Autor Tópico: Filtro do ar de alto rendimento  (Lida 10389 vezes)

Offline carlosbat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Mensagens: 35
Filtro do ar de alto rendimento
« em: 17 de Setembro de 2010, 21:20 pm »
Ora viva,

Em conversa com alguns amigos, comentei a relativa "falta de musculo", que sinto nos baixos regimes da minha Laguna 1.9dci e falaram-me que um filtro do ar de alto rendimento, poderia ajudar. :undecided:
A realidade é que no meu tipo de condução, habitualmente utilizo muito os baixos regimes (abaixo das 2500rpm), sendo este um motor que acima destas rotações até tem "algo para dar"... mas abaixo, torna-se lento, solicitando constantemente a redução para a mudança abaixo  :embarrassed:

Estava a pensar num daqueles filtros vitalicios, que se colocam na própria caixa do filtro do ar de origem... alguém que já tenha ou conheça bem, poderá dar-me alguma dica?

desde já agradeço toda a ajuda...

Laguna II Break Expression 1.9dci 120cv 11/2003
Fiesta Guia 1.3ie 60cv 10/1993 [IMG]http://img223

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2010, 21:25 pm »
Filtro K&N  :wink: pessoalmente não tenho nenhum mas creio que não tenhas problema algum com isso, contudo nao vais notar uma diferença tão notória. Para conseguires algo mais equilibrado aconselho-te a ires a uma repro feita com pés e cabeça  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Gerimbeta

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 830
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2010, 21:31 pm »
Boas, tenho um no meu Oásis à cerca de 280 mil Km's só não usei nos primeiros 20mil, a grande vantagem que notei foi não comprar mais nenhum filtro de ar.  :azn:

Agora para ganhares algo e falo do que oiço, portanto sem experiência própria é com uma admissão directa, mas isso podes correr outros riscos.
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #3 em: 17 de Setembro de 2010, 21:56 pm »
Boas, tenho um no meu Oásis à cerca de 280 mil Km's só não usei nos primeiros 20mil, a grande vantagem que notei foi não comprar mais nenhum filtro de ar.  :azn:

Agora para ganhares algo e falo do que oiço, portanto sem experiência própria é com uma admissão directa, mas isso podes correr outros riscos.
Precisamente como o Gerimbeta te disse. A maior vantagem será mesmo nunca mais comprares nenhum filtro de ar.
A questão da admissão directa terá tambem o problema de não passar na IPO  :lipsrsealed:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline carlosbat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Mensagens: 35
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #4 em: 17 de Setembro de 2010, 22:26 pm »
Eu não queria mesmo alterar nada significativamente. A ideia de colocar apenas um filtro em vez de outro, agradava-me por não necessitar de alteração no carro. Mas teria sempre como objectivo unico melhorar um pouco a performance em baixos regimes, sem impacto nos consumos (que normalmente não são inferiores a 7L/100 em circuito urbano... e com condução bem soft   :wink:).
Não pretendia mais velocidade de ponta, até porque no dia-a-dia circulo em circuito tipicamente urbano e ao fim-de-semana ando com a familia...   :angel:

Também equacionei a repro, mas segundo dizem, terá a tendencia ao aumento dos consumos...  :undecided:

Laguna II Break Expression 1.9dci 120cv 11/2003
Fiesta Guia 1.3ie 60cv 10/1993 [IMG]http://img223

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #5 em: 18 de Setembro de 2010, 00:09 am »
Se for feita com cabeça, apenas o que poderiam fazer era tornar a curva do binario mais linear, ou seja teres mais binario disponivel mais cedo e ir subindo progressivamente, em vez de como deve estar agora. Isso melhora em consumos, pois o motor nao necessita de fazer tanto esforço para se mover, so que em vez de ser tipo "passou uma rotação dispara", passa a ser progressivo, vai subindo...

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #6 em: 18 de Setembro de 2010, 00:10 am »
Se for feita com cabeça, apenas o que poderiam fazer era tornar a curva do binario mais linear, ou seja teres mais binario disponivel mais cedo e ir subindo progressivamente, em vez de como deve estar agora. Isso melhora em consumos, pois o motor nao necessita de fazer tanto esforço para se mover, so que em vez de ser tipo "passou uma rotação dispara", passa a ser progressivo, vai subindo...

Exacto, e duvido que te vá aumentar os consumos  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline carlosbat

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Mensagens: 35
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #7 em: 20 de Setembro de 2010, 08:17 am »
Ora viva,

Tenho que ir ver em concreto o que me será proposto em termos de repro  :undecided:

Para fazer a repro, aqui na margem sul ou mais perto possível, onde me aconselham?
Laguna II Break Expression 1.9dci 120cv 11/2003
Fiesta Guia 1.3ie 60cv 10/1993 [IMG]http://img223

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5674
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #8 em: 20 de Setembro de 2010, 08:24 am »
Eu tenho um filtro K&N de caixa e nao notei nada de especial
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline urui

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1569
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: Filtro do ar de alto rendimento
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2010, 00:36 am »
Ora viva,

Tenho que ir ver em concreto o que me será proposto em termos de repro  :undecided:

Para fazer a repro, aqui na margem sul ou mais perto possível, onde me aconselham?
pergunta aí ao Artur que ele domina esse campo por essas bandas. Contactos :grin:
Renault...o disign deixa-as a babar da junta