconteceu a mim com a caixa de velocidades, a Renault agora tem de verificar todos os Clios? Claro que não...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problemas nos travões.
« Responder #14 em: 14 de Abril de 2016, 15:12 pm »
Não se esqueçam que muitos desses problemas são verificados/ resolvidos quando os carros vão às revisões programadas e o cliente nem sonha que poderia haver este ou aquele problema ;)