Autor Tópico: caravana atrelada em grand scenic 2011  (Lida 1221 vezes)

Offline Rui Barreiras

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: leiria
  • Mensagens: 10
caravana atrelada em grand scenic 2011
« em: 11 de Junho de 2018, 08:43 am »
boas.
alguem tem a experiencia de ter puxado uma carvana na grand scenic 1.5 dci 110cv?
quero puxar uma caravana de 1.100kg de peso bruto. no carro está averbado peso rebocavel 1.300kg.
só gostaria de saber se vai em esforço ou se está capaz com muita margem.
obrigado .

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: caravana atrelada em grand scenic 2011
« Responder #1 em: 11 de Junho de 2018, 08:51 am »
Pois, na  minha opiniao, esse pequeno motor já faz "milagres" em puxar uma Grande Scenic.
Se lhe acrescentares uma caravana, nao sei não...
O que sofrerá mais será a embraiagem, antes de tudo o resto.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: caravana atrelada em grand scenic 2011
« Responder #2 em: 11 de Junho de 2018, 14:31 pm »
Eu tenho um clio 1.2 16V de 75cv. O peso rebocavel é de 1100kg, e já tenho feito cargas perto desses valores se não mais  :laugh: e a experiência que tenho é que não se nega. É verdade que nas subidas, temos que mudar de mudança mais vezes do que vazio, e em algumas subidas lá tem que se por a 1ª, mas sobe nas calmas.
Evidentemente que a embraiagem é que sofre, mas com calma e sem pressas e com uma boa gestão de caixa, não há problemas.
Só para exemplo, a subida do túnel do grilo no ic17, ou a subida do ic 16, e até em subidas mais íngremes.

O clio tem 75 cv, esse com 110cv tem melhores prestações e tudo, por isso não há que ter medo. É pensar que se vai carregado e  reduzir enquanto ainda há rotação e velocidade suficiente para não deixar o motor morrer. É que arrancar em subida é mais difícil, por isso é manter ao máximo o motor no regime de maior binário e ir reduzindo à medida das necessidades nas subidas.