Autor Tópico: Aquisição Megane 1.5dci  (Lida 4495 vezes)

Offline Elvis_King

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 11
  • Garagem : Mercedes Classe E 220Cdi de 2000 + Jazz 2006
Aquisição Megane 1.5dci
« em: 31 de Agosto de 2020, 10:11 am »
Bom dia

Ca em casa ja temos duas viaturas, antigas, nomeadamente uma MErcedes Classe E , a Gasoleo , do ano 2000 e ainda um Honda Jazz de 2006 , a Gasolina

Ambas as viaturas são bastante fiaveis

Estamos a precisar de uma terceira viatura, e equacionamos um Renault Megane III , 1.5DCI , cerca ano 2011

Contudo, gostaria da vossa opinião, uma vez que assusta a quantidade de relatos de problemas noss 1.5DCI  com Filtro Particulas, Bielas, Injectores, mensagens no tablir de "perigo de gripagem de motor"

Isto é mesmo assim, ou sao casos pontuais ?

Outro detalhe em que tenho reparado , é que grande parte dos Meganes III 1.5DCI à venda no olx, têm cerca de 190.000Kms ... Ha alguma manutenção cara aos 200.000 , ou sera coincidencia ?

Obrigado

Offline ChiccoFatella

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alem do Tejo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Charuto 1.2i
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #1 em: 31 de Agosto de 2020, 11:00 am »




Outro detalhe em que tenho reparado , é que grande parte dos Meganes III 1.5DCI à venda no olx, têm cerca de 190.000Kms ... Ha alguma manutenção cara aos 200.000 , ou sera coincidencia ?

Obrigado
Podes ver na Carnext (usados devolvidos da Leaseplan) ha la unidades com menos de 100mil Km e com 3 anos de garantia

Offline Elvis_King

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 11
  • Garagem : Mercedes Classe E 220Cdi de 2000 + Jazz 2006
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #2 em: 31 de Agosto de 2020, 16:44 pm »
Estive agora a ver o site da carnext.

Sao de facto muito recente, mas estao alem do que posso investir

A minha intençao é não ultrapassar os 7000€ para um carro estilo Renault Megane ou Peugeot 308, cerca do ano 2012

Se pudesse investir os 13.000 dos meganes mais baratos da Carnext, sem sombra de duvidas que não ia para um Megane, ia antes para um mercedes classe A ou B, cerca do ano 2012

Entre Renault Megane ou Peugeot 308, cerca do ano 2012, Diesel , quais os pros e contras ?

Obrigado

Offline Elvis_King

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 11
  • Garagem : Mercedes Classe E 220Cdi de 2000 + Jazz 2006
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #3 em: 01 de Setembro de 2020, 16:14 pm »
Bom dia

Ca em casa ja temos duas viaturas, antigas, nomeadamente uma MErcedes Classe E , a Gasoleo , do ano 2000 e ainda um Honda Jazz de 2006 , a Gasolina

Ambas as viaturas são bastante fiaveis

Estamos a precisar de uma terceira viatura, e equacionamos um Renault Megane III , 1.5DCI , cerca ano 2011

Contudo, gostaria da vossa opinião, uma vez que assusta a quantidade de relatos de problemas noss 1.5DCI com Filtro Particulas, Bielas, Injectores, mensagens no tablir de "perigo de gripagem de motor"

Isto é mesmo assim, ou sao casos pontuais ?

Outro detalhe em que tenho reparado , é que grande parte dos Meganes III 1.5DCI à venda no olx, têm cerca de 190.000Kms ... Ha alguma manutenção cara aos 200.000 , ou sera coincidencia ?

Obrigado

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #4 em: 03 de Setembro de 2020, 11:30 am »
Estive a ler agora este tópico, e é bastante assustador

Tenho uma carrinha Mercedes classe e do ano 2000 e um Honda jazz de 2006, e estou habituado a outro nível de fiabilidade

A razão pela qual ando aqui é porque estou a pensar adquirir uma Megane 3 usada , cerca do ano 2012 , com uns 150.000 kms, mas se calhar vou.me meter em problemas ...

