Autor Tópico: Ar condicionado  (Lida 742 vezes)

Offline Pontocome

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Megane
Ar condicionado
« em: 25 de Abril de 2024, 01:17 am »
Boa noite, comprei uma Megane 4 de 2018 e verifiquei k o ac não fazia frio. Quando fui carregar disseram que a carrinha estava sem gás.... Carregaram o gás, verificaram k o sistema fez vácuo e saiu a funcionar... Contudo passado duas semanas voltou a não fazer frio, o k me leva a pensar k voltou a perder o gás.. estando o sistema a fazer vácuo o k pudera ser?
Obrigada

Enviado do meu LE2123 através do Tapatalk


Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Re: Ar condicionado
« Responder #1 em: 25 de Abril de 2024, 12:19 pm »
Aconteceu-me o mesmo, não dava indicação de fuga, carregou, passado umas semanas já estava sem gás. É fuga no sistema.

Offline Pontocome

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Megane
Re: Ar condicionado
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2024, 21:51 pm »
Aconteceu-me o mesmo, não dava indicação de fuga, carregou, passado umas semanas já estava sem gás. É fuga no sistema.
Obrigado pela resposta... Eles voltaram a carregar,  usaram o líquido florescente e o carro teve a trabalhar uma hora sem a pressão baixar... Passado dias semana a minha filha que é quem anda com o carro ouviu um som tipo de fuga... E voltou a ficar sem  ac... Chegou a descobrir o k era no seu caso?

Enviado do meu LE2123 através do Tapatalk


Offline R@ven

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Ar condicionado
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2024, 09:49 am »
Mas quando deixou de fazer frio foi confirmado que realmente tinha perdido o gás?! Se ao usarem o liquido fluorescente não detectaram fuga é porque não existe fuga, ou então a fuga poderá ser no condensador que fica por debaixo do tablier e aí é mais complicado de se conseguir visualizar. Vale a pena confirmar o estado dos sensores de temperatura e muito fundamental verificar se a resistência do ventilador não estará queimada ou em fim de vida. tentar perceber se a polie do compressor funciona correctamente pois poderá ficar em aberto o que faz com que o compressor não produza frio ou se a polie ficar presa faz com que o compressor não pare de fazer frio. A melhor forma será de verificar cada coisa por sua vez.

1- Existem erros no diagnostico relacionados com o AC? (limpar erros e verificar se surgem novamente)

2- O sistema perdeu gás? (Se perdeu, tem fuga. Verificar onde e reparar)

3- A polie funciona bem? liga e desliga o compressor? (ao ligar o ac o centro da polie tem de trancar e girar em conjunto com a parte exterior da polie (parte preta) no mesmo sentido que a correia de acessorios gira.
    Se não trancar verificar o estado dos fios que ligam ao compressor e verificar o Sensor de pressão do AC (sensor que ou enrosca no compressor ou num dos tubos do sistema de AC).
    No pior caso, problema na polie do compressor ou compressor danificado (RIP :angel:).

4-O ventilador Funciona em todas as velocidades? (se não funciona ou se funciona de forma inconsistente, verificar os fios que ligam na resistência e trocar a resistência)

5- O sensor de temperatura (Sistema de AC automático) do habitáculo está bom?

6- Confirmar também se todo o sitema e os drenos estão limpos e desobstruidos pois se existir alguma obstrução a humidade pode congelar o sitema e posteriormente não deixa passar o ar frio.

7- Verificar o estado do proprio filtro secador do AC (alguma vez foi trocado?).

Offline R@ven

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Ar condicionado
« Responder #4 em: 11 de Maio de 2024, 10:08 am »
Obrigado pela resposta... Eles voltaram a carregar,  usaram o líquido florescente e o carro teve a trabalhar uma hora sem a pressão baixar... Passado dias semana a minha filha que é quem anda com o carro ouviu um som tipo de fuga... E voltou a ficar sem  ac... Chegou a descobrir o k era no seu caso?

Enviado do meu LE2123 através do Tapatalk


Uma vez que foi utilizado o liquido fluorescente, compre uma lanterninha de luz UV e verifique se existe fuga no sistema, até pode ser uma micro-fuga e demorar alguns dias para perder o gás. o tal liquido fluorescente ainda deverá estar no sistema o que irá permitir verificar a fuga usando uma lanterna de luz UV.

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Re: Ar condicionado
« Responder #5 em: 12 de Maio de 2024, 14:55 pm »
Exato, suspostamente é para isso que serve esse líquido florescente.