Autor Tópico: Renault Clio 1.5DCI, Luz de Resistência acessa - várias idas ao mecânico !  (Lida 12100 vezes)

Offline carl0osClio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Palmela
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Clio 1.5DCI
Boas,

Tenho um Clio 1.5DCI ( 65CV ) de 2002, com 200.500Kl, foi feita a revisão geral a cerca de 2 mês, correias, bombas, óleo, óleo de travões, filtros, filtro de gasóleo, enfim uma boa e merecida revisão geral.

A duas semanas ficou parado, com a luz da resistência ligada do motor ligada ( parou em andamento mesmo ), andei as voltas disseram-me , mudei as velas e não ligava, dei umas bombadas lá naquela bomba manual do gasóleo ( não sei bem o nome ) o carro pegou e foi direito ao mecânico ( o mesmo que tinha feito a revisão geral ), diz ele que ligou o carro a maquina e que tinha erro na válvula de pressão e no injector1.

Entretanto fez também um teste de retorno aos injectores e pelo que ele disse aparentemente estavam bons, chegamos a acordo que talvez fosse a válvula de pressão e mudou-se a mesma, nesta brincadeira foi mais 250€, para passado 2 ou 3 dias a luz voltar a acender.

O carro fica com um trabalhar estranho e custa a pegar, mas tenho duvidas que seja do Injector que é o que mecânico quer mudar, a mim parece-me que seja qualquer coisa relacionada com a chegada do gasóleo ao motor, não sei o que faça já. Custa-me estar a pagar 300 ou 400€ para mudar o injector e a luz acender novamente.

Já li tópicos e tópicos, já vi as fichas dos pedais, já vi a ficha debaixo do banco, até comprei um leitor OBD2 para ver se consegui-a ver os erros, mas sem sucesso. Alguém tem alguma dica? Estou mesmo no lodo com isto, somando o que gastei na revisão e na mudança da válvula já vão 1000€ em 2 meses :/

Deste já Obrigado a todos  :smiley:

Cumprimentos

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07

Offline carl0osClio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Palmela
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Clio 1.5DCI
Boas,

Obrigado pela resposta.

Capas? O carro quanto não tem a luz acesa tem um funcionar normal, não faz favor, nem fumos, mas assim que o raio da luz acende, ai fica com um funcionar um pouco estranho e custa a pegar, mas circula normalmente e não perde potência.

Se fosse isso das capas não teria de fazer um ruído qualquer diferente do normal?

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
https://www.renaultpt.com/index.php?topic=7513.0
Vai à cacoilauto. É uma oficina...

Offline carl0osClio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Palmela
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Clio 1.5DCI
Boas,

Sim pensei nisso, mas infelizmente fica um bocado longe e preciso do carro diariamente, mas talvez seja uma opção caso não encontre outra solução, de momento estou a ponderar ir a outra oficina só para ver se dá os mesmo erros ( mais €€€ a voar  :cry: ).

Obrigado

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Já verificaram se a bomba de alta pressão está a debitar a pressão correcta? Se as fichas dos injectores estão a fazer bom contacto?

Essa mania de trocar peças só por trocar sem verificar primeiro se estão a funcionar bem ou não, dá sempre mau r€sultado

Offline carl0osClio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Palmela
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Clio 1.5DCI
Boas, aprendi isso com as velas, que eram supostamente culpa delas e troquei-as, e o carro ficou na mesma, agora tenho lá umas extras. O mesmo não aconteceu com válvula de pressão que o mecânico trocou e afinal não era culpa da mesma, pois o problema voltou e fiquei sem ela :/ ( PS: também me esqueci de pedir, só me ocorreu quando a luz voltou a acender ).

Pois as fichas ainda não vi, vou dar uma vista de olhos nelas.

Em relação a bomba de alta pressão ainda não verificamos, foi verificado o retorno dos injectores e parecia estar dentro dos parâmetros, mas também não sei se uma coisa está associada a outra ( hoje dou essa dica ao mecânico a ver o que ele diz, Obrigado ). Vou hoje a tarde a outro mecânico ligar o carro ao "Clip" a ver se o diagnostico se mantêm o mesmo.

Fogo isto é uma chatice, os mecânicos todos dizem o mesmo que essa luz pode ser imensas coisas, e parece que vai ser a tentativa e erro ( mesmo no concessionários Renault parece ser assim pelo que tenho lido ), e mim soa-me a €€€ a voar.