Boas máquinas aí tens.
Então o Honda Jazz, dizem que é super fiável.

Não creio que seja assim tão assustador como referes.
É tudo uma questão de sorte; eu não tive nenhuma com o sistema hidráulico da embraiagem :(
Os motores 1.5 DCI têm mais que provas dadas, equipando inclusive a marca Mercedes, portanto não é à toa que os alemães recorreram a este motor.
Só que os automóveis não é só motor, e nesse campo, os franceses (ainda) não têm a mesma qualidade que os alemães.

Nos diesel mais recentes, os que vêm equipados com o tão falado e problemático FAP (filtro de partículas), a Renault dá 15-0 nas demais marcas; isto porque o sistema do FAP (pelo menos nas Megane IV já é assim, na III não tenho a certeza), é mais fiável porque ele faz micro regenerações, ou seja, vai efectuando  regenerações sem estarmos preocupados em ir para a estrada fazer kms e kms para terminar as ditas regenerações.

Gasóleo do bom, e os cuidados mínimos necessários, fazem com que estes motores rolem muitos e muitos kms sem chatices.

Com diz o outro, "80% de quem faz o carro é o condutor".



Offline Elvis_King

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 11
  • Garagem : Mercedes Classe E 220Cdi de 2000 + Jazz 2006
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #5 em: 05 de Setembro de 2020, 15:00 pm »
O problema das capas das bielas / bomba de oleo, ficou resolvido nos 1.5dci a partir de que ano ?

Cada vez estou mais receoso dos meganes III e motores 1.5dci

Por ex anuncio arrepiante, passo a citar tudo o que alegadamente levou ha apenas 1000Kms ... parece uma lista de compras do final do mês no supermercado:

https://www.olx.pt/anuncio/renault-megane-1-5-dci-IDFLtAP.html?requestFromAd=1&track%5Bmessage_sent%5D=1&id_at=1666284344

passo a citar:

Descrição
Renault Mégane 1.5 Dci de 90 cavalos
Carrinha com 163.000 Kms
Ar Condicionado
Cruise Control e Limitador Velocidade
Inspecção válida até Janeiro/2021 sem anotações
Aos 162.500 Kms levou seguinte revisão:
Kit Distribuição
Bronzes
Junta Carter
Oléo e Filtros
Travões
Alternador
Compressor Ar Condicionado
Carregamento Ar Condicionado
Electroválvula
Tenho todos documentos e peças a comprovar

Offline Elvis_King

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 11
  • Garagem : Mercedes Classe E 220Cdi de 2000 + Jazz 2006
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #6 em: 05 de Setembro de 2020, 15:03 pm »
Boa tarde, estou a equacionar adquirir uma megane III +/- ano 2011 , mas cada vez estou mais receoso dos meganes III e motores 1.5dci

O problema das capas das bielas / bomba de oleo, ficou resolvido nos 1.5dci a partir de que ano ?

Por ex anuncio arrepiante, passo a citar tudo o que alegadamente levou ha apenas 1000Kms ... parece uma lista de compras do final do mês no supermercado:

https://www.olx.pt/anuncio/renault-megane-1-5-dci-IDFLtAP.html?requestFromAd=1&track%5Bmessage_sent%5D=1&id_at=1666284344

passo a citar:

Descrição
Renault Mégane 1.5 Dci de 90 cavalos
Carrinha com 163.000 Kms
Ar Condicionado
Cruise Control e Limitador Velocidade
Inspecção válida até Janeiro/2021 sem anotações
Aos 162.500 Kms levou seguinte revisão:
Kit Distribuição
Bronzes
Junta Carter
Oléo e Filtros
Travões
Alternador
Compressor Ar Condicionado
Carregamento Ar Condicionado
Electroválvula
Tenho todos documentos e peças a comprovar

Offline Elvis_King

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 11
  • Garagem : Mercedes Classe E 220Cdi de 2000 + Jazz 2006
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #7 em: 05 de Setembro de 2020, 15:13 pm »
Boas máquinas aí tens.
Então o Honda Jazz, dizem que é super fiável.

