Autor Tópico: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira  (Lida 6197 vezes)

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Bem, foi das primeiras coisas em que pensei quando comprei a Grand Scenic. Havia poucos upgrades para fazer, mas a câmara de estacionamento traseira era um dos pretendidos. No entanto pensei… não vai ser fácil e comecei a ponderar esquecer a aventura, pois o tempo para perceber tudo o que era preciso não ia ser muito e depois arranjar o material todo que possivelmente era preciso também não seria!

Mas como o azar de uns é a sorte de outros, dei com uma Grand Scenic batida e a aguardar recolha para a sucata, falei com o dono para tentar perceber qual o sistema de navegação que tinha, o rádio, etc, para perceber se poderiam ser compatíveis para a minha. O rádio era diferente, mas equipavam as duas com o sistema TOM TOM Carminat LIVE e decidi arriscar e ficar com o material, lá fui desmontar tudo da carrinha batida para garantir que por um lado trazia tudo o que precisava e por outro para perceber exactamente por onde passavam as cablagens e onde fixavam as coisas todas. No meio disto, no dia que fui desmontar tudo, as coisas foram um bocado à pressa e deu para tirar o material todo até à zona do pilar A. Entretanto como era um sábado e o tempo estava apertado, fiquei de passar na segunda-feira ao final da tarde para tentar resgatar o máximo possível de cablagem do pilar A até ao visor. Nessa dita 2ªfeira ligaram-me a dizer que tinha chegado o reboque para recolher a carrinha para a sucata!

Raios…

Parte má - tive de reconstruir esta parte da cablagem até à zona do visor(basicamente cerca de 60cm de cablagem).

Parte boa – Consegui trazer o mais importante mesmo no dia certo. 2 dias de atraso extra e se calhar não havia upgrade para ninguém.

Lá trouxe o material necessário:

Câmara – 284420025R


Calculador da câmara – 284A10002R


Cablagem da câmara ao calculador – 8200977393


Cablagem do calculador até ao pilar A – 240M13633R


A tal cablagem refeita para ligar ao visor e aqui foi outra complicação… os esquemas eléctricos que tinha não batiam com o que tinha na carrinha, depois de alguma investigação lá apareceu o esquema correcto e que batia com o que estava na carrinha.

Para quem possa pensar em avançar com obra idêntica, é preciso ter em atenção o seguinte… nem todos os visores são compatíveis com a câmara de estacionamento.

Do que consegui saber os compatíveis são os seguintes:

TOM TOM Carminat - 259156432R; 259153451R; 259154206R.

TOM TOM Carminat Live - 259150931R; 259154618R; 259151852R.

Não compatíveis – TOM TOM Carminat Live – 259153411R; 259153398R.

Poderão existir outros part number dos ecrãs eventualmente compatíveis.

Depois é preciso passar tudo desde a porta traseira até ao ecrã. Para isso há que desmontar uma boa parte de plásticos, chão… uma “catrefada” de coisas. Dá trabalho, mas faz-se. Além disso no final é preciso programar e ativar eletronicamente a câmara.

A cablagem do pilar A (na zona do porta luvas) até ao visor, tem 7 fios. Sendo que 2 desses são a linha CAN Multimédia(5 e 6), 1 é a alimentação(1), 3 fazem parte do sinal da câmara(2, 3 e 4) e o outro é o sinal multimédia do painel de instrumentos(7). Isto poderá eventualmente variar consoante o visor\sistema instalado. No esquema da figura saem 7 fios da ficha R485 e os que saem do terminal 5 e 6 “multiplicam-se” mais à frente derivando para o joystick(1657) e ficha OBD(225). No entanto acabei por ligar o 5 e 6 desta ficha R485 nos pontos 1 e 2 do ecrã, que recebem a mesma linha multimédia(E107W e E107X), desta forma a cablagem foi toda da zona junto ao porta luvas para a zona do painel, ligando entre o ecrã do GPS e o Painel de instrumentos. Facilitando desta forma um bocadinho a tarefa.