Offline carl0osClio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Palmela
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Clio 1.5DCI
PS: Lembrei-me que verificamos se existia limalhas no filtro de gasóleo e nada tinha nada, ele disse que a partida a bomba injectora estava boa.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
É mais ou menos isso, mas quem sabe fazer diagnósticos consegue interpretar os valores dados pelos vários sensores do motor e não só os erros assinalados, pois os erros pode ser muito bem os sensores a indicar que o parâmetro que estão a ler está fora do padrão e não ser o sensor avariado, conforme muitos mecânicos fazem.
É preciso ver se os sensores estão a ler os parâmetros dentro do padrão ou se há algum desvio e depois saber interpretar o que causa esse desvio.

As bomba de alta pressão costumam deixar de dar pressão suficiente, por isso é conveniente verificar se a pressão é a adequada.

Como o mecânico disse e bem essa luz pode ser muita coisa, mas sem saber qual é o erro concreto que fez a luz acender é o mesmo que ir à pesca....

Offline carl0osClio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Palmela
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Clio 1.5DCI
Nem sabia que a maquina dava valores, o mecânico que tenho ido apenas me disse que o maquina indicava erro no válvula de pressão e no Injector 1, pelo que deduzo que a maquina dele não deve ser a ideal.

Vou ver se a maquina que vamos levar o carro hoje já apresenta alguns valores e o que este "novo" mecânico diz.

Vi agora este video, está muito porreiro mesmo, mas ainda fiquei com mais impressão que o problema não é dos injectores, uma vez que o retorno dos meus estão +/- nivelados ( diferença mínima mesmo ), e volume muito inferior ao que mostra ai no filme.

https://www.youtube.com/watch?v=s1bL2McGa0Q

Mas o que bate certo é que o carro não pega a primeira  :sad: e hoje de manhã pegou a segunda tentativa e acho que deito um pouco de fumo branco.



Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Sim a minha máquina de 20 euros dá para ver todos os valores do motor sensores interiores abs airbag etc até da climatização me deixa ver os valores... A clip da Renault então deve dar para ver /alterar muito mais embora eu apenas tenha nte assim de cabeça para bomba de alta pressão ou algum injetor marado como concelho levava o carro a uma boa casa de reparações de injeção diesel tipo Bosh ou outra qualquer com boa fama na zona que assim eles testavam isso tudo pois tenho quase a certeza que isso é injeção pelo que o melhor que podias fazer era entregar o carro numa casa especializada nesse tipo de reparações.
Cumprimentos

Offline carl0osClio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Palmela
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Clio 1.5DCI
Boas,

Em ultimo caso assim o será, só estou com esperança que seja outra coisa qualquer, para despistar, hoje vou ver a segunda opinião de um mecânico ( Maquina de diagnostico ), caso me diga que é mesmo injectores ( como o primeiro disse ), vou levar o carro a uma oficina dessas, estava a pensar na Marcodiesel ( Bosh ) aqui na zona de Setubal/Margem Sul, pelo que dizem é boa, mas sinceramente espero evitar isso: primeiro o carro faz falta diariamente, e eles pelo que tenho ouvido levam 3 dias para estas reparações, segundo, só para a limpeza dos injectores é 120€ cada um, fora mão de obra e etc ( deve ser para ia uns 600 e tal € para cima ).

A ver vamos no que isto vai dar, estou um bocado lixado com o Clio  :sad: este ano já vai em 1000€, com possibilidade de mais 600€ e tal, daqui a nada gasto mais nele do o seu valor comercial  :shocked:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Cada reparação aumenta a vida útil do bem, consequentemente o seu valor comercial também é actualizado, por isso qualquer investimento no bem é sempre uma mais valia.  :wink:

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Boas,

Em ultimo caso assim o será, só estou com esperança que seja outra coisa qualquer, para despistar, hoje vou ver a segunda opinião de um mecânico ( Maquina de diagnostico ), caso me diga que é mesmo injectores ( como o primeiro disse ), vou levar o carro a uma oficina dessas, estava a pensar na Marcodiesel ( Bosh ) aqui na zona de Setubal/Margem Sul, pelo que dizem é boa, mas sinceramente espero evitar isso: primeiro o carro faz falta diariamente, e eles pelo que tenho ouvido levam 3 dias para estas reparações, segundo, só para a limpeza dos injectores é 120€ cada um, fora mão de obra e etc ( deve ser para ia uns 600 e tal € para cima ).

A ver vamos no que isto vai dar, estou um bocado lixado com o Clio  :sad: este ano já vai em 1000€, com possibilidade de mais 600€ e tal, daqui a nada gasto mais nele do o seu valor comercial  :shocked:
Podes informar te no teu seguro se tens direito a carro de substituição alguns seguros teem essa opção quando o meu avariou tive direito a 5 dias não resolveu o problema todo mas minimizou os transtornos.
Cumprimentos