Não creio que seja assim tão assustador como referes.
É tudo uma questão de sorte; eu não tive nenhuma com o sistema hidráulico da embraiagem :(
Os motores 1.5 DCI têm mais que provas dadas, equipando inclusive a marca Mercedes, portanto não é à toa que os alemães recorreram a este motor.
Só que os automóveis não é só motor, e nesse campo, os franceses (ainda) não têm a mesma qualidade que os alemães.

Nos diesel mais recentes, os que vêm equipados com o tão falado e problemático FAP (filtro de partículas), a Renault dá 15-0 nas demais marcas; isto porque o sistema do FAP (pelo menos nas Megane IV já é assim, na III não tenho a certeza), é mais fiável porque ele faz micro regenerações, ou seja, vai efectuando  regenerações sem estarmos preocupados em ir para a estrada fazer kms e kms para terminar as ditas regenerações.

Gasóleo do bom, e os cuidados mínimos necessários, fazem com que estes motores rolem muitos e muitos kms sem chatices.

Com diz o outro, "80% de quem faz o carro é o condutor".

Obrigado pela sua explicação

Continuo a equacionar adquirir uma megane III +/- ano 2011 , mas cada vez estou mais receoso dos meganes III e motores 1.5dci

Sabem se problema das capas das bielas / bomba de oleo, ficou resolvido nos 1.5dci a partir de que ano ? Ja lia lgures que 2011...



Partilho ainda este anuncio arrepiante, passo a citar :
Lista de tudo o que alegadamente levou ha apenas 1000Kms ... parece uma lista de compras do final do mês no supermercado:

https://www.olx.pt/anuncio/renault-megane-1-5-dci-IDFLtAP.html?requestFromAd=1&track%5Bmessage_sent%5D=1&id_at=1666284344

passo a citar:

Descrição
Renault Mégane 1.5 Dci de 90 cavalos
Carrinha com 163.000 Kms
Ar Condicionado
Cruise Control e Limitador Velocidade
Inspecção válida até Janeiro/2021 sem anotações
Aos 162.500 Kms levou seguinte revisão:
Kit Distribuição
Bronzes
Junta Carter
Oléo e Filtros
Travões
Alternador
Compressor Ar Condicionado
Carregamento Ar Condicionado
Electroválvula
Tenho todos documentos e peças a comprovar


Porque sera que uma viatura relativamente recente, precisa de tanta coisa ????

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5673
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #8 em: 05 de Setembro de 2020, 20:20 pm »
o meu dci 85 tem 300 mil kms e nunca levou bronzes, e está com um trabalhar parece um relogio!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2020, 20:21 pm por Pedrob »
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #9 em: 05 de Setembro de 2020, 21:59 pm »
Obrigado pela sua explicação

Continuo a equacionar adquirir uma megane III +/- ano 2011 , mas cada vez estou mais receoso dos meganes III e motores 1.5dci

Sabem se problema das capas das bielas / bomba de oleo, ficou resolvido nos 1.5dci a partir de que ano ? Ja lia lgures que 2011...



Partilho ainda este anuncio arrepiante, passo a citar :
Lista de tudo o que alegadamente levou ha apenas 1000Kms ... parece uma lista de compras do final do mês no supermercado:

https://www.olx.pt/anuncio/renault-megane-1-5-dci-IDFLtAP.html?requestFromAd=1&track%5Bmessage_sent%5D=1&id_at=1666284344

passo a citar:

Descrição
Renault Mégane 1.5 Dci de 90 cavalos
Carrinha com 163.000 Kms
Ar Condicionado
Cruise Control e Limitador Velocidade
Inspecção válida até Janeiro/2021 sem anotações
Aos 162.500 Kms levou seguinte revisão:
Kit Distribuição
Bronzes
Junta Carter
Oléo e Filtros
Travões
Alternador
Compressor Ar Condicionado
Carregamento Ar Condicionado
Electroválvula
Tenho todos documentos e peças a comprovar


Porque sera que uma viatura relativamente recente, precisa de tanta coisa ????