Sendo que o 18, 19 e 20(onde ligam o 2, 3 e 4) do ecrã do GPS são terminais livres na ficha do ecrã, portanto convém arranjar terminais para lá. Eu consegui de uma cablagem antiga que tinha em casa. Na área da informática também se arranja com alguma facilidade estes terminais em computadores desktop. Os outros terminais todos têm de ser feita a interceção da cablagem existente.



A ficha R485 e sua localização


Fazendo a correspondência da cablagem:

Ficha R485                       Ecrã                                                           Painel instrumentos (ficha mais próxima do ecrã GPS assinalada a verde na foto abaixo)
                        (assinalada a vermelho na foto abaixo)
1 ---------------------------- 6
2 -----------------------------20
3 -----------------------------18
4 -----------------------------19
5 -----------------------------1
6 -----------------------------2
7 ----------------------------------------------------------------------------------------11



Isto será válido para sistemas TOM TOM Carminat e TOM TOM Carminat Live. Rlink acredito que também seja possível e tenho ideia que será ainda mais fácil.

Um conselhor, para furarem o local de colocação da câmara, utilizem a borracha que a câmara traz que será para fazer de vedante para desenhar no plástico o contorno do corte a fazer. O local dos furos conhece-se na zona de colocação da câmara, portanto é fazerem os furos e a partir daí com a borracha, marcarem o corte a fazer direitinho(não façam como eu  :assobio: )



Depois de activada...




Algumas fotos a seguir do processo de desmontagem de partes da carrinha para poder ser passada a cablagem e tudo desde a traseira até ao tablier! (não estão ordenadas, mas para terem uma ideia do que é preciso desmontar e por onde passará a cablagem.

























« Última modificação: 18 de Agosto de 2020, 18:47 pm por luisnogueira »

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2020, 01:05 am »
Exelente... eu queria fazer o mesmo na minha Megane IV.. mas só de pensar que tenho de desmontar meio carro tao como tu.. perdi a pica.... no meu caso até a consola central tenho de tirar por causa do radio...
Mas exelente diy e foi pena não conseguires tudo inteiro..

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #2 em: 29 de Julho de 2020, 18:48 pm »
Obrigado. Com muita paciência consegue-se!
No caso seria dificil trazer mesmo tudo inteiro porque a cablagem de origem já é emendada, ou seja, para ser tudo completo teria de trazer a cablagem completa do tablier. Que era impensável :)

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2020, 23:54 pm »
Está solucionado.
Porém é necessário conhecimento de electrónica para ler e realizar o esquema.

Parabéns pelo esforço e resultado.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2020, 14:32 pm »
Obrigado farfalho!

Sim, convém alguns conhecimentos da área da electrónica\electricidade. E também saber o mínimo no que toca a desmontar o interior de um carro. Sendo que o mínimo é... o martelo não se usa nem para desmontar nem para montar  :laugh: :laugh: :laugh:

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2020, 15:21 pm »
Atenção que carro em que qualquer intervenção nao se use o martelo não fica em condições  :assobio:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2020, 16:30 pm »
Hmmm, será por isso que fiquei com uma luz de matrícula fundida!?  :assobio: :laugh:

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #7 em: 30 de Julho de 2020, 20:39 pm »
Ena que trabalheira, isso é pior que mudar um radiador da chaufage de um Clio 2.  :laugh:

Offline Saint

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 54
  • Garagem : Megane SporTourer 1.5 DCi 90cv CO2 Tomtom
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #8 em: 11 de Novembro de 2022, 17:22 pm »
Ola.

Este DYI deixou-me curioso. Alguem pode me confirmar se efetivamente as versões "non-live" do Tomtom que estao descritas podem levar que pode levar a camara?

Offline Goncalves85

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Renault Laguna 3 Grand Tour fase 1 GT 4Control DCI
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #9 em: 10 de Julho de 2023, 16:44 pm »
Grande DIY.
Excelente trabalho e paciência.

Abraço

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] - Grand Scenic 3 - Instalação Câmara estacionamento traseira
« Responder #10 em: 25 de Setembro de 2023, 13:25 pm »
Grande DIY.
Excelente trabalho e paciência.

Abraço

Obrigado