Autor Tópico: Perda de liquido de radiador Mégane 2  (Lida 5362 vezes)

Offline tiagooliveira20

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
  • Mensagens: 23
Perda de liquido de radiador Mégane 2
« em: 11 de Outubro de 2017, 18:04 pm »
Boa tarde,

Estou com um problema no meu Mégane 2, ele está a perder o líquido do radiador, mas não consigo detectar por onde.
Já coloquei um papel por baixo do carro, já vi o óleo, à pouco inclusivamente estive a ver se ganhava pressão quer nos tubos quer se borbulhava ao acelerar e nada.

Ele faz algumas coisas estranhas que me fizeram até mudar o termostato porque pensava que estava avariado que vou tentar descrever +-

Se fizer várias viagens curtas que não deixe o carro aquecer ele começa a demorar a aquecer (o que dava a ideia que o termóstato ficava aberto), no entanto fazendo uma viagem mais longa ele aquece o normal, depois sobe ligeiramente dos 90º baixa um pouco e volta a estabilizar nos 90º e a partir daí não mexe mais. Tendo feito isto, na primeira vez que o ligar ele já aquece normal, já não tem aquela demora a começar a aquecer que falei atrás, no entanto em fazendo algumas viagens curtas que não o deixe chegar aos 90º volta a demorar a aquecer.

Outra coisa estranha, quando abro a tampa para ver o nível ele parece ter pressão lá dentro, deita ar fora ao abrir e ouve-se um barulho de água a correr pelos tubos, parece que a encher o radiador, e aí vê-se a água a baixar do depósito e a desaparecer.

À pouco estive a testar a ver se ele ligava a ventoinha, demorou bastante a ligar mas quando ligou pareceu deitar um fumo/vapor por aí o que me levou a estar atento e a reparar que parece sentir-se ali uma humidade entre o motor e a ventoinha.

O que pensei é que pudesse ter uma fuga pequenina no radiador e que em viagens grandes (que parece ser quando ele perde mais água) ela fosse evaporando com o calor e por isso nunca se vê nada a cair. É possível? O mecânico acha estranho e diz que aponta mais para sair pelo escape, mas aí também se deveria ver algum vapor a sair não? Indo pela opção da fuga pequena no radiador, será por isso que ele quando abro a tampa se parece ouvir o barulho da água a ir para algum lado (neste caso para o radiador)? Pode ficar a evaporar quando está quente e a esvaziar o radiador e por alguma razão só voltar a encher o radiador quando se abre a tampa.

Uma coisa é certa, o líquido não se vê em lado nenhum, a fuga que é ela tem que evaporar.

Alguma opinião?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Perda de liquido de radiador Mégane 2
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2017, 02:11 am »
Não sei se no megane 2 é frequente ou não, mas também pode ser fuga no radiador da sofagem, o resultado é os tapetes ficarem húmidos e os cofres junto aos pés ficarem com agua. Verifica essa situação.

Outra coisa a fazer é um teste de estanquidade ao circuito de refrigeração.

O que relatas sugere que seja o termostato preso, ou já com os movimentos limitados devido ao seu mau estado.

Offline tiagooliveira20

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
  • Mensagens: 23
Re: Perda de liquido de radiador Mégane 2
« Responder #2 em: 12 de Outubro de 2017, 08:08 am »
Isso da água nos tapetes foi das primeiras coisas que procurei, nunca encontrei nada.

O termóstato foi a primeira coisa que se mudou porque realmente era a ideia que dava. Tem um novo à 2 semanas!

Offline kaluk

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Megane II 1.5Dci 105cv - Grand Modus Sport Dci 105cv
Re: Perda de liquido de radiador Mégane 2
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2017, 18:08 pm »
Boas.
A minha Megane tem o mesmo problema de pressão no frasco, apesar de não desaparecer o liquido, já diagnosticaram o problema... junta da cabeça detriorada ou cabeça estalada, para a semana vão desmontar a cabeça para mandar testar e vai ser colocada uma junta nova original.
Já foi trocado o termoestato e a tampa do vaso de expansão e não resolveu... por isso sobrou o pior.