Boas,

Aparentemente fez a revisão da substituição da correia de distribuição, a qual é sempre cara. Aí ficas logo a ganhar.
Bronzes pode ter substituido por precaução.
Junta do Carter?? Teria alguma fuga...
Alternador??!!
Compressor de ar condicionado. Na certa estava ko.

Ter levado todo esse material, não é necessariamente mau.
Significa que todos esses componentes são novos, o que é uma vantagem para quem compra.

Eu tive uma CLIO Break com esse motor, e garanto que foi 5 estrelas.
Vendi com 100 mil e nunca tive um problema.
Diz quem sabe que este motor DCI (90 cv) é o mais equilibrado dos DCI.








Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #10 em: 05 de Setembro de 2020, 22:52 pm »
Quando tive a minha Megane aquando da mudança da distribuição falou me que era conveniente mudar as capas das bielas por prevenção e como também não queria dormir mal por 40 euros lá as mudei e saíram absolutamente novas sem marca nenhuma paguei mais um pouco mas olha fiquei descansado... Nesse material todo só o compressor não é relativo a uma dita revisão junta do carter distribuição óleo filtros e travões é uma revisão grande mas normal para a kilometragem é absolutamente normal.

Offline Elvis_King

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 11
  • Garagem : Mercedes Classe E 220Cdi de 2000 + Jazz 2006
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #11 em: 06 de Setembro de 2020, 00:48 am »
Obrigado pela explicação


Offline Elvis_King

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
  • Mensagens: 11
  • Garagem : Mercedes Classe E 220Cdi de 2000 + Jazz 2006
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #12 em: 06 de Setembro de 2020, 00:50 am »
Obrigado pela explicação

Será seguro comprar um megane com perto de 200.000kms , que é a quilometragem tipica da maioria dos que estao no olx para o ano 2011 +/- ?

Offline 2fst4u

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Rebordosa
  • Mensagens: 50
  • Garagem : Megane III SportTourer Dynamique S
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #13 em: 06 de Setembro de 2020, 13:36 pm »
Tenho uma de 2010 com o motor de 110cv.
Comprei com 100000km, tem neste momento 195000km, aos 160000km troquei o kit de distribuição e por descargo de consciência troquei os bronzes também.
Não estavam maus, mas já se notava algum desgaste.
Pela minha experiência com os 1.5 dci, só posso falar bem, tive 3 e nunca me deixaram ficar mal.

Essa carrinha do anúncio, é uma versão muito básica, e o motor de 90cv é lento.

Se queres mesmo uma megane 3, procura o motor de 110cv e com o máximo de extras possível.
Tenta sempre saber do historial de manutenção. Se bem mantidos, são um motor como qualquer outro e faz muitos e muitos kms.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk


Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Aquisição Megane 1.5dci
« Responder #14 em: 07 de Setembro de 2020, 17:28 pm »
Obrigado pela explicação

Será seguro comprar um megane com perto de 200.000kms , que é a quilometragem tipica da maioria dos que estao no olx para o ano 2011 +/- ?

Boa tarde,

É uma resposta que ninguém lhe consegue dar com total certeza.
Até os novos são uma incógnita.
Veja o meu caso, um veiculo semi-novo, com 33 mil kms, o qual me tem dado água pela barba no que diz respeito à questão hidráulica da embraiagem.
Os automóveis são máquinas e como tal podem avariar a qualquer momento. Hoje está 5 estrelas, amanhã pode não estar.
A compra mais segura será sempre de alguém que conheça, e que esse alguém seja sério.

Nisto dos automóveis não podemos pensar muito, pois quanto mais escolhemos menos acertamos.
A tal Megane que indicou, a tal que levou uma significativa quantidade de material, pode até ser uma boa aposta.
Se efectivamente a descrição corresponde à realidade, tem ali muita coisa que não dará chatices tão cedo.

Disponha !