Autor Tópico: DIY | Reparação de um alarme PIRANHA Car Alarms  (Lida 3880 vezes)

Offline PedroAzevedo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 39
  • Garagem : Renault Clio I 1.2 RT (1991)
DIY | Reparação de um alarme PIRANHA Car Alarms
« em: 03 de Junho de 2017, 21:22 pm »
Boa noite malta,

A semana passada, conforme relatado aqui no fórum tive um problema com o sistema de alarme que está instalado no meu carro. Um sistema bastante antigo da marca "PIRANHA Car Alarms".

Podem ler o tópico aqui: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21920.msg333698#msg333698

Fiz muita pesquisa sobre o equipamento, sem grande sucesso porque a informação é muito escassa. A marca, ORVEL, deixou de produzir estes alarmes no ano de 2000.
Liguei inclusive para o Reino Unido, para o unico reparador existente da marca (http://www.piranha-alarms.co.uk/) que, apesar da boa vontade não me consegui ajudar muito.

Esta semana, inconformado, voltei a mexericar no alarme e numa das tentativas de accionar o alarme com o comado encostei-o (literalmente) à central. Qual não é o meu espanto quando vejo que o comando acabara de desarmar o alarme.

Presumi imediatamente que o problema estaria não na programação dos comandos, que aparentemente estavam emparelhados com a central, mas sim com o sinal em si.

Comecei pelo mais básico: substituição das pilhas do comando. Já tinha feito isto antes mas poderia ter acontecido que as pilhas estivessem descarregadas por exemplo.
Continou a acontecer o mesmo. Fui a uma loja de chaves/comandos pedir para testar os comandos. Na loja verificaram os dois comandos com um medidor de radiofrequência e verificaram que tanto um como outro estavam a funcionar perfeitamente.

O que eu mais temia era o sintoma: a central não recebia o sinal corretamente.

Lancei mãos à obra:

- Fui a uma loja de chineses comprar um daqueles rádios de bolso (4€) e tirei fora a antena telescópica;
- Adaptei a antena à central do alarme de forma a que todos os componentes continuassem devidamente encaixados, fazendo um pequeno furo (com uma broca fina aquecida) e inserindo a lâmina da antena na caixa de plástico da unidade;
- Liguei o fio branco que estava em mau estado ao terminal da antena usando o parafuso que fazia o mesmo efeito no rádio de bolso;

- Procedi à limpeza de todo o sistema;
- Retirei todos os componentes elétrónicos e meti os plásticos da carcaça na máquina de lavar loiça: ficaram como novos.
- Montei tudo e testei.

- Conclusão: O meu alarme ficou a funcionar perfeitamente e consigo ativá-lo e desátivá-lo na perfeição e com um raio muito consideravel;

Seguem imagens do procedimento e do aspeto final e inicial:

Era assim que estava o alarme inicialmente, como podem ver com muito mau aspeto:
Aquele fio branco era a suposta antena do alarme



Removi o sistema do carro para poder trabalhar mais à vontade na bancada:


Abri, retirei todos os componentes elétrónicos da caixa e fiz limpeza a tudo:


Já com os plásticos lavados e o sistema limpo voltei a montar tudo já com a antena colocada no furinho que fiz.
O fio branco assim ficou por dentro da caixa an invés de estar pendurado por fora como antes.


Voltei a montar a central do devido suporte, limpei o plástico dos conectores com um pano húmido com detergente pois estes estavam muito peganhentos e pejados de óleo:
Possivelmente alguem terá mexido neles com as mãos sujas.


O meu alarme está agora 100% funcional.
Fecho de portas, panic button, imobilizador, sensor de choque e dois comandos RF (de longo alcance  :tongue:)

Sei que poucos tem este sistema de alarme mas é uma ideia que poderão eventualmente adaptar nos vossos sistemas caso surjam situações similares.
Fiquei com um alarme novo (velho) por 4€ e alguma dedicação.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: DIY | Reparação de um alarme PIRANHA Car Alarms
« Responder #1 em: 03 de Junho de 2017, 23:46 pm »
Boa solução  :wink: e bastante simples de fazer

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: DIY | Reparação de um alarme PIRANHA Car Alarms
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2017, 20:59 pm »
Palmas e obrigado pela partilha. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: DIY | Reparação de um alarme PIRANHA Car Alarms
« Responder #3 em: 05 de Junho de 2017, 11:59 am »
muitas muitas palmas... o mais normal é a malta desistir da reparação :) parabens!
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Re: DIY | Reparação de um alarme PIRANHA Car Alarms
« Responder #4 em: 05 de Junho de 2017, 12:15 pm »
Excelente!! Ficou com outro aspecto, obrigado pela partilha


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: DIY | Reparação de um alarme PIRANHA Car Alarms
« Responder #5 em: 05 de Junho de 2017, 21:42 pm »
Muito bom! Parabéns pela dedicação!  :smiley:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline jmtl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lx
  • Mensagens: 6
  • Garagem : Safrane
Re: DIY | Reparação de um alarme PIRANHA Car Alarms
« Responder #6 em: 05 de Agosto de 2017, 09:08 am »
Muito bom, qualquer teria anulado o sistema e montado um outro alarme aftermarket em paralelo

Enviado do meu SM-C7000 através de Tapatalk